Mundo Video une forças com Gab Ferreira em “A Hora das Revelações”

 Mundo Video une forças com Gab Ferreira em “A Hora das Revelações”

Mundo Video lança segundo EP “A Hora das Revelações”. – Foto Por: Karina Yamane

A Hora das Revelações é o primeiro EP do Mundo Video lançado pela Balaclava Records

Quando o duo Mundo Video lançou seu EP de estreia pela Seloki Records até mesmo utilizamos o termo bater no liquidificador referências da cultura pop para tentar definir a sonoridade ao mesmo tempo que distópica super interessante da experimentação sonora proposta pelo projeto.

Formado por Gael Sonkin (Ovo ou Bicho) e Vitor Terra, os cariocas não colocam limites para as experimentações sonoras. Muitas vezes abstratas e com um bom toque de dadaísmo. Passando por uma gama de referências que vão do hyper pop, passando pelo do indie, metal, samples de vídeo games, reggae, cinema, séries e muito mais com o intuito de materializar sua música como um conceito aberto a novas possibilidades e linguagens sem se prender a qualquer corrente ou tendência.

A proposta central, ao mesmo tempo que simples, é complexa: criar canções desprendidas de regras e amarras, tudo isso com estética de produção caseira e independente, como eles mesmo frisam.

A Hora das Revelações

Pouco mais de ano depois do primeiro EP, agora em parceria com a Balaclava Records, eles apresentam o segundo, A Hora das Revelações. Hoje em dia eles catalogam o som como pop lo-fi, mas continuam a explorar referências da cultura pop, passando por temáticas televisivas; filmes, reality shows e videogames. Entre No campo das influências musicais do novo trabalho estão o Crystal Castles e o Júpiter Maçã, uma gama extensa de um contexto de quem cresceu assistindo MTV.

Desta vez o material nasceu da parceria com outra cantora que também integra o casting da Balaclava que colabora em todas as faixas do novo disquinho.

“O EP nasceu a partir da vontade mútua da banda e da Gab Ferreira em colaborarem num projeto maior”, conta Vitor que assina a produção

Sobre a produção, Gael comenta: “Criamos alguns dos beats já pensando na voz da Gab, antes mesmo do convite para ela participar”.


Mundo Video - A Hora das Revelações - Foto Por Karina Yamane
Mundo Video lança segundo EP “A Hora das Revelações”. – Foto Por: Karina Yamane

Entrevista: Mundo Vídeo

Acompanho o trabalho do Gael desde os tempos do Ovo ou Bicho e noto que sempre existe um trabalho de pesquisa muito forte em colagens, e de nunca querer repetir fórmulas, como tem sido o desafio a cada nova produção para vocês?

Mundo Video: “Produzimos coisas novas e diversas quase que diariamente e até agora não colocamos em prática o exercício de filtrar as músicas que entram no projeto. Por conta disso, temos que focar nossas energias em cada faixa separadamente, pois elas acabam possuindo elementos e intenções completamente distintas. Para futuros projetos temos vontade de testar (talvez) fazer discos mais concisos, com uma produção homogênea.”

O espírito colaborativo também faz bastante parte do processo, mesmo vocês sendo um duo, sempre tem outros artistas no radar, como no disco tiveram Bruno Berle, JANINE e a própria Gab Ferreira nos feats. Como é para vocês esse processo de escolha das pessoas e de quais ritmos vão explorar?

Mundo Video: “O processo de escolha acontece naturalmente, pois ele é sempre guiado pela estética de cada música e dificilmente gastamos muito tempo debatendo sobre quem chamar para participar. Geralmente os escolhidos são pessoas próximas e que admiramos musicalmente. Nesse EP fugimos um pouco do nosso processo usual e produzimos já com a participação da Gab em mente.”

O jeito de vocês fazerem pop é um tanto quanto peculiar, tendo momentos de fácil assimilação e outros de completa estranheza. Podendo descrever o som de vocês como uma espécie de anarquia organizada… o que vocês acham disso?

Mundo Video: “Tendo em vista tudo o que a gente fez até agora, concordamos. Porém, pro futuro estamos abertos a realizar tanto o caos completo quanto a ultra organização. Achamos que essa percepção de anarquia organizada acontece por conta da veia prog que costuma estar presente nas nossas músicas.”

Esse novo EP foi pensado coletivamente com a Gab Ferreira… como foi esse processo para vocês? E qual a música favorita de cada um de vocês presente neste material?

Mundo Video: “Produzimos e arranjamos tudo em casa no computador e todas as composições foram feitas com a intenção de se adequar ao estilo e voz da Gab. No processo de gravação das vozes, depois de ter produzido todas as faixas por completo, nós três finalmente nos juntamos e debatemos letras, métricas e melodias. No momento a nossa favorita é ‘’ FESTA NO ALÉM! ‘’ e a da Gab é ‘’ SOZINHOS : O Desafio ‘’”

Aliás, qual artista ou banda, que hoje parece impossível, que gostariam de fazer um projeto em conjunto e por quê?

Mundo Video: “Justin Bieber, por que seria um atestado de que deu tudo certo e nós não estamos loucos.”

A cultura pop, seja dos filmes, dos reality shows e dos videogames, acabam entrando no EP. Dito isso, quais seriam os easter eggs que esconderam nessa nova presepada?

Mundo Video: “A maioria dos easter eggs estão tão escondidos que nem a gente consegue lembrar direito. Os mais explícitos estão presentes na música ‘’SOZINHOS: O Desafio‘ , que tem a letra baseada no reality de sobrevivência ‘’ Sozinho””’ da Netflix, junto a um sample de synth do Lulu Santos.”

Ficha Técnica A Hora das Revelações

Vocais: Gael Sonkin e Gab Ferreira
Samples, synths, guitarra e baixo: Gael Sonkin e Vitor Terra
Composições: Gael Sonkin

error: O conteúdo está protegido!!