Nacional

Malu Maria e Dustan Gallas (Cidadão Instigado) revelam com exclusividade os bastidores de “Nave Pássaro”

No dia 15/03 foi lançado o disco Nave Pássaro, produzido pela cantora e compositora Malu Maria em parceria com o músico, multi instrumentista e produtor cearense Dustan Gallas (Cidadão Instigado). O terceiro disco da cantora natural de Ilhabela (SP) conta com 9 faixas com referências da música eletrônica, da MPB, do rock e de outros estilos.

“Nave Pássaro surgiu de sonhos meus, por detrás desse álbum existe um campo onírico muito fértil. Quando comecei a elaborar melhor as ideias para transformar tudo isso em música, me recordei de conversas que tive com

Dustan sobre vida, arte, música e soube que ele teria o complemento perfeito para o que eu estava desejando. E deu muito certo! Dustan captou de modo muito orgânico o que eu estava querendo e juntos fomos produzindo esse trabalho faixa a faixa”, conta Malu Maria sobre Nave Pássaro

A respeito do momento do terceiro disco autoral, a artista revela.

“Eu sinto que esse trabalho tirou da gaveta muitas interpretações minhas e de Dustan sobre métodos de produção e experimentalismo, num diálogo direto com as letras, que misturam vida real, sonhos e desejos. É um trabalho que tem uma identidade muito própria e que eu espero que voe alto, como o pássaro que me apareceu num sonho e foi, de alguma maneira, o ponto de partida disso tudo aqui.”


Malu Maria lança seu terceiro disco de estúdio, Nave Pássaro, com produção de Dustan Gallas (Cidadão Instigado) – Foto Por: Sillas H (@sillas.h)

Malu Maria Nave Pássaro

Com exclusividade, Malu Maria e Dustan Gallas trazem um pouco mais dos bastidores por trás de Nave Pássaro.

Quem assume o comando a partir daqui são os artistas.

Malu Maria

Processo de composição das letras

“Cada música veio recheada de história

Por exemplo, a música “NAVE” surgiu a partir de um sonho que fui abduzida, confesso que o sonho está muito além do que conto na música, mas a música veio como uma espécie de homenagem aquele sonho tão especial, onde os ETs me convidavam a subir na “NAVE” deles. Inclusive foi a partir desse sonho que decidi gravar esse disco!

Todas as letras foram feitas junto com suas respectivas melodias, pois, eu dificilmente consigo criar uma música, que venha a letra antes ou depois da melodia. Eu costumo escrever poesias desde pequena e desde cedo já notava intuitivamente que algumas letras eram apenas letras enquanto outras já nasciam músicas.

Dustan arranjou todas elas, dando novas dimensões, cores, texturas e cenários as canções que outrora foram mostradas a ele, de forma bem simples através de minha voz e um violão. Tenho várias histórias interessantes sobre a letra de cada canção, e pretendo gravar um diário no meu Instagram contando as mais
legais!

Mas a ideia central do disco era justamente valorizar e trazer à luz o mundo da imaginação, dos sonhos, da ludicidade e por que não aguçar a curiosidade dos ouvintes sobre a existência de outros mundos para além do nosso. (Claro que sem perder de vista os pés no chão e a importância da Terra pra gente)”

Fase de criação de arranjos e escolhas estéticas

“No início antes das coisas começarem a tomar vida própria tínhamos planos, referências e muita vontade de colocar num liquidificador: Clube da Esquina, Björk, Kraftwerk, Laurie Anderson, Dream Pop, Rita Lee, Djavan, Marina Lima, Gal Costa, New Order, Depeche Mode, Michael Jackson, David Bowie, Novos Baianos.. (risos) e sucessos dos anos 80…

Mas algumas músicas parecem que já vem predestinadas e nada como produzí-las com ouvidos atentos para entender o caminho que a própria música quer pertencer. Para a nossa surpresa algumas pediam arranjos delicados de piano, outros violinos, e uma delas inclusive até canto de pássaros, que foi o caso da música “Pássaro”, que Dustan Gallas orquestrou o canto do UIRAPURU junto com outros pássaros e sons da natureza, sugerindo caminhos mais meditativos que se contrastavam às batidas e aos ritmos de pista.”

Qual a música favorita de cada um e o porquê?

“A minha música preferida é “Pássaro”, porque ela é muito genuína, tem a assinatura e a presença super forte dos dois tanto minha quanto do Dustan, aliás eu amo a introdução e toda a história instrumental delas, e é uma música que não está preocupada em caber dentro dos padrões e por isso liberta.”

Dustan Gallas

Fase de criação de arranjos e escolhas estéticas

“Pra mim foi ouvir muito as canções e esperar o passarinho sobrevoar em círculos a cabeça e um caminho aparece meio que obedecendo à história que a canção conta. O mundo de possibilidades que a liberdade de como contar as histórias das músicas é livre e labirinto ao mesmo tempo… se escolhe entrar no labirinto de cores e procura a luz da saída em umas e em outras é só vestir a roupa mais bonita e pincelar as cores. Parece muito subjetiva a explicação, mas é exatamente isso (risos).

Temas trabalhados nas letras

“Observação do mundo e da vida como parte deles… e não o mundo como meramente um cenário… se eu fosse tentar analisar (risos)”

Destaques de colaboração entre Malu e Dustan no processo de concepção deste trabalho

“Troca… é o conceito mais próprio acho. Voar junto parece que quando um bate a asa o ar descolado ajuda no voo de quem tá voando na mesma direção.”

Qual a música favorita de cada um e o porquê?

“A mais especial pra mim é “pássaro”.
A mais bonita é “no olho do dragão”.
A mais chocrível é “luz lilás” ✨”

Ouça Nave Pássaro


This post was published on 22 de abril de 2024 10:00 am

Rafael Chioccarello

Editor-Chefe e Fundador do Hits Perdidos.

Posts Recentes

Canções inéditas da peça “Avenida Paulista, da Consolação ao Paraíso” viram álbum de vanguarda

Com produção musical de Maria Beraldo, e lançamento pelo selo RISCO, o disco com as…

18 de abril de 2025

Tindersticks faz show impecável em São Paulo e afaga os fãs brasileiros, 30 anos depois

Na estreia da produtora de shows Latina Shows, a banda britânica Tindersticks fez uma apresentação…

17 de abril de 2025

Romaria Discos e Amigues do Vinil apostam no mercado de discos de vinil no Brasil

A paixão por colecionar vinis virou negócio para o carioca Nicholas Lopes (30), fundador da…

17 de abril de 2025

perdido homenageia seu grande amigo em videoclipe para “cachorro pequeno”

"cachorro pequeno" ganha videoclipe produzido pelo próprio perdido No fim de março, Marcelo Perdido, que…

16 de abril de 2025

Terno Rei amadurece e mira em canções no 5° álbum “Nenhuma Estrela”

O Terno Rei tem uma das trajetórias mais heroicas do independente brasileiro. Formado em 2010,…

15 de abril de 2025

Os Melhores Clipes Independentes | Março (2025)

Confira os melhores clipes independentes | Março (2025) em seleção especial feita pelo Hits Perdidos!…

14 de abril de 2025

This website uses cookies.