O Atlântico Negro (Capítulo 5): Amy Winehouse e o The Specials

 O Atlântico Negro (Capítulo 5): Amy Winehouse e o The Specials

Amy Winehouse e Terry Hall, em Londres, no Q Awards realizado no the Grosvenor House Hotel, em Outubro de 2009. – Foto Por: Dave Hogan/Getty Images

O Atlântico Negro (Capítulo 5): Amy Winehouse e o The Specials

Atlântico negro é uma série de edições em imagem e vídeo onde DJ Will da Leste conto de maneira livre a relação entre musicalidades africanas e afro diaspóricas e o mundo pop ou underground.

Neste quinto capítulo demonstro a influência da cultura musical diaspórica jamaicana e da moda em Amy Winehouse.

No dia 18 de dezembro de 2022 faleceu Terry Hall integrante do grupo britânico de Ska os The Specials, isso fez-me lembrar de outra artista: Amy Winehouse, falecida em 2011.


foto 1 amy e terry - O Atlântico Negro (Capítulo 5) Amy Winehouse e o The Specials
Amy Winehouse e Terry Hall, em Londres, durante a premiação Q Awards realizado no the Grosvenor House Hotel, em Outubro de 2009. – Foto Por: Dave Hogan/Getty Images

Terry Hall foi membro fundador e vocalista de uma das principais bandas de ska da diáspora os The Specials responsáveis por impulsionarem o fenômeno da Two Tone (nome também da gravadora) que envolvia pesquisa de sonoridades jamaicana, gravação de bandas e realização de festas.



A Two Tone foi um movimento sócio musical que unia brancos, negros e demais minorias através de campanhas anti racistas exaltando o multiculturalismo em flyers, bandeiras, botons, camisetas numa época que a extrema direita inglesa crescia.



A influência do The Specials em Amy ocorreu em dois sentidos. O primeiro musical em 2008 ela lançou o EP “Amy Winehouse Ska EP” onde fez versões de artistas como Toots & Maytals (música Monke Man), Skatalites (música You´re Wondering Now) e do próprio The Specials “Hey Little Rich Girl” só segundo álbum da banda “More Specials” (1980).


foto 2 amy - O Atlântico Negro (Capítulo 5) Amy Winehouse e o The Specials
Amy Winehouse de Fred Perry.

A outra influência foi a moda. No caso o uso da marca de roupas e tênis “Fred Perry”.


foto 3 terry hall - O Atlântico Negro (Capítulo 5) Amy Winehouse e o The Specials
Foto rara de Terry Hall, registrada em Los Angeles, durante a primeira turnê realizada com o The Specials nos Estados Unidos nos anos 80.

De uso comum entre aficionados pela Two Tone e outras “subculturas” inglesas, sobretudo, aquelas que possuíam relação com a musicalidade afro diaspórica: Northern Soul, Ska, Reggae, Punk Rock, etc.



Ainda vivos Terry e Amy performaram juntos unindo Ska e Soul Music. Amy fez uso da musicalidade da Soul Music elevando-a à novo patamar e contribuiu ao mundo pop popularizando sonoridades como do Ska político dos The Specials.

error: O conteúdo está protegido!!