Com exclusividade Rita Oliva (Papisa) revela o que as cartas de Tarot têm a dizer sobre “Tanto” do Tagua Tagua
O músico Felipe Puperi lançou no dia 03/03 seu segundo álbum estúdio sob o codinome de Tagua Tagua, Tanto. O material teve sua faixa título revelada em primeira mão aqui no Hits Perdidos ainda em dezembro com direito a um lyric video desenvolvido por João Lauro Fonte, este que já contribuiu no material gráfico do debut do gaúcho.
“Eu queria algo minimalista dessa vez, algo que fosse curioso, misterioso, mas ao mesmo tempo trouxesse alguma sensualidade. Imaginei que isso ia ajudar a dar o tom do disco e, depois de algumas ideias, chegamos nessa arte bem subjetiva que meio que faz uma conexão com as artes anteriores dos singles e traz esses elementos que mencionei. O projeto gráfico do vinil ficou bem bonito, com um universo gráfico bem rico. Ficamos felizes com o resultado”, conta o artista
O sucessor de Inteiro Metade (Natura Musical/Costa Futuro), lançado em 2020, foi capitaneado pelo selo estadounidense Wonderwheel Recordings. Além do single antes do lançamento foram revelados os singles “Colors” e “Pra Trás”. Neles o músico gaúcho já revelava a aproximação com sonoridades como o R&B, dream pop, indie rock e o Neo Soul, além claro, das pitadas psicodélicas já presentes no disco de estreia.
“O álbum fala por si, o estilo dominante acredito ser o neo soul, mas tem um pouco de RnB, dream pop e indie rock. Acredito que o fato de tudo ser cantado em português ajuda a quebrar os ritmos e deixar as coisas mais fluidas e soltas dentro desses estilos”, comenta Felipe.
A narrativa é embalada pelo fio condutor de uma paixão, como ele mesmo revela: “É sobre se apaixonar por se apaixonar. Uma mistura de diferentes sensações e sentimentos. Gosto de pensar que você flutua pelas letras e pode imaginar esses muitos encontros e como eles mudam as coisas todas”.
O processo de gravação foi bastante orgânico, ele revela que registrou uma parte do álbum em casa, mas uma parte significativa foi gravada durante uma imersão de alguns dias nas montanhas, em São Francisco Xavier, no interior de São Paulo, perto de Minas Gerais.
“Foi uma criação bem solitária, como costuma ser o meu processo. Fico bastante tempo pirando nas ideias e instrumentos até me conectar com as músicas de fato e entender que elas são um conjunto e que fazem sentido juntas. A partir disso, chamei músicos amigos que tocam comigo e fomos pro meio do mato ficar alguns dias gravando coisas e lapidando essas ideias. É um processo que gosto bastante e acho que funcionou bem nesse caso”, revela Puperi
Para começar, dia 28 de Abril, o projeto se apresenta no Estelita, em Recife (PE), e dia 29 segue para João Pessoa (PB), na Vila do Porto. Em Maio, a jornada se intensifica com Goiânia (GO), no Shiva e Brasília (DF), no Infinu, dias 05 e 06, respectivamente. Depois, os shows chegam no sudeste começando pelo Rio de Janeiro (RJ), dia 13, no Galpão Ladeira, São Paulo (SP), dia 19, na Casa Natura e fecha o mês, em Belo Horizonte (MG), dia 26, na Autêntica. Já em Junho, o projeto vai para Porto Alegre (RS), dia 02, no Agulha, dia 03, em Florianópolis (SC) e fecha dia 10, no Arnica, em Curitiba (PR).
Convidamos Rita Oliva, que tem o projeto musical Papisa, para descrever as diferentes fases do amor, de acordo com cada música, a partir de cartas do Tarot, o resultado além de único é interessantíssimo e nos ajuda a conhecer mais sobre o universo místico das cartas.
Rita Oliva é cantora, compositora e produtora que integrou as bandas Cabana Café e Parati até lançar seu trabalho solo com o EP Papisa (PWR Records, 2016), seguido pelo single “Pressão” (Freak, 2017), o disco Fenda (2019) – (leia mais sobre o processo clicando aqui) e o seu irmão Remixes da Fenda (2020).
Seu som flerta com rock alternativo, indie rock e dream pop sem deixar de ser brasileiro, e é em grande parte produzido por PAPISA em seu estúdio caseiro. Buscando inspiração na espiritualidade, na energia feminina e na criação de pontes entre o visível e o invisível, os shows têm um caráter ritualístico e sensorial.
Rita Oliva também comanda uma newsletter sazona onde conta mais sobre seus processos, carreira artística e Tarot.
Você pode se inscrever e acompanhar os desdobramentos clicando aqui.
Quem assume o comando a partir daqui é ela.
Fiz esse faixa a faixa especial usando o Tarot, escolhendo as cartas de forma intuitiva, enquanto ouvia as canções e observava as letras.
De maneira geral, sinto que o disco aborda emoções e sentimentos de forma pessoal e vulnerável, e por isso evoca todo o naipe de copas dos arcanos menores. Para ilustrar estados internos e situações específicas descritas por cada música, mesclei arcanos maiores e menores de todos os naipes.
Tanto a música quanto o Tarot são portais para explorar a subjetividade, então existem muitas interpretações possíveis ao conectar as duas artes. Esta foi a que surgiu para mim neste momento:
Temperança + Quatro de Espadas
O disco começa embalado por um arranjo de cordas e uma levada suingada de guitarra e baixo, e isso me transmite um momento de conforto depois de uma tempestade. A Temperança aponta para a fluidez das emoções e a conciliação de sentimentos antes polarizados, enquanto o Quatro de Espadas indica a estrutura que a mente pode trazer depois de uma dor emocional.
Sol + 2 de Copas + Cavaleiro de Copas
Esse som me transmite um sentimento de alegria, leveza, por isso a escolha do Sol, e fala do encontro significativo e da entrega a um par, situação simbolizada pelo Dois de Copas. É sobre se perder em alguém mas encontrar a si mesmo no processo, a renovação da capacidade de amar. Ao mesmo tempo, as expectativas, ilusões, e castelos de areia que afligem quem se propõe a seguir os próprios sentimentos e sonhos, como o Cavaleiro de Copas.
Cavaleiro de Copas + 6 de Espadas
Nessa aqui, o Cavaleiro de Copas simboliza o encantamento, a sedução, a busca pelo ideal romântico. A vontade de sair de uma situação que atingiu o seu limite, de expandir e mudar de ambiente, para um momento mais calmo, como na imagem do 6 de Espadas.
O Carro + 2 de Paus
A música é mais enérgica, tem movimento, por isso me veio o Carro, que simboliza potência e a capacidade de colocar a vontade em ação. Já o 2 de Paus simboliza a tensão e energia que vem de um relacionamento. As duas cartas juntas falam sobre utilizar a tensão entre duas pessoas para dar movimento à vida. Energizar-se a partir da relação e dar sentido ao próprio caminho a partir dessa energia.
6 de copas + O Pendurado
Revisitar o passado quando não dá pra se viver algo no presente, se nutrir da nostalgia de um encontro, são situações que remetem ao 6 de copas, carta que, ao meu ver, permeia o disco todo. A mudança de perspectiva e a calma que surgem quando se aceita a impossibilidade de que algo se concretize fora da memória me trouxeram a imagem d’O Enforcado.
“Starbucks”
8 copas + 10 de Espadas + 6 de copas
Tem algo paradoxal aqui – enquanto o som é leve e fluido, a letra fala da sensação de perda, de uma situação que ficou para trás, simbolizada pelo 8 de Copas. A dor do fim do ciclo e a liberação lenta quando a história chega ao fim me evocam o 10 de Espadas, uma imagem forte e impactante que retrata o auge de uma situação difícil, mas também mostra o sol nascendo discreto ao fundo, trazendo a promessa de renovação e tempos melhores. Novamente vem a busca por conforto por meio da memória, que carrega um bem estar momentâneo e ao mesmo tempo o perigo de ficarmos presos ao passado.
O Louco + 3 de Copas + Oito de Paus
O arranjo tem um swing sexy, que, junto com a letra, me remete à paixão avassaladora que nos transforma por dentro e nos tira do eixo, por isso O Louco. Um encontro fugaz que traz alegria, como a carta do 3 de Copas. Já o 8 de Paus retrata o entusiasmo rápido e intenso que nos atravessa e não se sustenta, mas nem por isso deixa de ser significativo.
Os Amantes + 10 de copas
Esse som me passa uma sensação leve e agradável. A escolha de se entregar ao que se sente, encontrar contentamento numa relação que se desenvolveu. Nutrir-se pelo sentimento, a vontade de estar perto e a honestidade do sentir.
Ás de Copas + 6 de copas
O potencial puro das emoções e de um relacionamento que acaba de começar. O frio na barriga de se apaixonar e de se entregar, de imaginar possibilidades, a nutrição que vem desse imaginário. O conforto de lembrar de situações agradáveis. Os pequenos momentos que nutrem a vontade de continuar num relacionamento.
Os Amantes + 8 de ouros
A entrega total para uma relação e esse mergulho, decorrente da escolha pautada pelo coração me remetem ao arcano maior Os Amantes. A vontade de aprender todos os detalhes de alguém e levá-los consigo se relacionam com o 8 de Ouros, a carta do aprendiz e da imersão em uma atividade específica.
This post was published on 15 de março de 2023 12:00 pm
As Melhores Live Sessions | Dezembro (2024) O Que São Live Sessions? Live Sessions tem sido um…
"charlie" chega acompanhada de um videoclipe dirigido pela dupla Gabriel Rolim eDaniel Augusto Após uma…
M-V-F- Awards 2024 reúne 25 categorias, entre nacionais e internacionais, que seguem para votação do…
Retrospectiva 2024: 100 Hits Perdidos de 2024 A retrospectiva do Hits Perdidos de 2024 chega…
215 Discos Brasileiros que Você Deveria Ter Ouvido em 2024 Recentemente postamos uma lista com…
55 EPs Nacionais lançados em 2024 Em tempos onde o formato de compartilhamento da música…
This website uses cookies.