Gume estreia com clipe para “Lago Oliva”, produção teve a ajuda de uma inteligência artificial
“Lago Oliva” é o single/clipe de estreia da Gume
Nesta sexta-feira (10/03) temos a oportunidade de apresentar para vocês a estreia do projeto Gume, projeto capitaneado pelo produtor Leonardo Gumiero. O músico desde cedo tocou em bandas e produziu sons em casa até em que 2015 deu início a carreira profissional realizando trabalhos com gravação, produção musical e mixagem para outros artistas.
Entre os destaques está ser um dos produtores do disco Será Só Aos Ares (2022) da banda Mulamba, que em breve se apresenta no Lollapalooza Brasil. Ele também é integrante da banda Ímã, além de participar dos projetos de música eletrônica Ankou e do duo Gumiber, formado em parceria com Thomas Berti (Marrakesh). Mas ele sentia falta ainda de um projeto que mostrasse ainda mais a sua faceta mais pessoal da sua visão artística, assim nasceu a Gume.
O projeto está sendo lançado oficialmente hoje pelo selo LogoLogo.
Gume “Lago Oliva”
Com estética quebradiça e referências que vão do indie pop, passando pelo folk e culminando na música eletrônica, com detalhe nas camadas preenchidas com guitarras do post-rock, teclas, dedilhados no violão, colagens e beats em uma frequência que dialoga com nomes como The Postal Service, projeto paralelo de Benjamin Gibbard (Death Cab For Cutie), ele apresenta o primeiro single de estreia, “Lago Oliva”. A faixa muitas vezes soa como um sequências de ruídos orquestrados, estes, elementos da sua pesquisa. Com certeza irá agradar a fãs de Radiohead.
“É um tanto solitário, mas projetos solos são isso também, jornadas de autodescobrimento enquanto se acha uma faixa musical ali no meio”, explica o músico sobre o novo desafio
Para a narrativa quase futurista de sua sonoridade ele buscou um videoclipe que dialogasse com o universo tecnológico. Foi através da inteligência artificial que o vídeo para “Lago Oliva” ganhou forma.
“Eu queria ter um vídeo para essa música, mas partindo de algo simples, que eu mesmo conseguisse fazer, para caracterizar a identidade visual do projeto (…) O resultado foi bem interessante, às vezes criando imagens assustadoras, outras só foram toscas ou engraçadas, mas com certeza mais interessantes por juntar o orgânico e o digital. Além do interesse estético, eu achei que combinava com as intenções do projeto.”, revela Leonardo, a mente criativa por trás de Gume
O próprio músico assina o roteiro, direção e edição do videoclipe e toda a ficha técnica do single “Lago Oliva”.