Porrada em negacionistas e homenagens a clássicos: seleção de jogos nacionais de agosto

 Porrada em negacionistas e homenagens a clássicos: seleção de jogos nacionais de agosto

Entre os lançamentos de jogos nacionais de agosto, Punhos de Repúdio se destaca não apenas por ser um beat’ em up frenético, mas por se passar numa pandemia fictícia na qual seus inimigos são negacionistas malucos.


Punhos-de-Repudio


O jogo tem um gráfico 2D animado quadro a quadro que ressalta suas sátiras e regionalidade em diversas oportunidades, como em paredes com propagandas antivacinas, inimigos que atacam com vuvuzelas verde-amarelas e até mesmo em onomatopeias de golpes específicos.

Com multiplayer cooperativo para até 4 jogadores, Punhos de Repúdio traz personagens com golpes e desbloqueáveis únicos, além de estarem protegidos com luvas e máscaras para lidar com esses fanáticos na base do soco.

O jogo saiu no dia 10 para PC e deve receber versões para Switch e PlayStation 4 e 5 em breve, sem data confirmada. A cópia para Xbox One e Series X/S não foi confirmada. Para o desenvolvimento do jogo, a BrainDead Broccoli contou com um plano de financiamento coletivo via Catarse.

RPG tático e fazendinha entre os jogos nacionais de agosto

No dia 4, um RPG tático inspirado em clássicos do gênero, com sistema de combate baseado em turnos, chegou para PC. Com narrativa curta e cutscenes feitas à mão, Vanaris Tactics conta a história de nativos que se tornaram refugiados dentro de suas próprias terras. No jogo, desenvolvido por Matheus Reis e publicado pela Toge Productions, Morgana deve reunir um grupo de rebeldes para fugir de seus opressores.


Vanaris-Tatics


Já em Spirit of the Island, desenvolvido pela 1M Bits Horde e distribuído para PC pela META Publishing no dia 17, o gênero de RPG reaparece, mas misturado com simulação cooperativa, ao estilo ‘fazendinha’ — como Harvest Moon, Stardew Valley e Animal Crossing.

Com isso, os jogadores devem cultivar plantas, cuidar de animais, coletar recursos, criar itens, se relacionar com habitantes locais e realizar outras atividades cotidianas para desenvolver sua fazenda e atrair turistas a um arquipélago tropical.

Jogos de plataforma para diferentes gostos

Lançado no dia 18 para PC, Kalinur rouba a cena no gênero de plataforma. Com visual 2D em 8 bits, o jogo entrega elementos de metroidvania e bastante ação ao jogador, que precisa explorar um castelo com 11 áreas, 31 inimigos e 9 chefões para derrotar o mago Kalinur. O título foi desenvolvido e distribuído pela Pixel vs Pixel.


jogos-nacionais-de-agosto-Kalinur


No dia 26, a vibe felina saiu de Stray e foi para Angry Cat, pelo menos para os interessados em desafios de plataforma. O jogo da 515 Games para PC é uma aventura de ação em 2D na qual o jogador controla um gato ao longo de labirintos repletos de armadilhas. Com uma trilha eletrônica agitada, o título traz 20 níveis para colocar coordenação, reflexos, estratégias e habilidades motoras em teste

Partindo do 2D para o 3D, Spark the Electric Jester 3 dá continuidade à franquia que mistura ação e plataforma, na qual o jogador encontra poderes que mudam a forma de jogar.


Spark-the-eletric-Jester


No título da Feperd Games lançado para PC no dia 14, o personagem Stark tem grande liberdade de movimento e velocidade para vencer os trajetos de cada fase de maneiras diferentes, contando também com um sistema de combate novo.

Point and click casuais

No dia 25 de agosto, a Actoon Studio lançou Like No Other: The Legend Of The Twin Books, jogo de aventura em point and click com câmera isométrica. O título, disponível para PC, Switch e Xbox One e Series X/S, oferece uma experiência de quebra-cabeças bastante casual ao longo de 23 salas para explorar com o protagonista Dan, desastrado aventureiro que tenta solucionar a lenda dos Livros Gêmeos na cidade abandonada de Red Pines.


Like-no-Other


No dia seguinte, saiu o segundo point and click brasileiro do mês: Cube Farmer. O jogo da Colossus Games Studio também é baseado em quebra-cabeças, mas com jogabilidade focada na movimentação estratégica de cubos de água, que devem se encaixar em espaços específicos para que plantações de diferentes ilhas cresçam. Com visual lowpoly, o jogo tem 40 níveis embalados por uma trilha sonora original relaxante.

Jogos de navinha

No dia primeiro de agosto, a Rockaway Studios lançou Space Ballers para PC, jogo de navinha com um elemento que não tinha como ser mais brasileiro: futebol. Nele, vence quem marcar mais gols em arenas com obstáculos e outros desafios, em partidas que oferecem multiplayer local cooperativo e competitivo.


Space-Ballers


Navegando pro dia 10, Under Waves é outro jogo de naves, mas com uma proposta mais voltada ao arcade. O título da SynthCat para PC é focado na sobrevivência de tiro, no qual o jogador deve buscar pontuações cada vez mais elevadas ao derrotar ondas intermináveis de inimigos.

Tanto Under Waves quanto Space Ballers apresentam trilhas sonoras com bastante sintetizadores para tornar essas homenagens aos clássicos dos anos 80 ainda mais potentes.

Gostaram da lista lançamentos de jogos nacionais de agosto? Deixe um comentário!

error: O conteúdo está protegido!!