Ah shit, here we go again: mods do CJ cada vez mais inusitados e seu difícil retorno ao GTA

 Ah shit, here we go again: mods do CJ cada vez mais inusitados e seu difícil retorno ao GTA

Mods do CJ chegaram a esse ponto

Os mods do CJ (Carl Johnson) podem estar próximos do ápice da criatividade. O protagonista de GTA: San Andreas apareceu em uma versão modificada de Stray no final de julho. Sim: transformaram o gângster da franquia de roubo de carros em um gatinho de rua, expandindo ainda mais a lista de aparições inusitadas do personagem.


mods-do-cj-stray
Mods do CJ chegaram a esse ponto

E isso não toma intervalos muito grandes para ocorrer, já que na metade de agosto, CJ surpreendeu novamente ao surgir cantando em uma banda com Buzz Lightyear no baixo, Shrek na bateria e outras figuras bastante aleatórias, em uma versão de Guitar Hero feita por fãs.

O jogo recebeu um mod que permite a escolha de personagens um tanto inesperados para um palco de rock, e o Guigo Akira fez questão de registrar esse momento mágico no Twitter:

Mods do CJ dia sim, dia sim

Em fevereiro deste ano, CJ viralizou ao assumir o papel de Kratos em um mod para God of War. Meses antes de bombar no tema da mitologia nórdica, outros modders colocaram o personagem para desbravar o mundo aberto de Elden Ring, mais recente RPG de ação da From Software.

Isso não quer dizer que o gangster ainda não havia se aventurado por outros títulos de fantasia sombria da empresa japonesa. Claro que não: lá estava ele, em um longínquo 2018, ostentando um “Glória ao Sol”, em Dark Souls.


mods-do-cj-dark-souls
Também tem mods do CJ para ‘souslikers’

Ainda no gênero de RPG, CJ troca Los Santos pelas terras de Hyrule em uma skin para Zelda: Breath of the Wild, feita em 2017. No mesmo ano, um mod para Resident Evil 2: Remake substitui Leon por CJ e Mr. X por Big Smoke.

E muito além do que dar as caras em variados jogos, o personagem também tem 929 linhas de voz inseridas em XCOM 2, jogo de estratégia por turnos .


mods-do-cj-zelda
Mods do CJ só mostram que ninguém liga para o Link

Jornada do meme e difícil retorno ao GTA

Fora sua reputação indubitável nos mods, CJ é meme há tempos na internet, o que provavelmente começou com um vídeo do canal ZMOONCHILD, que ajudou a espalhar a frase “Ah shit, here we go again“, trecho marcante da cutscene inicial de GTA: San Andreas.

O material, publicado em 2015, se espalhou por fóruns e redes sociais, até que usuários do Twitter começaram a disponibilizar arquivos de imagens do CJ em fundo verde para produções voluntárias de memes, e o resto é história do peculiar humor da cultura digital, masterizada pelos brasileiros.


ah-shit-here-we-go-again


Falando em brasileiros, foi por meio dessas terras que surgiu um boato de que CJ poderia retornar ao GTA. Durante a Brasil Game Show de 2019, Shawn Fonteno, que interpretou Franklin em GTA V, sugeriu ao público que havia essa possibilidade. Por ser primo de Young Maylay, nome artístico de Christopher Bellard, rapper e produtor musical que interpreta CJ, o rumor ganhou repercussão.

Mas em janeiro de 2020, Maylay afirmou não estar envolvido com GTA VI. “Que se dane o tempo que passei na Rockstar Games. Se o CJ retornar, ele vai ser dublado por outros, mas não por mim”, desabafou no Instagram.


cj-young-maylay
Young Maylay (Reprodução: Facebook)

Ele retirou a publicação posteriormente, junto com comentários de que a Rockstar “faz bilhões usando negros de Los Angeles e nós não vemos 10% disso”. Segundo a Sportskeeda, uma live no Instagram com Fonteno e seu primo deixou no ar que a relação entre o rapper e a Rockstar torna difícil um retorno de CJ a GTA tal como ele é em San Andreas, interpretado por Maylay.

Além de dar vida ao CJ, Maylay também lançou seu disco de estreia em 2005, “San Andreas: The Original Mixtape”, como mais um trabalho relacionado com o jogo. O álbum possui 20 faixas oficiais do jogo feitas pelo produtor musical.

Exceto remasterizações, modos online, expansões e afins, a Rockstar não publica um novo jogo desde 2018, quando lançou Red Dead Redemption II. GTA V, último título da franquia, é de 2013. Em julho deste ano, a Bloomberg reportou que a empresa tem mudado a cultura do ambiente de trabalho desde 2018, após série de denúncias dos seus funcionários, e que isso pode impactar GTA VI, que contaria com uma protagonista feminina pela primeira vez, inspirada na história de Bonnie e Clyde.

Gabriel Bonafé

Ainda ouve a trilha do SOTN, aprendeu que cerveja e videogame combinam desde quando jogava KOF nos fliperamas e defende que games indies são mais autênticos. Não zerou todos Final Fantasy, mas tem certeza de que o Barret é muito melhor do que o Cloud.

Related post

error: O conteúdo está protegido!!