“Meu senhor, me ajuda” Quem é a voz por trás do meme do peixinho amarelo

 “Meu senhor, me ajuda” Quem é a voz por trás do meme do peixinho amarelo

“Meu senhor, me ajuda”  entenda a história por trás do meme do peixinho amarelo

Um vídeo de um peixinho amarelo clamando por ajuda em um aquário viralizou nas redes sociais nas últimas semanas. Com uma música no fundo que diz “Meu deus, meu senhor, me ajuda, é na escola, escritório ou faculdade”, o vídeo é usado de forma muito engraçada para exemplificar situações em que ficamos desesperados, além de que o refrão não sai da cabeça de quem escuta.



A voz por trás do Meme do peixinho amarelo

É inevitável não se perguntar de onde surgiu o vídeo e de quem é a canção. Ao buscar no Google, o nome Mister Galiza aparece. O cantor nascido e criado em Salvador (BA) escreveu a canção em 2010 quando o aplicativo Whats App chegou no Brasil.

“Na época, quando o zap bombou por aqui, recebi um vídeo de uma senhora fazendo uma oração de verdade, pedindo para que a filha deixasse de usar o “zap”. Eu me diverti muito com isso e escrevi a canção com base no que ela dizia”, conta.

A música que ganhou o título “Zap Zap” foi lançada em 2014 com um clipe gravado nos pontos turísticos de Salvador, Galiza conta que gastou somente R$ 60 reais com “combustível e transporte”. Na época, o vídeo chegou a meio milhão de visualizações.

“Dai pra frente essa música me trouxe muita coisa, fiz muitos shows, gravei DVD’s e fui chamado para cantar internacionalmente”, relembra Mr Galiza



O cantor de “pagodão da Bahia”, como o mesmo gosta de chamar, ficou famoso entre os artistas do gênero. Sempre esteve envolvido com música. Começou aos 12 anos quando recebeu seu primeiro cachê para tocar percussão na festa de São João da sua cidade. Depois, participou do grupo Timbalada de Carlinhos Brown e tocou no O Zárabe, projeto que homenageia a cultura muçulmana na Bahia.

Com o sucesso de “Zap Zap”, Galiza se especializou em composição e investiu na sua carreira. É o autor da canção “Nível de Carência” interpretada por Naiara Azevedo, ex-participante do BBB 22.

Mas como “Zap Zap” voltou a viralizar com o vídeo do peixinho? Diferente da original, a música está mixada com a batida de “Look At” do rapper XXXTentacion. O mashup foi publicado no YouTube em 2017.



A Luta para receber os Direitos Autorais

Já o peixinho amarelo, é de um jogo de computador chamado Stupid Invaders lançado nos anos 2000 pela Ubisoft. Quem juntou as duas pérolas em um vídeo só, ninguém sabe.

Todos os dias têm usuário diferente fazendo o upload do meme no Youtube ou no TikTok. Mas para Mister Galiza o peixinho foi sinônimo de problema.

“Eu me divirto com os memes, a questão é que essa música não está registrada digitalmente, então quando alguém utiliza nas redes sociais não aparece meu nome. É como se alguém pegasse uma roupa que você gosta muito, customizasse e vendesse por aí sem ninguém saber que é sua”, afirma.

A luta pelos seus registros na internet não é de hoje, o clipe original de “Zap Zap” com 500 mil visualizações foi deletado do YouTube em 2018.

“Até hoje o Youtube não explicou porque meu clipe saiu do ar. Há dois meses, minha conta do Gmail também foi roubada, me hackearam e não consigo acessar. O Youtube jogou a responsabilidade no meu colo e eu não tenho o que fazer”, lamenta o músico

Mister Galiza afirma que está em estúdio gravando sua nova versão de “Zap Zap” e lançará em breve. Espera também que as pessoas reconheçam que a canção é sua.

“O algoritmo das plataformas como o Youtube e o OneRPM não tem a capacidade de reconhecer as mudanças que são feitas nos áudios originais, então não consegui a monetização do meme que é a minha música”, finaliza


Meme do Peixinho Amarelo - Meu Deus, Meu Senhor, Me Ajuda Por Favor
Meme do Peixinho Amarelo tem origem em um jogo antigo de PC. – Foto: Reprodução / Youtube

Fernanda Decaris

Related post

error: O conteúdo está protegido!!