25º Cultura Inglesa Festival divulga seu line-up com programação híbrida

 25º Cultura Inglesa Festival divulga seu line-up com programação híbrida

25º Cultura Inglesa Festival tem programação presencial espalhada por São Paulo, Rio de Janeiro e Salvador

O tradicional Cultura Inglesa Festival (CIF) chega a sua 25º edição sempre com foco na cultura, educação, arte e música celebrando o intercâmbio entre o país e a Grã-Bretanha. O festival acontecerá entre os dias 04 de maio e 04 de junho, no formato híbrido, com eventos presenciais e conteúdo on demand em plataforma digital. Uma das grandes novidades deste ano será a volta das atrações presenciais em São Paulo e pela primeira vez o festival desembarca no Rio de Janeiro e em Salvador.


25 Cultura Inglesa Festival (CIF)


Manifesto Cultura Inglesa Festival (CIF)

O manifesto “From Now On” (“De agora em diante”), vem após a edição online de 2021, o festival chega à sua 25ª edição intercalando programação online e offline. Com uma programação multicultural e multilinguística, o CIF tem como premissa engajar a sociedade no exercício de repensar o mundo por meio de uma experiência imersiva, sensorial e híbrida com eventos presenciais, híbridos (com público presente e transmissão na plataforma do festival) e conteúdo nacional e internacional exibido on demand.

“Em 2021, o conceito por trás do festival foi ‘Culture Restart’ ou ‘Reinício da Cultura’. Em ano de pandemia, a proposta foi “reiniciar” o CIF enquanto evento cultural, repensando o papel de um festival organizado por uma organização dedicada ao ensino do inglês que também atua na área social, através de programas de concessão de bolsas de estudo e outras ações. Com tantos novos desafios em jogo em 2022, nos perguntamos, então, o que faremos daqui em diante.

O festival vai oferecer uma resposta sensível a este momento desafiador pela lente de  artistas, pensadores e educadores que estão refletindo sobre o presente e imaginando o futuro. O CIF propõe que façamos este exercício coletivamente por meio da poesia, das imagens e das múltiplas linguagens, discursos e vozes que compõem a programação”, explica Liliane Rebelo, Head de Cultura e Sociedade da Cultura Inglesa.

O festival, que ocorreu por mais de duas décadas na capital paulista, terá, pela primeira vez em sua história, uma versão expandida para o Rio de Janeiro (RJ) e um evento em Salvador (BA), com atrações presenciais nessas cidades.

A Programação do 25º Cultura Inglesa Festival

Entre as inúmeras atrações, voltadas para públicos de todas as idades, estão a realização de shows e performances, exibição de filmes e documentários inéditos, espetáculos de dança, teatro e poesia, além de debates e diálogos sobre temas da atualidade. O festival também promoverá duas competições abertas à participação do público: o 2º DepicT! Brasil, versão brasileira da competição britânica de filmes de 90 segundos, e o 2º Slam CI, campeonato de poesia falada.

Em São Paulo

As apresentações ao vivo em São Paulo vão ocorrer no Centro Brasileiro Britânico (CBB), onde fica a sede da Cultura Inglesa na cidade, de 12 a 15/05 e de 20 a 22/05. Entre as apresentações teremos shows de Filipe Catto e Mario Manga e Ana Deriggi trazendo novos arranjos para clássicos do rock no período entre 1964 e 1976 no show Bom e Velho.


25 Cultura Inglesa Festival Filipe Catto


Evento ao Ar Livre

A organização do CIF também fará um evento ao ar livre no Museu da Casa Brasileira (MCB), em 04/06.

Neste evento a atração musical principal da programação será a cantora Anelis Assumpção em show especial interpretando o repertório do jamaicano Bob Marley.

A Curious Seed, uma das companhias de dança mais inovadoras da Escócia e que conta com o apoio de Creatives cots, apresenta “FIELD – Algo para o Futuro Agora”, um happening de dança, em formato Open air, concebido no mundo já fisicamente distante de 2020 e re-imaginado para o festival.


25 Cultura Inglesa Festival Curious Seed grupo de dança se apresenta


Um grupo de 15 performers se posiciona no espaço do jardim do Museu da Casa Brasileira e interagem como ambiente ao redor e uns com os outros, seguindo, de forma lúdica, uma série de movimentos e de partituras sonoras ao vivo feitas para dançar e sentir a alegria de estarem juntos no aqui e agora.

A versão re-imaginada de FIELD se desenvolveu através de um processo de residência criativa com um grupo de artistas e performers de comunidades culturais da grande São Paulo, que trabalharam em colaboração com a Diretora Artística da Curious Seed, Christine Devaney, e artistas associados, Karen Tennent, Skye Reynolds e Greg Sinclair.

No Rio de Janeiro

Já no Rio de Janeiro, ocorrerá um show de estreia do evento na cidade, no dia 04/05, no Museu de Arte do Rio (MAR), com participação da banda fluminense Yoùn, e uma série de eventos para todas as idades na Arena Fernando Torres (Parque Madureira), no dia 07/05.



Em Salvador

O CIF ainda realizará apresentações de um espetáculo inédito (“A Desafortunada História de Julieta e Romeu, de Djalma Thurler) no Teatro Castro Alves (TCA), em Salvador (BA), com temporada de 19/05 a 12/06.

Responsabilidade Ambiental e Conteúdo on demand

O CIF 2022 inaugura uma nova etapa de compromisso socioambiental em sua história: esta é a primeira edição 100% sustentável do festival, que obteve o selo Carbon Free. Dessa forma, o evento desperta para a consciência ambiental ao assumir um compromisso com um plano de compensação das emissões de CO2 de todas as suas atividades, digitais e presenciais, por meio do plantio de 133 árvores em área de restauro florestal.

Segundo a Cultura Inglesa, em 2021, o festival avançou em quesitos como inclusão e acesso, adaptando sua programação para incluir novos públicos por meio da linguagem de sinais (Libras), audiodescrição e outros recursos de acessibilidade. Para este ano, o CIF vai aprimorar esses recursos e ainda ampliará o espaço de representatividade de pessoas com deficiência, refletido transversalmente em sua programação.

“Será um festival responsável e comprometido com valores e princípios de equidade, acesso, inclusão e representatividade. Essa é a política que pauta as ações socioculturais da Cultura Inglesa, e o Festival leva essa ética para dentro de sua programação”, afirma Liliane Rebelo.

A plataforma de conteúdo on demand do festival permanecerá ativa até o final do evento. A partir de 04 de maio, o usuário poderá se cadastrar pelo site da escola e interagir com conteúdos que serão liberados para livre acesso.

Toda a programação do evento será disponibilizada gratuitamente, incluindo atrações presenciais, híbridas e totalmente  digitais. As apresentações realizadas de forma presencial serão posteriormente integradas ao acervo on demand.

Serviço:

25º Cultura Inglesa Festival

O que é: Evento de cultura, arte e educação promovido há 25 anos pela Associação Cultura Inglesa São Paulo
Quando: De 04/05 a 04/06
Onde: São Paulo, Rio de Janeiro e Salvador + Plataforma digital do 25º Cultura Inglesa Festival
Acesso: Gratuito
Clique aqui para acessar a página oficial do 25CIF

Rafael Chioccarello

Editor-Chefe e Fundador do Hits Perdidos.

Related post

error: O conteúdo está protegido!!