Nacional

projeto shaun faz viagem pelo oriente no clipe para “Lábios de Gudang”

Depois do fim da Bordines, João Carneiro, de Porto Alegre (RS), passou a se dedicar em sua nova empreitada; o projeto shaun. Agora o gaúcho abre os caminhos para divulgação do EP Atraso Marcado, com lançamento programado para 29 de abril. O aquecimento vem logo com direito a brasa e fumaça pro alto com o flamejante, e misterioso, “Lábios de Gudang” que vem acompanhado de um videoclipe.

Assim como na sua banda anterior, o músico frisa que os ares gélidos, e fabris, da “Madchester” ecoam no lançamento. Ele cita até mesmo os Happy Mondays e a frieza do nova iorquino Lou Reed como influências diretas no novo som.

“Tentei falar de amor de uma maneira não tão óbvia, como ele. É a história, meio que narrada – tentando colocar o ouvinte numa situação parecida – de duas pessoas que se amam, que se desejam – se olham e imaginam as cenas que podem viver juntes – e uma delas se sente ainda mais atraída pelo fato da outra ter esse sabor inusitado, originado do Gudang, conta Carneiro


projeto shaun lança o clipe para “Lábios de Gudang” – Foto Por: Bruno dos Anjos (OCorre Lab)

A faixa que ainda conta com a colaboração de João Augusto Lopes, mais conhecido como Jojô, integrante do Tagua Tagua, que produziu todas as faixas presentes no EP, além de gravar baixo, guitarra, bateria e percussão. A mixagem e masterização ficaram por conta de Guilherme Ceron (Graxaim), ganhador do Grammy Latino pela produção do álbum Derivacivilização do também gaúcho Ian Ramil.

”Essa música é uma mistura de Serge Gainsbourg com Beastie Boys. Ela consegue, ao mesmo tempo, ser super descompromissada e muito séria, porque fala de amor de uma maneira bem elegante e com uma certa malandragem, sendo sensível”, explica o produtor.

projeto shaun “Lábios de Gudang”

Assim como a canção “Gunga Din“, dos Libertines, a cultura do oriente, principalmente indonésia, reverbera tanto na locação como na coloração quente presente na produção audiovisual com referências do cinema oriental, além do universo nonsense de David Lynch e bebe em fontes da linguagem noir de Hitchcock

“Buscamos uma série de referências inicialmente contrastantes. Um bom exemplo disso é a atmosfera classuda, provocante e majoritariamente noturna dos filmes do cineasta chinês Wong Kar-Wai, que inspiraram bastante a fotografia e a relação dos personagens com a locação; ao mesmo tempo que pra algumas dinâmicas mais irônicas de cena usamos de referência trechos do filme Ratatouille, que traz o universo da cozinha/crítica gastronômica de uma forma mais lúdica e caricata”,relata o diretor Bruno dos Anjos, da produtora OCorre Lab.

A narrativa e o clima misterioso também dão contornos para o clipe que capta o espectador por sinais visuais que indicam nas expressões dos personagens: o medo, a tensão, a incredibilidade e o alívio.

“O clipe funciona muito a partir do mistério, da informação dada, mas não por completo. Contextualizamos o espectador, apresentando que é um restaurante, mas o mistério ainda está pairando no ar, há sempre um estranhamento, uma atmosfera meio Mulholland Drive (Lynch) mesmo”, revela o co-roteirista e assistente de direção, João Albandes.

“Levamos em consideração que o amor, em si, já é algo difícil de ser encontrado. Então, criamos essa analogia: uma pessoa vai a um determinado lugar, onde ela acredita que vá encontrar esse algo raro, que tem uma especificidade única”, explica João Carneiro, também co-roteirista do clipe.



A Capa

O designer Pepe Silva, que assina a capa do single “Lábios de Gudang”, se inspirou na identidade visual do cigarro indonésio que dá nome a canção.

“A ideia da capa é recriar o conhecido logo do Gudang Garam. Para dar uma hackeada no sistema, buscamos alguns elementos que remetem a cidade de Porto Alegre, como o cais do porto e o pôr do sol”, revela Pepe.



Show de Lançamento de ? Lábios de Gudang

No dia 07/04 o projeto shaun que além de João conta na formação com Lucas Juswiak (baixo), Arthur da Costa (percussão/vozes), Samuel Kirst (teclas/vozes), Jonts Ferreira (bateria/vozes), Eduardo Comerlato (guitarra) e Leonardo Braga (guitarra), sobe no palco do Ocidente para apresentar as músicas do repertório do grupo e também faixas do novo EP Atraso Marcado. A noite é dividida ainda com os mineiros da Devise, sobre o fato João comenta.

“Meu contato com a Devise começou pelo Instagram, durante o auge da pandemia. Vimos que as duas bandas têm muito em comum, principalmente o fanatismo por Oasis.

Eles estão começando a botar esse disco na rua, vai ser muito massa ver uma banda de fora do RS lançando algo aqui. E isso tudo também é uma tentativa de mostrar que dá, sim, pra movimentar a música independente aqui no Brasil. Estamos batalhando e o que eu vejo muito em comum com a Devise é essa vontade de fazer acontecer, de dar a cara a tapa, de ir e ver qual vai ser”, finaliza João.

SERVIÇO

devise + projeto shaun – Porto Alegre @ Ocidente

Data: quinta-feira | 7 de abril
Abertura da casa: 19h
Shows: 21h
Ingresso: R$ 40
Link para compra do ingresso aqui

Ficha Técnica do Clipe

Direção/Fotografia/Montagem/Finalização: Bruno dos Anjos (OCorre Lab)
Assistência de Direção: João Albandes
Roteiro: João Albandes e João Carneiro
Direção de Arte: Elizabeth Tiehl
Produção: Bruno dos Anjos; Elizabeth Thiel; Giulia Calloni; João Albandes; João Carneiro; Mariana da Rosa
Figurino e Maquiagem: Mariana da Rosa
Elenco: Giovana de Figueiredo; Giulia Calloni; João Carneiro; Léo Maciel
Segurança: Alex Frazão (Tinga)
Desenho de Som: Leonardo Braga (OCorre Lab)
Iluminação: Estúdio Legato

Ficha Técnica da Música

Composição, voz e guitarras por João Carneiro
Produção e vibe musical, engenharia de som, guitarras, baixo, teclado, programação de percussão e bateria por Jojô
Jonts Ferreira – arranjo de vozes
Produzida por João Augusto Lopes (Jojô)
Gravada no estúdio Legato, no inverno de 2021
Vozes gravadas no estúdio Ocorre Lab, com Leonardo Braga
Vozes adicionais gravadas por Jonts Ferreira, na Onomato
Mixada e Masterizada por Guilherme Ceron (Graxaim)

This post was published on 24 de março de 2022 10:00 am

Rafael Chioccarello

Editor-Chefe e Fundador do Hits Perdidos.

Posts Recentes

Turnstile retorna a São Paulo em noite marcada por festival de “rodas punk” do começo ao fim

Turnstile em São Paulo: retorno da banda a cidade aconteceu na terça-feira (16) Após vir…

17 de abril de 2024

Os Melhores Clipes Independentes | Março (2024)

Confira os melhores clipes independentes | Março (2024) em seleção especial feita pelo Hits Perdidos!…

16 de abril de 2024

QUEREMOS: Festival aposta em line up diversificado e acerta ao focar mais na música e menos em marcas

Queremos! Festival aconteceu no fim de semana no Rio de Janeiro Quem tem ido aos…

15 de abril de 2024

Zimbra fala sobre como foi comemorar os 10 anos do 1º álbum: “É algo que ultrapassa a memória profissional, é uma memória pessoal.”

No fim de janeiro desse ano, a Zimbra realizou os últimos shows de uma turnê…

11 de abril de 2024

O Designer da capa de Nevermind do Nirvana comenta sobre a experiência de fotografar bebês e trabalhar com Kurt Cobain

Quando foi lançado em 1991, Nevermind do Nirvana chocou o mundo da música. Trouxe o…

10 de abril de 2024

As Melhores Live Sessions | Março (2024)

As Melhores Live Sessions | Março (2024) O Que São Live Sessions? Live Sessions tem sido um…

9 de abril de 2024

This website uses cookies.