Nacional

FBC e VHOOR revisitam o espírito dos bailes funks dos anos 90 em “Baile”

Quando anunciada a parceria entre FBC e VHOOR a expectativa era alta. Afinal de contas FBC conquistou o posto de ser uma das maiores referências do prolífero e inventivo Rap Mineiro tendo na conta 16 anos de estrada e dois discos aclamados (S.C.A. – 2018 e PADRIM – 2019); já o beatmaker VHOOR acumula na bagagem parcerias com artistas como Esculpido a Machado e 40o.40, dos cariocas LEALL, SD9, de tracks do disco do Hot e Oreia, Crianças Selvagens (2020) – além de ser versátil em trazer referências de grime e do drill, do funk e da percussão afro-latina para seus beats.

A mistura deu liga e faz do disco um dos mais interessantes do ano justamente por captar um espírito nostálgico que parece ser o zeitgeist do momento após dois anos marcados por muito medo e desconfiança.

“É um álbum que eu fiz da forma mais divertida e despretensiosa possível. Eu quis fazer uma parada que lembrasse mesmo os bailes que eu colava quando era mais novo. Eu fiz para a galera dançar e tocar na balada! Eu acho que a dança também cumpre esse papel social de unir a galera da periferia, da favela”, comenta FBC.

É justamente do espírito dos bailes funks marginalizados nos anos 90 e que caíram no gosto popular na década de 2000 que o disco flutua trazendo referências que passeia pelo miami bass, gangsta rap e uma era onde o BPM era mais desacelerado mas que as letras com seus refrões chiclete e beats pulsantes envolviam do jovem da comunidade ao playboy. Claro que a denúncia social e o respeito pelas mulheres no baile acabam de certa forma atualizando toda nostalgia para nossos dias de uma forma bastante educativa mas sem perder o espírito de malandragem e azaração.


FBC e VHOORFoto Por: Wanderley Vieira

FBC e VHOOR Baile

Para guiar o ouvinte FBC e VHOOR trazem junto do disco um storytelling que facilita a audição.

“BAILE” se desenvolve com o relato da história do personagem Pagode: pai de família, morador da favela, trabalhador, que frequenta o baile da UFFÉ. A história começa quando, na saída do baile, Pagode é surpreendido pela polícia, que o prende acreditando que uma arma encontrada por perto pertence a ele quando, na verdade, foi escondida por Paulinho, que dissimula, assiste a cena e nada faz.

Ainda na narrativa do projeto, já com Pagode livre, meses depois ele retorna ao baile e encontra um antigo amor platônico, Jéssica. Os dois conversam, riem e dançam todas as vezes que se encontram, até a noite em que Pagode encontra a encontra fazendo passinho com outra pessoa. Paulinho, o “falador”, vive de pequenos golpes e receptação de cargas, até o fatídico dia em que atrai para a favela a operação policial que mata a filha de Jéssica.

A trágica história revive a atmosfera dos anos 90 onde raps e melôs evidenciavam o cotidiano dos moradores dos subúrbios, abordando temas como a violência e a criminalização de seus jovens, a mistura entre a realidade estadounidense do Miami Bass e a brasileira acaba dando origem ao que conhecemos popularmente como funk carioca.

“Esse é o meu primeiro álbum com o FBC, eu sou um beatmaker de Belo Horizonte. Ele já tem um trabalho muito sólido lá e a gente se encontrou nessa convivência de estúdio para fazer o último EP, “Outro Rolê”, que também fizemos em conjunto.

“BAILE” é uma homenagem à cena de Miami Bass do Brasil, que é uma cena de funk e hip hop dos anos 90 e 80 que nos inspiramos muito. Em Belo Horizonte e em muitos estados do Brasil, ainda é muito forte essa cena, uma cena de dança, uma cena da cultura negra, que tem muita gente ainda que se espelha, que pratica e que passa para frente. Nós, como artistas brasileiros, nos inspiramos nisso para resgatar e também dar mais um capítulo nessa história do Miami bass no Brasil”, conta VHOOR.

O Baile está tomado!

O disco conta com 10 faixas e apenas 27 minutos o que faz com que ele passe rápido e uma faixa emende na outra para contar a história de Pagode. “Vem Pro Baile” já traz em seus versos o medo pela repressão policial, a realidade do tráfico e o alívio que o baile tem como papel de construção social e lazer. Os beats em baixa frequência nos levam diretamente para o Miami Bass e a realidade social dá o tom.

“Quando o DJ Toca”, parceria com UANA,  faz referência ao clássico “Som de Preto” do DJ Marlboro ao citar “quando toca ninguém fica parado”. A canção que tem o espírito de love song que nomes como Claudinho e Buchecha levaram para todo Brasil flutua em uma energia positiva para falar sobre flerte e azaração. “Rap da UFFÉ” vem com um beat mais eletrônico para falar sobre os conflitos e impasses do dia-a-dia de uma comunidade.

“Melô do Vacilão” resgata o espírito dos melôs para denunciar os também conhecidos como “X9” e as rixas que estimulam conflitos que muitas vezes podem terminar nada bem. O espírito do encontro Run DMC e Deize Tigrona aparece forte em “Se Tá Solteira”, uma das mais selvagens do disco.

O lado “Gangsta Rap” ressurge em “Eu Sou o Crime” e resgata em suas letras o espírito do gênero que se consolidou no momento e teve conflitos históricos que levaram grandes nomes do rap como Tupac a perderem a vida. “Delírios” faixa lançada antes do disco como single conta com o feat com Djair Voz Cristalina. Outra faixa para emendar o romance entre Pagode e Jéssica, entre o flerte e os delírios.



O fim da Odisseia de Pagode e o Rolezinho de Kenner

“Não Dá Pra Explicar” é mais uma que conta com feat, desta vez com Mariana Cavanellas (Lamparina e a Primavera, Rosa Neon) trata sobre desilusão de um coração partido mas sem perder o respeito. A canção traz até versos que filosofam com frases como “Não não era amor, eram suas projeções em mim”, na qual Jéssica descarta e desilude de vez Pagode. Talvez homenageando “Cilada” do Molejo? é uma das possibilidades.

A reta final e o destino selado se materializam em “Polícia Covarde” onde parece que é o fim da linha para a filha de Jéssica – mais uma vítima da violência policial, uma constante nas favelas brasileiras. Mas quem fecha com chave de ouro o disco é com certeza um dos hits do ano, “De Kenner”.

Já dá para ver os passinhos e a música ecoar de boca em boca cantando os versos “os cria da VIP tão de Kenner, 9 em 10 no baile tão de camisa do Messi Cyclone, bigodin finin, corrente e juliette da mesa cor pra combinar com o Kenner“. É simplesmente impossível ouvir apenas uma vez, como o próprio som diz “é foda quando toca essa no som do baile, geral desce o passo”. 

Ouça Baile – FBC e VHOOR


This post was published on 18 de novembro de 2021 12:41 am

Rafael Chioccarello

Editor-Chefe e Fundador do Hits Perdidos.

Posts Recentes

Papisa revela com exclusividade os bastidores por trás de “Amor Delírio”

No dia 12/04 foi a vez da Rita Oliva, a Papisa, lançar seu segundo disco…

18 de abril de 2024

Turnstile retorna a São Paulo em noite marcada por festival de “rodas punk” do começo ao fim

Turnstile em São Paulo: retorno da banda a cidade aconteceu na terça-feira (16) Após vir…

17 de abril de 2024

Os Melhores Clipes Independentes | Março (2024)

Confira os melhores clipes independentes | Março (2024) em seleção especial feita pelo Hits Perdidos!…

16 de abril de 2024

QUEREMOS: Festival aposta em line up diversificado e acerta ao focar mais na música e menos em marcas

Queremos! Festival aconteceu no fim de semana no Rio de Janeiro Quem tem ido aos…

15 de abril de 2024

Zimbra fala sobre como foi comemorar os 10 anos do 1º álbum: “É algo que ultrapassa a memória profissional, é uma memória pessoal.”

No fim de janeiro desse ano, a Zimbra realizou os últimos shows de uma turnê…

11 de abril de 2024

O Designer da capa de Nevermind do Nirvana comenta sobre a experiência de fotografar bebês e trabalhar com Kurt Cobain

Quando foi lançado em 1991, Nevermind do Nirvana chocou o mundo da música. Trouxe o…

10 de abril de 2024

This website uses cookies.