Plataformas de Streaming e maneiras para Monetizar a sua live

Já se passou um mês da quarentena e nossa maneira de consumir música ao vivo definitivamente irá mudar por um bom tempo. Mega shows em estádios ou festivais com grandes aglomerações provavelmente demorarão um bom tempo para voltarem a existir nas mais perfeitas condições. Não demorou muitos dias para termos uma verdadeira enxurrada de lives. Mas como monetizar sem ter um patrocínio por trás? Desde então foram levantadas discussões para entender quais seriam as plataformas de streaming e maneiras para Monetizar a sua live.

Sem o poder do pop, sertanejo e música de massa, a realidade é bem diferente. Sem mega patrocinadores como cervejarias, lojas de departamento ou grandes redes, o independente tem que buscar a ajuda de cada um.

Durante um papo no twitter com a Julie Sousa, da Hi Hat Girls e Bora Marcar, nos questionamos sobre quais seriam plataformas de streaming para monetizar as lives das bandas e produtores de conteúdo. Pensando no custo benefício, decidimos pesquisar por possibilidades para apresentar para vocês. Apesar de não termos testado na prática as ferramentas trazemos hoje algumas para vocês estudarem e avaliarem seus prós e contras.

O Insight

Tudo começou por conta do repasse nulo do instagram e da monetização não tão relevante para iniciantes no Youtube. A plataforma conta inclusive com o Super Chat que aceita doações durante as suas lives (porém exige que o canal tenha 1000 inscritos). O próprio Youtube explica aqui sobre como funciona.

Algo que inclusive nos últimos dias tem tido uma reviravolta dentro do instagram como aponta o texto do site Industria Musical da Espanha. Uma plataforma de streaming conhecida é também o Twitch que também funciona através de doações e é bastante popular na comunidade gamer mas existem outras possibilidades e vamos mostrar algumas.

A ideia é basicamente mostrar diferentes plataformas com propostas distintas para facilitar e maximizar o repasse. Ou seja, outros métodos de monetização. Vale a pena explorar as dicas e ver quais se encaixam dentro da realidade do seu projeto.



O Momento

Claro que lives não são a solução para tudo e o ideal é somar diferentes ativações digitais para compor a renda neste momento de isolamento social. Como por exemplo, venda de merchs e conteúdos exclusivos, collabs com marcas, ativação de mailing e outras formas de agregar valor ao seu trabalho.

É a hora de repensar como lidar com o digital e todas maneiras possíveis para isso. Afinal, o show tem que continuar, e alinhar o planejamento estratégico é fundamental para isso. Sua banda tem site? Já pensou em um e-commerce? Não seria uma boa hora para um projeto de financiamento coletivo ou para repensar o uso das suas redes sociais?

São algumas das possibilidades entre tantas outras.

Plataformas de Streaming para Monetizar a sua live

Sempre Ao Vivo

É uma plataforma de streaming brasileira onde você cria e transmite seu evento ao vivo e é remunerado pela audiência através de venda de ingressos ou doações.

Site Oficial: https://www.sempreaovivo.com.br/

As Vendas

Como Funciona?

1) Preencha o Formulário do Evento
2) Análise e Configuração do Evento
3) Transmissão do Conteúdo
4) Interaja com a audiência via chat
5) Continue rentabilizando o seu conteúdo (O vídeo fica disponível na plataforma que pode ser acessada via site ou APP para IOS ou Android)

Para Quem Assiste



Sound Club Live

O Sound Club Live é uma plataforma onde o artista tem seu próprio canal e pode transmitir o seu show, a sua live, seu ensaio, seu conteúdo de qualquer lugar a qualquer hora para o seu público.

O diferencial é que aqui o artista recebe pelo seu show independente de número de inscritos, seguidores ou algoritmos. No Sound Club Live, o artista tem o controle do seu público e com isso sabe exatamente quanto vai receber assim como em um show presencial.

Em um ambiente de transformações, o Sound Club se reinventa e propicia a indústria da música ao vivo um novo formato de apresentações! Afinal, o show tem que continuar.

Baixe o APP aqui



Entenda mais sobre o aplicativo no vídeo abaixo



Stageit

É uma plataforma de streaming americana para live streaming. Nela é possível transmitir suas lives através de um laptop. Com direito a chat online e permitindo a monetização do conteúdo gerado através do pagamento de entrada nas lives. A ferramenta ainda permite um complemento de gorjeta durante a transmissão.



Netshow.me

A Netshow.me Live, realize facilmente a transmissão ao vivo do seu evento por meio de uma interface intuitiva. A plataforma conta com personalização da página de transmissão, restrições de acesso, pay-per-view, captação de informações da audiência, relatórios, streaming adaptativo, arquivamento automático entre outras opções.

O setor da cultura tem sido um dos mais afetados pela quarentena, e, nos últimos dias, um dos que mais tem recorrido ao uso de plataforma online para shows, disse o fundador da Startup Daniel Arcoverde em entrevista para o portal WHOW.

“Percebemos um aumento rápido de empresas do universo cultural, como artistas e bandas. O desafio desses artistas têm sido monetizar os shows em plataformas do tipo. Monetizar nunca é trivial. Quando você fala em venda online, tem todo um funil de conversão que é preciso desenvolver bem em todos os pontos.

Ao mesmo tempo, é uma grande oportunidade de manter o evento acontecendo em tempos de reclusão do público. O desafio é conseguir distribuir esse conteúdo de forma certa para comprarem. Faz diferença quando o artista tem um projeto estruturado e um bom mailing para vender o seu trabalho.”

Site Oficial: https://netshow.me/transmissao-ao-vivo/

LiveMe

Outra das plataformas de streaming disponíveis é a LiveMe, basta baixar o aplicativo para transmitir lives e começar a monetizar. A plataforma oferece diversas possibilidades para quem pretende fazer isso, apenas se divertir por lá ou até mesmo ambos. A LiveMe não tem muita restrição, desde que respeites as regras da comunidade, para assim receber as recompensas pelos streams.

Além disso, vários eventos são promovidos, podendo aumentar os ganhos financeiros dos participantes ou simplesmente aumentar a interação. Neles, tanto os streamers, quanto os espectadores podem oferecer itens, comprar e interagir com o objetivo de um determinado evento.

Site Oficial: https://www.liveme.com/

Openstage

Openstage é uma plataforma que permite que artistas e fãs interajam. Permitindo venda de ingressos e eventos especiais. Os artistas então têm a capacidade de alcançar seus fãs mais engajados e obter resultados para tomar decisões baseadas nestes dados coletados.

Conheça o APP

Acesso Ingresso

Ferramenta de venda de ingressos para eventos online com gerenciamento financeiro e controle de acesso dos links de ingressos vendidos, garantindo monetização de eventos e shows. Com área restrita para assistir as lives mediante pagamento. A ferramenta ainda permite comprar os ingressos antecipadamente.

Site: www.acessoingresso.com.br

Além das Plataformas de Streaming….

Além delas você pode usar plataformas de doações como o Patreon, o Apoia-se e o Padrim.

Você pode através das plataformas dar acesso a conteúdos, experiências e produtos exclusivos. Tudo vai depender da sua estratégia, volume de engajamento e ticket médio do seu público. Se tiver mais público fora do país o Patreon pode ser uma boa pois o pagamento é em moeda estrangeira, se seu público for brasileiro as outras duas são mais vantajosas por permitir pagamentos em real.

This post was published on 20 de abril de 2020 12:04 pm

Rafael Chioccarello

Editor-Chefe e Fundador do Hits Perdidos.

View Comments

  • Gostaria de citar a Plataforma Fanplay. Essa é uma plataforma que ja realizou lives de vários artistas e recentemente do Cantor Jorge Vercillo com muito sucesso. A plataforma é muito bem estrutirada para ficar de fora destas informações.

Posts Recentes

Renata Swoboda lança clipe apolítico para “Meu Dengo ♥️” às vésperas do segundo turno das eleições

Após lançar na sexta (18) o single "Meu Dengo ♥️", a artista catarinense Renata Swoboda…

23 de outubro de 2024

C6 fest anuncia line-up da 3ª edição com Nile Rodgers & Chic, Air, Wilco, Pretenders, Gossip, The Dinner Party, English Teacher e mais

C6 Fest chega a sua terceira edição com line-up de peso Após a primeira edição…

22 de outubro de 2024

Paul McCartney encerra passagem pelo Brasil em Florianópolis

No sábado (19), Paul McCartney fez a última apresentação da atual passagem da Got Back…

21 de outubro de 2024

Fin Del Mundo mergulha nas profundezas em “Hicimos crecer un bosque”

Que a cena de rock argentino é bastante prolífica não é nenhuma novidade. Após lançar…

18 de outubro de 2024

Maria Beraldo reflete sobre identidade de gênero e explora timbres em “Colinho”

Não parece, mas já se passaram 6 anos do lançamento de CAVALA (RISCO), álbum de…

18 de outubro de 2024

Dora Morelenbaum explora as curvas sonoras em “Pique”

Após o fim do ciclo ao lado da Bala Desejo, os músicos têm retomado suas…

18 de outubro de 2024

This website uses cookies.