Realizar live sessions tem sido um recurso bastante utilizado pelas bandas. Muito por conta da necessidade de mostrar seu trabalho ao vivo para contratantes. Mas também é uma oportunidade de engajar seu público a comparecer em eventos futuros.

Por isso desde 2018 reunimos as mais legais que tem surgido no país.
Confira a lista com as Melhores lançadas em Setembro; e não esqueça de enviar sua live session lançada nos próximos meses, vai que ela aparece também por aqui!

As Live Sessions


Gab Ferreira live

Gab FerreiraFoto: Divulgação


1 Thiago Pethit “Orfeu”, “Me Destrói”
e “Mal dos Trópicos” @ SESC Pinheiros



Mal dos Trópicos novo álbum de Thiago Pethit foi lançado em Março e já despertou clamor por parte da crítica especializada. Por aqui um de seus clipes acabou entrando na lista de melhores do mês, e de fato existe uma preocupação estética em cada um dos seus lançamentos. Inclusive nesta live registrada durante seu show de lançamento no palco do Sesc Pompeia.

O músico que teve registradas três faixas, “Orfeu”, “Me Destrói” e “Mal dos Trópicos”, contou um pouco mais sobre a experiência. Os vídeos contaram com a direção de Vinícius Cardoso.

“Um disco só está pronto, em seu processo todo, quando chega ao público ao vivo. Pra mim, o primeiro show marca essa divisão entre o trabalho de lagarta, fechado em si mesmo, e a construção da estrada. Turnês são sobre outra coisa de certa forma, pois vão se moldando a partir dos encontros ao vivo”



“Fazer shows pra mim é sobre estar vivo e morrer na mesma noite. Acontece naquele instante. E acredito que nenhum vídeo é capaz de dar conta dessa sensação, dada sua natureza imortal, como cinema. No entanto, a turnê de Mal dos Trópicos tal qual aconteceu em sua estréia, é algo grandioso demais e eu não poderia deixar de imortalizar isso.

Dezenove músicos em um palco, uma grande iluminação-cenário, tudo para narrar a trajetória trágica deste Orfeu tropical em 2019. E por entender que em 2019, com todo o desmonte cultural que este governo propõe,  um show desse porte dificilmente viajará Brasil afora de forma integral. Queria que meu público espalhado por diversas cidades menores, e que talvez não tenha acesso a um show desses ao vivo, pudesse ver e saber e imaginar como foi.”, reflete o músico



Nas Palavras do Diretor

Mal dos Trópicos, um dos vídeos que fizemos, conta com a participação de Ilú Obá de Min e foi filmado durante o ensaio que Pethit fez com ela nos preparativos para o show do Sesc Pinheiros. Foi muito bonito o encontro dele com as meninas, super intenso, emocionante.

Além disso, captamos também imagens de backstage tanto do ensaio quanto do show. Na edição busquei criar camadas, pra não ficar com a tela chapada e pra dar texturas, num flerte com a videoarte”, conta o diretor Vinícius Cardoso

2 OZU ft. Nomade Orquestra
“Meia-Água” @Fauhaus Session



Uma live session estreante por aqui, a Fauhaus Session. A casa de shows da zona oeste de São Paulo disponibilizou em seu canal oficial no dia 01/09 um vídeo envolvendo duas ótimas bandas paulistas, a OZU e a Nomade Orquestra. A faixa gravada “Meia-Água” funde experimentação envolvente entre o jazz, o neo-soul e o hip-hop. Assina a composição Francisco Cabral.

3 Gab Ferreira @ Sala de Estar



Outra live session estreando por aqui é a Sala de Estar. No dia 04/10 a catarinense Gab Ferreira teve disponibilizada a sessions gravada ao lado de Roberto Kramer (RØKR). 

A mixtape da Gab é altamente recomendável para quem pira em Bedroom Pop e Chilwave, a R&B e Lo-fi. Para o registro ela gravou “The Rise and Fall of My Womanhood”, “Alone with Everybody”, Stay Inside” e “untitled”.

A produção audiovisual é assinada por Carolina Hallack, Pedro Valdetaro e Raphael Perez. Já a fonográfica por Orelha Muda.

4 Raça @Sala de Estar



Os paulistanos do Raça também passaram por lá e registraram as canções: “Bandidos e Divas”, “Domingo”,“Casei” e “Um Charme”. Em abril deste ano eles lançaram seu terceiro disco Saúde via Balaclava Records.

5 Walfredo em busca da simbiose @Sala de Estar



A Sala de Estar também recebeu a banda Walfredo em busca da simbiose que para a live session gravou as canções “Carne”, “Ravel Ribeiro”, “Azar” e “Mãe”. Na formação eles contam com Lou Alves, Gabriel Olivieri, João Lopes e Kefren Buso.

6 Apeles @Sala de Estar



Apeles que recentemente entrevistamos no Hits Perdidos também passou pela live session durante o mês de setembro. Em seu set ele registrou “A Alegria dos Dias Dorme no Calor dos Teus Braços”, “Pássaro Nú” e “Pele”.

7 Jadsa @Sala de Estar



Quem também apareceu na Sala de Estar foi Jadsa. Em seu Set ela registrou “Mergulho”, “Selva”, “Raio de Sol” e “Run, Baby”.

Seu primeiro álbum, OLHO DE VIDRO, será gravado na Red Bull Station e será lançado ainda em 2019 pela Balaclava Records.

8 Alles Club @ Necessaire



No dia 04/09 foi a vez da banda mineira Alles Club disponibilizar a live session para “Canção da Volta”. O registro dirigido por Rafael Ski contou com projeções interativas que dão todo um efeito plástico – e psicodélico – para a produção cinematográfica.

9 Transquarto “Jurerê Internacional”
@ Liquidsessions



Os brasilienses da Transquarto durante uma viagem registraram uma session no Estúdio Mortimer. A faixa “Jurerê Internacional”, gravada na ocasião, está presente no recém lançado ELECTROMAPAS. O vídeo gravado por Donald Carlos integra a Liquid Sessions, estreante também por aqui e é organizada

10 Ventilas @ Lobotomia Session



O duo paulista Ventilas participou recentemente da Lobotomia Session, de Sorocaba (SP), e por lá registrou dois sons “Gol” e “Calejadão”.

Rafael Augusto assina a direção, o som, mix e master ficaram sob a responsabilidade de Peu Ribeiro; já as Imagens foram captadas por Rennan Castro, Thiago Roma e Rafael Augusto.

11 Brisa Flow @ Dip Recordings



No dia 04/09 foi a vez da Brisa Flow ter disponibilizada a session gravada para as DipRecordings, projeto do portal Monkeybuzz. Para o registro ela gravou as faixas “Violeta Se Fue”, “Selvagem Como o Vento” e “Fique Viva”.

12 Bruno Bruni @ Dip Recordings



Quem também passou por lá e teve vídeo disponibilizado no canal, no dia 12/09 foi a Bruno Bruno. Para o registro ele registrou as faixas Space Time”, “Uh Ah Oh” e “No Escuro”.

13 Barro @ DoSolTV Sessions



Estúdio: Estúdio DoSol
Onde: Natal / RN

O Barro no dia 18/09 teve sua session gravada no Estúdio DoSol lançada na DoSolTV. O registro conta com mais de 11 minutos entre papo e som. O músico comenta suas origens, influências, além claro de tocar!

14 Stolen Byrds  @ DoSolTV Sessions



Estúdio: Estúdio DoSol
Onde: Natal / RN

Os paranaenses da Stolen Byrds no dia 25/09 tiveram sua session gravada no Estúdio DoSol lançada na DoSolTV. O registro conta com mais de 16 minutos entre papo e som. Vale lembrar que no ano passado eles tiveram um de seus clipes classificado como um dos melhores do ano pelo Hits Perdidos #Prestenção

15 Desalmado @ DoSolTV Sessions



Nossa lista se encerra com uma live session de peso! A Desalmado de São Paulo que recentemente comemorou seus 15 anos de trajetória preparou um set especial para tocar na DoSolTV Sessions.