[Premiere] Em clipe nonsense, Marcelo Perdido brinca com a diversidade do país “Brasa”

O carioca radicado em São Paulo Marcelo Perdido está prestes de fazer o show de lançamento de seu novo disco. Este que faz parte de uma quadrilogia temporal que vem sido solidificada desde 2014 quando lançou Lenhador, seu outono.

De lá para cá ele lançou Inverno, autoexplicativo, em 2015; e Bicho, em 2016, sobre sua primavera lisboeta. Neste domingo, 26/08, o cantor lança o disco que será o seu “Verão”, Brasa, na Casa Clube Rosa Flamingo.

Segundo o artista, o álbum carrega “uma narrativa cheia de colagens pops sobre melodias que fazem curvas fechadas, abordando o fictício país “Brasa”.”

O projeto de fato é bastante ambicioso visto que conta com um time de peso como produtores que conta com nomes como Rafael Castro, Habacuque Lima, João Erbetta, Felipe S. (Mombojó), Mari Romano, Nana e Laura Wrona, André Whoong, João Victor do Santos, Felipe Parra; e tem ainda participações de Letícia Novaes (Letrux), Helio Flanders (Vanguart), Laura Lavieri, Bazar Pamplona e Zá. Ufa!

O primeiro aquecimento para o álbum foi o lançamento do single “Menina” este em abril em parceria com a artista Letícia Novaes, Letrux, que no ano passado lançou o elogiadíssimo Em Noite de Climão pelo selo Jóia Moderna. Na época, em que foi disponibilizado o vídeo, o disco de Perdido estava em financiamento coletivo no catarse.



Já no fim de  junho foi lançado o álbum nas plataformas digitais e a pluralidade de produtores e suas particularidades que deram o tempero para um disco bastante diverso – e repleto de experimentações.

Ousou em muitas coisas mas o que mantém a unidade é justamente a “quentura” do verão (mesmo que este tenha sido lançado em pleno inverno tropical!). Memes, emojis, ironias, energia dissipada, amores e ferveção são alguns dos temas que o registro aborda.



Após se apresentar em Portugal, em Julho, neste fim de semana o artista lança o disco em São Paulo e para aquecer as temperaturas do inverno da cidade ele decidiu lançar em Premiere no Hits Perdidos o videoclipe para “Brasa”

Marcelo Perdido – “Brasa” (22/08/2018)

A faixa por si só é puro nonsense. Ele pega o liquidificador do que “é o Brasil” e mistura sem dó nem piedade deixando tudo um tanto quanto esquizofrênico, energético e divertido.

“Brasa” conta com a participação de Laura Lavieri, produção de Habacuque Lima e abre o disco homônimo. Com espaço para mostrar a diversidade do país continental mas sem esquecer da crítica social disfarçada de piada. As quebras rítmicas deixam tudo ainda mais “maluco” e claro que uma canção dessas não ia ganhar qualquer clipe para ilustrar.

O vídeo começa com uma série de colagens em stop-motion com televisores e repleta de cores, traz imagens dos anos 90, festas populares, dialoga com a letra de forma um tanto quanto nonsense, e até o dollynho acaba ganhando um “cover” dentro da produção audiovisual.

Conforme passa sai o pop/mpb e entra o Tecnobrega onde aparecem Marcelo e Laura contracenando devidamente caracterizados de personagens esteriotipados. Memes também dão o tom da prosa com direito a Marcelo cantando como se fosse uma obra de Romero Britto.

A mídia por sua vez é bastante criticada assim como a indústria de ícones pop através de cenas que brincam com os bastidores do showbizz. A internet também não deixa de ser ironizada e até o VPN para acessá-la do trabalho ganha holofotes.

Feito uma espécie de “faroeste cabloco” ao revés, conforme seu andamento os ritmos vão mudando. Entra a viola e os “Brasas” vão sendo expostos de maneira um tanto quanto sarcástica e literal. As referências são tantas que menos Spoilers e mais ação.

Confira o vídeo!


Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s