[Premiere] Conversas de boteco dão o tom do EP de estreia da banda gaúcha Comparsa Jones

Embora o rock no Rio Grande do Sul fosse algo forte desde as décadas de 60 e 70 foi entre 84/85 que este teve sua explosão. Com bandas emblemáticas como TNT, Os Replicantes, DeFalla, Os Cascavelletes, Ultramen e Engenheiros do Hawaii.
O que abriu espaço para a geração seguinte trazer nomes como Bidê Ou Balde, Acústicos e Valvulados, Walverdes, Graforréia Xilarmônica, Superguidis, Pata de Elefante, Cachorro Grande e tantas outras que ficaram mais conhecidas em nível nacional após o Acústico MTV: Bandas Gaúchas.
Talvez algo que de certa forma ou outra trouxesse uma identidade que as unisse fosse algo além de referências musicais o tom sarcástico das composições e a maneira de falar sobre temas como amor e política. Algumas mais puxadas para a estética do mod dos anos 60, outras com uma postura mais agressiva do punk mas sempre com a língua afiada.
No subsolo do underground bandas de outros estilos como o metal, post-punk e o punk sempre mostraram qualidade e intensidade. Não é a toa que algumas bandas como Tequila Baby se mantém na ativa até hoje. A nova geração conta com ótimos nomes no metal como a Rebel Machine e a Cattarse.

É desta forma que introduziremos o primeiro registro do Comparsa Jones que está sendo lançado hoje. Com o mesmo nome o EP conta com quatro canções que falam sobre relacionamentos de uma maneira bem humorada e debochada.
A banda foi formada entre reuniões no diretório acadêmico da UFRGS assim a faculdade sendo um elo para unir Felipe Spindler (“Fefo Jones” – Vocal/Guitarra), Thágor Dorsdt (“Tata Jones” – Guitarra solo) e Bruno Ruiz (“Bubu Jones” – Baixo). No começo era uma banda de baixo e violão, com o passar do tempo teve a entrada do baterista Eduardo Cury (“Dudu Jones”) – que figura a atual formação. Nesta quarta-feira 12/04 chega a hora de ser lançado o primeiro tento da banda, o EP Comparsa Jones.

O disco foi gravado em 2016 no estúdio Gorila (Porto Alegre/RS) e conta com a produção de Bruno Mad. Ele que foi responsável também pela pré-produção, mix e master do disco de estreia da banda.

O quarteto Comparsa Jones lança hoje seu primeiro EP. – Foto: Gabriel Boizinho (baterista do Cachorro Grande)

Ouvir o EP pela primeira vez me lembrou um misto de Ramones, Beatles, Rolling Stones, AC/DC com cantos rasgados de artistas gaúchos como Wander Wildner, Bidê ou Balde e Flávio Basso (Jupiter Apple).
As letras por sua vez tem um tom “canalha” e vão direto ao ponto com versos como “porque Milena o meu sonho foi sempre te ver sem sutiã”. A boemia também tem espaço e o estilo de vida rock’n’roll ganha força através dos contornos do som e trechos como “Na mesa ao lado dela a garrafa dela cada vez fica mais rasa / Ela tá alta e daqui a pouco ela vem para casa” da faixa que abre o disco, “Papo de Mulher Alta“.
Ao mesmo tempo que “Florida Sem Razão” é uma balada que mistura o rocksteady ao rock psicodélico e se diferencia das outras canções. O tom de deboche é algo a se destacar e o senso de humor em lidar com “sinucas de bico” em relacionamentos é um dos pontos da canção.
Saci de Roller” – que até ganhou um videoclipe – acho que foi a canção mais emblemática do EP. Muito disso por conta do sarcasmo do personagem alcoólatra que se expressa em frases como: “mas eu tenho dedo torto para caralho”. Ao citar sobre a loucura de seu amor ele compara a “loucura” de sua amada a lenda do Saci. Tudo isso em tom de deboche através de versos – claramente – entorpecidos.
“…Mais louca que o Saci de Roller /
Que o robocop na chuva /
Que impressora sem toner /
Que proctologista sem luva”
O espírito do rock gaúcho é o combustível do Comparsa Jones. – Foto: Gabriel Boizinho (Cachorro Grande).

Show de Lançamento
O disco estará sendo lançado hoje e será apresentado ao público com show de lançamento às 21h no Divina Comédia, em Porto Alegre. No repertório além das quatro canções o público poderá conferir versões dos clássicos de bandas gaúchas como Cachorro Grande, Vera Louca e Bidê ou Balde. Assim como clássicos do rock’n’roll de bandas icônicas como The Rolling Stones e Jimi Hendrix.
Sobre a expectativa para o show desta noite Thágor Dorsdt (Tata Jones) comenta:
“Vemos o lançamento – tanto digital, como o show propriamente dito – como um primeiro passo em busca dos objetivos da banda, tendo a certeza de que será apenas o começo de uma baita história. Já realizamos diversos shows, mas esse, em específico, tem o gostinho especial de ser o NOSSO show, o que dá um friozinho na barriga e uma expectativa de fazer o melhor possível”
SERVIÇO:
◆ EVENTO NO FACEBOOK
◆ LANÇAMENTO EP COMPARSA JONES ◆
12/04/2017, quarta-feira, às 21h
Divina Comédia (R. da República, 649 – Cidade Baixa)
◆ INGRESSOS ◆
R$ 15
Antecipados com a banda


Facebook
Instagram
Youtube

This post was published on 12 de abril de 2017 12:03 am

Rafael Chioccarello

Editor-Chefe e Fundador do Hits Perdidos.

Posts Recentes

As Melhores Live Sessions | Dezembro (2024)

As Melhores Live Sessions | Dezembro (2024) O Que São Live Sessions? Live Sessions tem sido um…

15 de janeiro de 2025

terraplana passeia por um parque de diversões no videoclipe para “charlie”

"charlie" chega acompanhada de um videoclipe dirigido pela dupla Gabriel Rolim eDaniel Augusto Após uma…

14 de janeiro de 2025

M-V-F- Awards 2024: Conheça os finalistas e vote agora nas categorias abertas ao público

M-V-F- Awards 2024 reúne 25 categorias, entre nacionais e internacionais, que seguem para votação do…

13 de janeiro de 2025

100 Hits Perdidos de 2024 – Playlist Oficial

Retrospectiva 2024: 100 Hits Perdidos de 2024 A retrospectiva do Hits Perdidos de 2024 chega…

23 de dezembro de 2024

215 Discos Brasileiros que Você Deveria Ter Ouvido em 2024

215 Discos Brasileiros que Você Deveria Ter Ouvido em 2024 Recentemente postamos uma lista com…

20 de dezembro de 2024

55 EPs Nacionais lançados em 2024

55 EPs Nacionais lançados em 2024 Em tempos onde o formato de compartilhamento da música…

19 de dezembro de 2024

This website uses cookies.