32 clipes independentes lançados em Janeiro + Playlist no Spotify

A produção independente cresce a cada dia que passa e o investimento na divulgação também. Em uma geração em que poucos escutam um disco do começo ao fim, o artifício dos web clipes tem sido uma boa maneira de expor seus trabalhos.

E estes são feitos de todas formas, com alto ou baixo custo de produção. Com ideias mais certinhas a criativas. No fim das contas o que interessa é eternizar aquele momento e expor seu trabalho com a estética que mais convém atrelar a imagem da banda.

Neste mês de janeiro inúmeras bandas começaram a divulgar seus curtas promovendo singles antigos ou que estarão presentes em seus futuros álbuns ou EP’s. Reunimos 32 clipes lançados neste mês que mostram alguns dos novos talentos da música independente brasileira. O que impressiona, termos um ou mais clipes sendo lançados no independente por dia. Na lista temos artistas de 13 estados.

Os selecionados também fazem parte da Playlist criada especialmente pelo Hits Perdidos para eternizar os vídeos lançados neste mês de janeiro. Novo ano pede novos formatos de divulgação. Aliás não deixe de seguir o perfil do Hits no Spotify!

#1 Deb and The Mentals “Bleeding”



O vídeo foi filmado durante 6 meses da maneira mais DIY possível por Giuliano Di Martino, que além de baterista da banda paulista assina a direção do clipe. Uma curiosidade fica por conta do Skate de dedo utilizado nas filmagens. Ele foi feito pelo pessoal da Lodo Boards que se amarrou na ideia e projetou um “mini skate” especialmente para o vídeo. O primeiro disco do Deb and The Mentals contará com a produção do Alexandre Capilé (Water Rats) e tem lançamento marcado para o mês de março.

#2 Royal Dogs “Tattoo You”



Com um Iphone 6 na mão e uma boa ideia na cabeça, a banda de rock alternativo maranhense Royal Dogs lançou no último dia 27 o clipe para a faixa título do álbum, Tattoo You (2016).

Para o clipe foram usadas mais de 3000 imagens que foram editadas através do aplicativo Prisma. As imagens foram registradas no Amsterdam Music Pub (São Luís – MA).

#3 Projeto Rivera “Ladrilhar”



Direto de Fortaleza, o Projeto Rivera apresenta através de um clipe produzido pela Villa Produções e dirigido por André Loureiro seu primeiro single no ano, “Ladrilhar”. A faixa tem produção de Leonardo Ramos (Supercombo) e sua letra trata de questões típicas da sociedade contemporânea, como o falso moralismo e as suas consequências no senso comum. A faixa integrará o segundo álbum dos cearenses, Eu Vejo Você que tem previsão de lançamento para março.

#4 Overfuzz “Bastards Of Rock’n’Roll



A banda de rock’n’roll goiana Overfuzz lançou no ano passado seu primeiro disco, Bastard Sons Of Rock’n’Roll. Este que permitiu com que fizessem 56 shows passando por 25 cidades. Entre eles passagem por festivais como: DoSol (RN), Bananada (GO), Vaca Amarela (GO), Goiânia Noise (GO). O vídeo é o resultado de uma compilação de imagens registradas por Rafael Saboya durante as viagens, ele assina a direção e a direção de fotografia.

#5 Sasha Grey As Wife “Era (Ft. Rafael Mordente)



A one man band Sasha Grey As Wife para quem ainda não conhece é um projeto conduzido por Júlio Victor. Direto de Volta Redonda (RJ) ele está prestes a lançar seu novo e conceitual álbum, Ashtar Sheran I: Terra. Este que estará disponível nas principais plataformas de streaming na sexta-feira (03).

O disco promete músicas que alternam passagens faladas em português e melodias em inglês, com textos fortes. Como é o caso do clipe “Era” que tem como tema a prevenção do suicídio. Este que conta com a participação de Bruno Chagas (violões e trompete), Túlio Freitas (baterista da Eu Você e a Manga), Fifas Rules (baixista do Aurora Rules) e Rafael Mordente (aka Aquaplay da UDR)

#6 Xóõ “Cansado”



 

A mega banda brasileira, Xóõ, lançou no ano passado o disco Cansado. Este que estrelou as principais listas de melhores do ano – e chegou a entrar na playlist 100 Hits Perdidos do Indie Nacional – é formada por membros dos grupos Ventre, Lupe de Lupe, SLVDR e Baleia.

No começo de janeiro eles lançaram o clipe para a faixa título. O trabalho é uma realização de André Magalhães, Eduardo Kozlowski, César Augusto Moura, Pedro Waddington e Pedro Bomfim Fontoura (Academia Internacional de Cinema). A performance solo de Pedro Gabriel Bomfim (Pegê) tem sua coreografia feita da maneira que ele sentiu a canção.

“O desenvolvimento do clipe foi muito intuitivo, eu apresentei esses músicos pro Pegê e deixei a seleção a critério dele. Depois de escutarmos o álbum Xóõ, conversamos um pouco sobre ritmos e foi uma surpresa muito agradável, porque ele interpreta a música inteiramente pelos movimentos, e isso me ajudou muito na hora de pensar visualmente.

Ele ia me dando toques dos momentos da música onde haviam quebras de tempo, viradas e ia sugerindo. Com isso em mente, preparamos tudo e deixamos ele livre pra dançar a música”, conta um dos realizadores, Pedro Bomfim Fontoura.

#7 Emerald Hill “Aos Seus Braços”



Direto de João Pessoa (PB) a Emerald Hill talvez seja uma das #ApostasHitsPerdidos2017. O som do trio vem em constante evolução e o EP Presciência é a maior prova disto. Lançado em agosto do ano passado, o single “Nos Seus Braços” ganhou um web clipe nas últimas semanas. O som da banda passeia pelo universo do shoegaze/emo/post-punk e permite uma viagem pelo campo dos sentimentos. A banda integra o casting do selo paraibano Fiasco Records.

#8 Antiprisma “Sermão”



O duo folk formado por Elisa Moreira e Victor José, Antiprisma, lançou no ano passado através do selo M4Music seu álbum de estreia, Planos Para Esta Encarnação. Este que contou com a produção Diego Oliveira (que carrega em sua bagagem trabalhos com Arthur Matos, Benjamin e Bardo e o Banjo).

Neste mês eles tem divulgado um vídeo gravado para a canção “Sermão”. Esta faixa que foi gravada em apenas um take ao vivo. Algo que o duo paulista preza é soar rústico, simples e natural. Foi a última gravação e fecha o ciclo do disco abrindo alas para 2017.

Uma curiosidade: Na mixagem para o disco, a faixa conta com uma montagem com um diálogo extraído do filme Easy Rider (1969) em que os atores Jack Nicholson e Dennis Hopper discutem o sentido de liberdade. Este tema que permeia o disco. A versão com o trecho pode ser ouvida no Spotify!

“Achamos que esta cena do Easy Rider tinha o mesmo clima que queríamos para a Sermão. Na cena, eles estão sentados no mato ao redor de uma fogueira refletindo despretensiosamente sobre a vida e a liberdade que tanto buscamos. E essa reflexão do filme também casa bastante com a ideia que permeia o disco inteiro.”

#9 Surra “Tamo na Merda”



A banda de hardcore santista, Surra, lançou no dia 17 o clipe para a faixa “Tamo na Merda” esta que integra o álbum de mesmo nome lançado no ano passado. O vídeo é dirigido e produzido por Melina Kato e Guilherme Pisa, produtores do canal de youtube Meninos da Podreira. O roteiro foi elaborado por Leeo Mesquita (Vocalista e Guitarrista do Surra). Também participam do vídeo: Thiago Testa (Meninos da Podrera) e Fabio Prandini (Paura, Meninos da Podrera).

#10 Far From Alaska + Ego Kill Talent “Colision Curse”



As bandas Far From Alaska (RN) e Ego Kill Talent (SP) juntaram forças para gravar uma faixa de maneira coletiva. O resultado foi a canção “Collision Curse”, gravada no Family Mob Studios. O clipe é um mix de cenas registradas no dia da gravação e shows de ambas bandas.

“A faixa nasceu de uma jam entre as duas bandas, a partir de ideias prontas que cada uma trouxe consigo” – explica Raphael Miranda, baterista do Ego Kill Talent

“A faixa mostra uma discussão entre um casal, uma briga que vai gerando uma explosão. No final, as duas partes percebem que perderam muito tempo brigando e que isso não valeu a pena” – comenta a vocalista Emmily Barreto, da Far From Alaska


#11 Figueroas “Boneca Selvagem”



O ritmo da lambada caliente do Figueroas contagia em seu novo clipe lançado na semana passada, “Boneca Selvagem”. A faixa estará presente no disco Swing Veneno que sairá pelo selo Laja Records no dia 10/02. Quem assina a direção é Marco Loschiavo que teve suas gravações realizadas em dezembro.

#12 Drenna “Desconectar”



A banda de rock alternativo carioca Drenna lançou no ano passado o álbum, Desconectar. Com 11 faixas carregadas embaladas pelo punch do rock’n’roll noventista a banda vem conquistando terreno. No começo do mês o quarteto lançou o vídeo para a faixa título do álbum, este que conta com uma série de figuras carimbadas do underground carioca.

O vídeo tem direção do Leonam Moraes, apoio do Toca Discos e Game Fm e participação: Aline Damazio, Anderson Silva (Obscura), Dado Oliveira (Pessoal da Nasa) Dig Obadia (Balba), Edu Avelino, Iolly Amancio (Banda Gente), Iuri Nascimento (Verbara)
Jan Santoro (Facção Caipira), João Matheus, Julian Andrade (Vendo Meu Sofá Vermelho), Kadu Pereira (Verbara), Kauan Calazans (Folks), Lais Goulart (Lara e Laís), Magrão Kovok (Canto Cego), Monique Cruz (Obscura), Nino Vergal (Quarto Teto),  Rafael Cruz (Vendo Meu Sofá Vermelho), Roberta Dittz (Canto Cego), Rodrigo Solidade (Canto Cego), Thiago Mateu, Thiago Matias (Lara e Laís), Wallace Cruz (Banda Gente).

#13 Carne Doce “Eu Te Odeio”



A banda goiana Carne Doce tem sido uma das grandes sensações do cenário independente brasileiro nos últimos tempos. No ano passado eles lançaram o álbum Princesa um dos grandes destaques das principais listas de fim de ano e elogiado pela crítica especializada.

No dia 18 eles lançaram o clipe para a faixa “Eu Te Odeio”. Este que contou com a Direção, roteiro e direção de arte de Benedito Ferreira. Participam do clipe os integrantes do grupo, Salma Jô e Macloys.

A música foi produzida por João Victor Santana Campos, gravada por Rodrigo Funai Costa e Alejandra Luciani no Red Bull Studios São Paulo (junho de 2016), mixada por Rodrigo Funai Costa e masterizada por Felipe Tichauer. É a faixa número 6 do disco Princesa.

#14 Labaq “Vida Que Segue”



A cantora paulistana Labaq lançou seu primeiro video clipe, “Vida Que Segue”, esta faixa que conta com a participação da LyricL e foi gravado em Setúbal/Portugal. A direção ficou por conta de Pedro Estêvão Semedo.

#15 Plastic Fire “Midas Ao Revés”



2017 já começa com a energia renovada para os cariocas do Plastic Fire. Sem menor sombra de dúvidas uma das grandes referências do hardcore do Rio de Janeiro. No dia 20/01 eles lançaram o clipe para a canção “Midas ao Revés” esta que integrará o EP Notícias do Front que deve ser lançado em breve.

O clipe conta com imagens gravadas em um dos principais palcos da capital fluminense, o Audio Rebel e conta com imagens de Fernando Valle e edição de Marcelo de Souza.

#16 Santos “Esferas” (Ava Rocha)



Após lançar seu primeiro EP, Suor (2016), santos preparou uma versão para a canção “Esferas” da cantora Ava Rocha. A faixa acompanha um vídeo registrado em uma session realizada no estúdio carioca Camelo Azul. Um destaque fica pelo fato da mixagem e masterização terem ficado por conta de João Carvalho (Sentidor, Rio Sem Nome). O artista integra o casting do selo Lixo Records.

#17 Plutão Já Foi Planeta “O Ficar e o Ir da Gente”



Após o programa Superstar e de ter assinado com o selo Slap, a banda Plutão Já Foi Planeta prepara o disco sucessor de Daqui Para Lá (2014) que deve ser lançado nos próximos meses. No dia 18 foi lançado o clipe do primeiro single do próximo trabalho, “O Ficar e o Ir da Gente”, faixa que ganhou clipe nas mãos do diretor e roteirista, Henrique Fontes. A produção da faixa ficou por conta de Gustavo Ruiz.

Segundo o grupo, a ideia do clipe é abordar a diversidade em um relacionamento: “Dessa forma, escolhemos três casais. Não queríamos falar de relacionamento sem ser de uma maneira singular.”

#18 Bilhão “Mar de Vapor”



O duo carioca Bilhão lançou no ano passado através do selo Balaclava Records seu primeiro disco, Bilhão (2016). Formado por Felipe Vellozo e Gabriel Luz o som deles flerta com o rock, o pop e os anos 80 tendo como referência o Dream Pop.

Após o lançamento do clipe “Atlântico Lunar” no ano passado eles lançaram agora em janeiro um vídeo para outra faixa. As imagens de “Mar de vapor” foram registradas nas ruas de São Paulo. O cenário é o centro da cidade e a canção passa a sensação de melancolia e vazio. A direção ficou por conta de Nicolas Thomé Zetune.

#19 Eletrique Zamba “De Volta Ao Pó”



Após a pausa da banda piauense Narguilé Hidromecânico, Fábio Christian se juntou a a Lívio Nascimento (guitarra) e Thiago Doh (Dj) em um novo projeto: Eletrique Zamba. Este que viaja pelas ondas do pop, samba, reggae, colagens eletrônicas e outras tendências contemporâneas. Assim no ano passado era lançado o Volume 1.

No dia 15/01 foi lançado o primeiro vídeo clipe do projeto, “De Volta Ao Pó”, canção que conta a história de uma pessoa com o coração machucado que aos embalos de um samba conta que vai fazer um “Punk Rock” para sua amada. O conceito e direção ficaram por conta do próprio Fábio.

“A concepção do filme foi baseado em refletir esse comportamento na fotografia em movimento, a locação foi com a intenção de dar um aspecto de solidão, de ruína, mas também de reação a isso, você nota que há natureza mais urbanidade. O skate, o jeans, a guitarra, são elementos que caracterizam um lado mais hard, mais punk que nos grandes compositores que eu ouvia quando menino, tais como Nelson Cavaquinho, Ismael Silva, não há havia essa punkicidade visual, mas ela esteve totalmente presente na vida deles de forma filosófica, prática e cotidiana”, explica Fábio Christian em entrevista para o Portal O Dia.

 

#20 Facção Caipira “Ex-Fumante”



O grupo carioca Facção Caipira lançou na metade do mês o clipe para a canção “Ex Fumante” esta que integra o álbum Homem Bomba (2015). A faixa que ilustra o drama que é parar de fumar tem o roteiro pautado no cenário que o vocalista Jan imaginou ao escrever: “um cômodo decadente, queimado, esfumaçado”.

Baseado nisso o diretor Daniel Velluntini e a Zooey Produções criaram o roteiro em coletivo com a banda. O trabalho foi filmado no último andar da Escola de Cinema Darcy Ribeiro (Rio De Janeiro/RJ).

#21 Facas Voadoras “Creatures in the Night”



A banda Facas Voadoras de Campo Grande – MS teve como inspiração grandes clássicos dos filmes de terror no divertido clipe de “Creatures in the Night”. O clipe inclusive tem trechos de clássicos como Nosferatu, Frankenstein e White Zombie. O trio lançou no ano passado seu disco de estreia, You’re no Longer Dressed in Black. A direção do clipe ficou por conta de Helton Pérez da produtora Vaca Azul.

#22 Water and Man “Beautiful Waterfall”



A banda carioca Water And Man vai agradar quem curte indie, post-rock e dance-punk. Tendo lançado seu primeiro disco, Into the Infinite, em 2014 eles agora lançam seu primeiro vídeo clipe. A faixa escolhida foi “Beautiful Waterfall” e conta com uma estética retrô e atuação da atriz Ana Bonilha.

A direção é assinada por Felipe Areias.Também participaram da produção Artur Medina (direção de fotografia), João Carlos Rocha (colorização), Barbara Bosque (maquiagem) e Anna Maués (produção).

Uma curiosidade: O álbum Into the Infinite (2014) teve mixagem e masterização feitas por Dan Swift (Snow Patrol, Kasabian) no Brighton Electric Studios, na Inglaterra.

#24 Stupid “Incêndio”



A banda paulista Stupid lançou no dia 18/01 o vídeo clipe para a primeira faixa do EP Praeteritum que deve ser lançado no começo do ano contendo 3 sons inéditos. O EP integrará uma trilogia de EP’s que devem ser lançados ao longo do ano.

A faixa escolhida foi “Incêndio” e conta com imagens registradas no Basic Tapes Studio este localizado na cidade natal do quinteto, Indaiatuba – SP.

#25 Cidade Dormitório “Setas Azuis”



Hoje a banda Cidade Dormitório de Aracajú-SE lançou seu segundo EP Esperando o Pior pelo selo Banana Records. Na semana passada o primeiro single, “Setas Azuis” ganhou um vídeo clipe que contou com a direção de Luan Allen e a produção da Fat Fingers e Cidade Dormitório.

#26 Prume “How U?”



A banda pernambucana Prume lançou no começo do mês uma Live Session para a faixa “How U” que integra o álbum Learning by Watching lançado em maio do ano passado. As imagens da session foram gravadas na academia RecBox CrossFit, localizada em Recife, esta que também foi cenário do clipe anterior lançado pela banda “The Life I Seek“.

Sobre a faixa Cadu Bussat conta: “Era uma música que estava tendo um feedback massa. Além disso, ela ao vivo é diferente do CD, tem uma introdução estendida, que a gente gosta muito de tocar. Ela tem uma pegada bem diferente da canção anterior da session ao vivo, a ‘The Life I Seek’, é mais espacial… queríamos mostrar esse lado da banda também”.

#27 Versus Mare “Abre Essa Janela”



A banda do ABC paulista Versus Mare lançou na semana passada seu novo EP, No Meio do Caminho. O EP conta com duas faixas inéditas gravadas no Studio 1100, em Diadema. Além do EP foi divulgado o clipe para o single “Abre Essa Janela” dirigido por Thiago Ramos e com direção de fotografia de Rick Drums.

Sobre a nova fase da banda o baterista da banda Rômulo conta:

“Depois que tivemos uma pequena mudança na formação, na qual o Ricardo Rafael deixou a banda para seguir projetos pessoais e convidamos o Thiago Ramos para assumir o baixo, acredito que precisávamos provar para nós mesmo que ainda tínhamos muito trabalho e estrada pela frente. As mudanças, por menores que sejam, podem tanto te levar para a frente quanto para trás. Pensamos muito nisso e chegamos à conclusão que esse era apenas um novo ciclo, que ainda vai demorar para se fechar”.

#28 Enob “Presságio”



A banda de Enob (Petrópolis – RJ) lançou no dia 23/01 o clipe para a faixa título de seu mais recente trabalho, Presságio (2016). A som do quinteto agradará os fãs de post-grunge/metal e neste ano completará 8 anos de atividade. O clipe foi filmado na cidade de Petrópolis e tem roteiro e direção assinados por Bárbara Cleffs.

#29 Almir Chiaratti “É o Fim”



Através da tecnologia 360º, o Lettering 3D  proporciona um novo tipo de experiência para o usuário. E o artista carioca, Almir Chiaratti, decidiu implantar isto no vídeo para a canção “É o Fim” e no de “Bantu“.

Gravados com uma câmera em 360º, os trabalhos audiovisuais são as primeiras aventuras do artista no mundo da VR (virtual reality), como é conhecida, e estão disponíveis em seu canal oficial no YouTube. A ideia de usar o Lettering 3D e o som espacializado com headtracking é de provocar uma experiência mais imersiva para o expectador.

O próprio Almir assina a direção dos dois novos vídeos e trabalha no ramo do audiovisual há anos. No currículo, ele traz prêmios como o Dailymotion (França) e Urban Mediamakers Film Festival (Estados Unidos), com seu primeiro clipe, “Teu Caminho”.

“Acho a imersão na música maravilhosa. As pessoas podem interagir com o vídeo e isso faz com que elas ouçam por mais tempo a sua música. Além de ser super divertido ficar vendo as ações e reações dos músicos ao mesmo tempo. Acho que é uma opção interessante para divulgar música!”- conta Almir.

#30 Piratas Siderais “Jogo Sujo”



A banda gaúcha Piratas Siderais lançou no dia 27/01 o clipe para a canção “Jogo Sujo”. Direto de Imbé (RS) para o mundo eles estão na ativa desde 2015 e integram o casting do selo Musikorama Music Records. A direção ficou por conta de Rodrigo d’Sales Monteiro e a produção foi feita pela Hey Jude Filmes.

#31 Limados “O Sol Vem”


A banda Limados de Suzano (SP) lançou no dia 26/01 o clipe para a canção “O Sol Vem”. A faixa integra o EP Intacto que será lançado no mês que vem com show marcado no Jai Club (Ponto Alternativo Fest). A direção é assinada por Rafael Marques e Raphael Montagner, a produção foi feita pela Monomídia. O EP será lançado pelo selo Angorá Music.

#32 Fiusa “Eu Era Só Mais Um (Aqui)



A banda de hardcore de Itaquaquecetuba (SP), Fiusa, lançou no dia 30/01 seu primeiro clipe “Eu Era só mais um (Aqui)”, uma canção que fala sobre os heróis da vida real.

“O clipe é a materialização de um trabalho que nós queríamos demonstrar sobre quem é seu herói. E que ele está ao seu lado e não em uma cena inventada! Valorize quem está ao seu lado!

O vídeo foi gravado no Parque Império no Itaim paulista, com os nossos respectivos sobrinhos e afilhados falando sobre seu herói. O vídeo é a primeira parte de uma história que queremos contar futuramente em um documentário que fala sobre os heróis dá vida real.” conta Renan Santhiago


Playlist no Spotify

clipes-janeiro
Desta forma chegamos a playlist com os clipes independentes lançados no mês de janeiro [2017). Dos 32 vídeos do post, 21 possuem as faixas no Spotify. Muito disso por conta que algumas faixas serão disponibilizadas quando o EP ou álbum forem lançados na plataforma e outros pelo artista/banda não ter material por lá.

-> Siga o Perfil Oficial do Hits Perdidos no Spotify <-



Acompanhe o Hits Perdidos nas redes sociais:
Facebook
Instagram
Spotify

Advertisements

One thought on “32 clipes independentes lançados em Janeiro + Playlist no Spotify

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s