Raphael Thebas estreia em carreira solo com o single “A Noite Vai Cair”
Jornalista, radialista, poeta, compositor e músico, ufa, o paulistano Raphael Thebas tem na comunicação a sua forma de se expressar e traduzir os seus sentimentos. Conhecido no cenário independente como vocalista do Kanduras, o músico apresenta nesta sexta-feira (12/08) o seu single de estreia em carreira solo, “A Noite Vai Cair”.
Com o debut Bonança a caminho, o músico apresenta em Premiere o single que já nasceu de uma forma um tanto quanto inesperada, mas nem por isso não traz um significado único e visceral em sua essência.
Inclusive, nasceu como uma espécie de “crônica cantada” trazendo um pouco mais dos momentos de intimidade para o primeiro plano.
Raphael Thebas “A Noite Vai Cair”
Foram justamente os momentos mais sutis da vida a dois que inspiraram a escrita que posteriormente foi musicada.
“Essa música surgiu muito rápido. Minha namorada estava em casa no fim da tarde e recebeu uma ligação importante de uma pessoa querida que estava passando por um momento difícil.
Crises de ansiedade, problemas, dúvidas, estresse etc. Ela levantou e foi conversar com essa pessoa na varanda. Quando ela desligou o telefone e voltou, a música já estava pronta”, explica Raphael Thebas.
Em sua companhia ele tem apenas o violão, através de suas melodias o músico traduz o lado doce de observar sua musa inspiradora. Refletindo sobre os momentos em que se sente em sintonia e como sua forma de ser lhe traz leveza e paz de espírito. O lado sereno e sóbrio da composição mostram como as sutilezas, pequenos silêncios e admiração ajudam a construir, sedimentar, renovar e transformar uma relação.
A canção foi produzida de forma colaborativa com Gabriel Martini (Guilherme Arantes) e até por isso não se restringe apenas a MPB e ao choro da cuíca, tão presente no samba, que reverbera ao fundo. O primeiro single a ser apresentado flerta até mesmo com elementos indie e do rock, como ele mesmo frisa.
A atmosfera do disco como um todo mirará na sonoridade um tanto quanto tropicalista dos anos 70 e a primeira mostra já adianta o espírito sereno e minimalista que Raphael Thebas apresentará.
“É um disco solo, mas não é um disco feito sozinho. O Gabriel Martini foi parceiro e responsável direto pela produção musical junto comigo. Foi a primeira vez em que tive responsabilidade direta na produção musical. Produzimos juntos o disco e tive participação em absolutamente todas as ideias de arranjos. Depois, chamamos amigos músicos para executar as ideias”, complementa Raphael Thebas.
Martini além da mixagem também assina os arranjos de violão de nylon, bateria, percussão, flauta quena, backin vocals e piano elétrico, já Luciano Vassão foi o responsável pela masterização. Thebas que canta e executa o violão de aço ainda teve a companhia no disco que será lançado em breve de André Bedurê (Zeca Baleiro / Luiz Melodia) no baixo, de Thais de Souza no violino e Eric Almeida na flauta transversal. O material está sendo lançado de maneira independente.