As Melhores Live Sessions | Janeiro (2026)
Melhores Live Sessions | Janeiro (2026)
O Que São Live Sessions?
As Live Sessions têm sido um recurso bastante utilizado pelas bandas e em dezembro não foi diferente. Muito por conta da necessidade de mostrar seu trabalho ao vivo para contratantes. Mas também é uma oportunidade de engajar seu público a comparecer em eventos futuros. Por isso, desde 2018 reunimos as mais legais que têm surgido no país.
Confira a lista com as melhores lançadas em janeiro (2026); e não esqueça de enviar sua live session lançada nos próximos meses — vai que ela aparece por aqui!
As Melhores Live Sessions | Janeiro (2026)

1) Alceu Valença @ Tiny Desk Brasil
No ano em que completa 80 anos, Alceu Valença marcou presença no Tiny Desk Brasil de janeiro. O pernambucano trouxe no repertório as canções “Anunciação”, “La Belle de Jour”, “Tropicana”, “Como Dois Animais” e “Espelho Cristalino”. A live session tupiniquim é produzida pela Anonymous Content Brazil.
“Decidi essas músicas com a banda, indo para o ensaio. E a gente fez tudo no tempo certinho, viu? Tenho vários tipos de show, com sanfona, com metaleira, bem mais pesado. Com essa formação aqui, com cello e bateria pequenininha, achei bonito. Ficou bem clean”, contou Alceu para Lorena Calábria.
2) FBC Sonastério Ilumina
FBC marcou presença no episódio 28 do Sonastério ilumina acompanhado por Daniel Souza (guitarra), DJ Cost (DJ), Jackson Ganga (sax), Luadson Constâncio (teclado), Matheuzin Ramos (bateria) e Nathan Morais (baixo), além dos backing vocals Richard Vinícius, Luar, Fernanda Valadares e David Marcelo.
“Mais do que registrar músicas, o Sonastério ilumina é um projeto feito para atravessar o tempo, celebrando a música como essência — para quem cria, para quem escuta e para quem reconhece ali o ser humano por trás do artista. A participação do FBC traduz exatamente isso.
Fabrício é um artista generoso, que acredita no coletivo, valoriza os músicos e se envolve profundamente em cada etapa do processo. A entrega dele foi total, e isso se reflete em um episódio forte, verdadeiro e cheio de identidade”, comenta Caroline Leroy, Diretora de Projetos/Diretora de Vídeo.
As seis faixas apresentadas viraram um EP ao vivo lançado nas plataformas digitais via ONErpm.
Criado para revelar a verdade artística de grandes nomes da música brasileira, o Sonastério ilumina é uma série audiovisual que une performances ao vivo e registros documentais gravados em imersão no Sonastério — estúdio localizado nas montanhas de Minas Gerais, concebido como um refúgio criativo, com excelência técnica e liberdade artística. Cada episódio é desenvolvido de forma personalizada, com direção artística, iluminação e captação audiovisual pensadas especificamente para a identidade de cada artista.
3) O Novo Sempre Vem: Zudizilla
A série O Novo Sempre Vem apresentada pelo produtor João Marcello Bôscoli e transmitida semanalmente pela TV Cultura recebeu um dos artistas responsáveis por reposicionar o rap brasileiro na última década ao expandir seus limites musicais e narrativos.
Natural de Pelotas (RS), e referência na cena, no vídeo o músico é acompanhado por uma banda em seu repertório para a live session ele passeia por sua carreira em composições como “O Dia Mais Quente do Ano”, “Steez” e “Sonhos Imperiais”.
“Desde o dia em que Miles Davis plugou o jazz na tomada, criando o fusion, esse tipo de recurso, de pegar diferentes gêneros de diferentes épocas e criar uma nova sonoridade, passou a fazer parte do dia a dia das pessoas que fazem música. Nos anos 1990 entra o hip-hop como ingrediente e hoje, aqui, temos um belo exemplo disso, com Zudizilla adicionando música brasileira à fórmula”, comenta João Marcello Bôscoli.
4) Alê Session
O carioca Alê disponibilizou em janeiro uma live session no Play Rec Estúdios (RJ), no dia 24 de outubro de 2025, com canções presentes no seu álbum Ama Eu. Entraram no set as faixas: “Espaço Sideral”, “Te Deixar”, “Ama Eu”, “Furacão” e “Deixa Florescer”, “Como é que Pode” e “Carin”.
“‘Ama Eu’ foi totalmente concebido dentro de um computador, no home studio do Th4i, produtor do álbum. Um esquema ‘bedroom pop’ de produção, sabe? No entanto, neste novo projeto, eu quis deixar a música respirar. Quis que a textura dos instrumentos fosse notada e sentida pelas pessoas. É como se, dessa vez, eu estivesse mais interessado no toque do que no efeito. Como se tivesse num movimento consciente de ir do programado para o tocado, do controlado para o arriscado”, diz Alê.
No vídeo, Alê aparece ao lado dos músicos Fernando Caneca (guitarra e violão), Julinho Teixeira (teclado e acordeon), Zé Luiz Maia (baixo) e Renato Massa (bateria), entre outros de semelhante tarimba.
“Essa passagem do home studio para o palco, considerando, sobretudo, as mudanças mais que perceptíveis nas canções, só foi possível graças ao talento do Zé (Luiz Maia), que assina a direção musical, e do Julinho (Teixeira), que escreveu os novos arranjos.
Foi graças a eles que instrumentos como cordas e metais, que antes não existiam, tomaram o lugar dos beats, sempre presentes nas minhas produções. Em diversos momentos, ouvíamos uma ou outra canção e pensávamos: ‘nossa, é a mesma [música], mas dita em outra língua’. Esse estranhamento, por sinal, era um desejo meu desde que começamos a pensar o projeto”, explica Alê.
5) Akira Presidente – Medley ONErpm Sessions ( Pescador, Nipsey do Azul, $$$$$$$, Melhoria Gang )
Akira Presidente estreou no ONErpm Studios, em São Paulo, e por lá lançou um medley que reúne “Nipsey do Azul”, “$$$$$$$” e “Melhoria Gang”, além da faixa “Pescador”, parceria com o rapper LEALL, presente em seu álbum mais recente.
6) Chico Chico “Blues da Piedade” (Ao Vivo)
O registro de “Blues da Piedade”, composição de Frejat e Cazuza, feito durante apresentação do Chico Chico no Circo Voador, foi disponibilizado no YouTube em janeiro com direção de Carol Siqueira.
No palco, Chico Chico (voz) é acompanhado por Pedro Fonseca (teclados), Fernando Nunes (baixo), João Viana (bateria), Walter Villaça (guitarra), Kadu Mota (guitarra), Thiaguinho Silva (percussão) e Luiz Ungarelli (percussão).
“Essa música caiu como uma luva: funciona muito bem na voz do Chico e, pelo viés político e atual da canção, reverbera forte no público. No arranjo optamos por fazer uma reverência à versão do querido álbum ‘Veneno Antimonotonia’, da Cássia Eller”, comentou o produtor Pedro Fonseca.
7) Audio Sessions #2 – Bullet Bane
O segundo episódio da Audio Sessions recebeu a banda Bullet Bane apresentando versões ao vivo em um formato intimista, além de conversar com os fãs em um bate-papo conduzido por Deb Babilônia, com perguntas do público presente e reflexões entre uma música e outra.
A Audio Sessions é um projeto da Audio que propõe uma nova forma de viver a música ao vivo, transformando a casa em um espaço de gravação e experiência, onde artistas ocupam o palco de maneira diferente, criando registros exclusivos.
8) SOM NO SEBO | Pense
A live session SOM NO SEBO recebeu a banda de hardcore Pense que em sua trajetória já conta com 19 anos de caminhada. Por lá, eles apresentaram as faixas “Tudo o que temos de lembrar”, “De onde viemos”, “Eu não posso mais”, “Só depende de nós” e “Não vou recuar para ninguém”.
O material tem direção de fotografia de Joe Dumitriu, direção artística de Diego Octávio e direção de arte de Gustavo Leal.
9) CULTURA LIVRE | ALZIRA E
Alzira E participou do Cultura Livre, do sábado 10/01, programa apresentado por Roberta Martinelli. A compositora, instrumentista, intérprete de sua obra, diretora artística e produtora musical de sua carreira, Alzira conta com mais de 160 músicas gravadas, entre composições e parcerias.
10) Nickel Session | Maglore “Espírito Selvagem”
A Maglore marcou presença na Nickel Sessions e por lá apresentou “Espírito Selvagem”. Na formação, o grupo de Salvador (BA), radicado em São Paulo, conta com Teago Oliveira (voz e guitarra), Lelo Brandão (guitarra e synth), Felipe Dieder (bateria) e Lucas Gonçalves (baixo).
A live session tem direção de Alexandre Nickel, câmeras de Ariel Crepaldi e Matheus Romano e edição de Alexander Alves.
11) Nickel Session | Dingo “Dinossauros”
Quem também passou na Nickel Session é a banda DINGO com mais de 20 anos de estrada e natural de Porto Alegre (RS). Rodrigo Fischmann, Felipe Kautz, Diogo Brochmann e Fabricio Gambogi apresentaram por lá “Dinossauros”, do álbum Maravilhas da Vida Moderna.
12) Dramma “Adiando” (Grila Sessions)
Representando o interior de São Paulo, a Dramma, de Limeira, esteve presente na primeira Grila Session de 2026. Gravada no estúdio Grila Music, a faixa “Adiando” foi apresentada em primeira mão. A edição do vídeo é de Pedro Baptistella.
13) Juia “dois trabalhos” | full live session
A “cozinha sessions” dos curitibanos da Juia registrou ao vivo as canções “Dr. Renato Aragão”, “Lua Marinha”, “Festa na Floresta” e “dois trabalhos”. Na produção do vídeo a equipe é formada por didi, na engenharia de som, Helena Bohn, na direção de fotografia e operação de câmera e a edição ficou sob a responsabilidade de Matheus Who.
14) Zecca Netto “De Dentro” | Live Session EP
O músico José Ribeiro Neto (Zecca Netto) apresentou sua live session para o EP De Dentro em janeiro. O músico define seu projeto como folk com estética intimista, com violões orgânicos e letras confessionais.
Quer ver sua live session na lista do próximo mês?
Não deixe de enviar ao longo de janeiro!
