As Melhores Live Sessions | Outubro (2024)
As Melhores Live Sessions | Outubro (2024)
O Que São Live Sessions?
Live Sessions tem sido um recurso bastante utilizado pelas bandas e em Outubro não foi diferente. Muito por conta da necessidade de mostrar seu trabalho ao vivo para contratantes. Mas também é uma oportunidade de engajar seu público a comparecer em eventos futuros. Por isso desde 2018 reunimos as mais legais que tem surgido no país.
Confira a lista com as Melhores lançadas em Outubro (2024); e não esqueça de enviar sua live session lançada nos próximos meses, vai que ela aparece também por aqui!
1) Angra e Amanda Somerville “Wuthering Heights” (cover acústico) @ Ópera de Arame
O Angra gravou uma apresentação acústica na Ópera de Arame, em Curitiba. Dentro desta apresentação, que aconteceu em 2023, eles fizeram uma versão com direito a orquestra sinfônica, uma versão para “Wuthering Heights” (original de Kate Bush e gravada pelo Angra no disco de estreia, Angels Cry, de 1993), cantada pela vocalista de metal sinfônico Amanda Somerville. O show conta com a participação de Davi Jardim (piano), Guga Machado (percussão) e uma orquestra.
“Estou muito feliz de lançar finalmente o primeiro álbum acústico do Angra, que demorou muito para a gente conseguir viabilizar. É a realização de um sonho antigo meu. Deu muito trabalho, fizemos com muito com muita dedicação e carinho todos os arranjos da orquestra, piano, etc.
É muito legal ouvir as músicas despidas dos estereótipos principais do Angra: as guitarras, solos, agudos e baterias virtuosas e verificar que a música, despida desses elementos, permanece muito legal”, conta Rafael Bittencourt
2) Ina Arruda “Iluminados”
Ina Arruda, cantora, compositora e instrumentista paulista, tendo já realizado backin vocal para artistas como Luísa Sonza, Thiaguinho, Marina Sena, Rico Dalasam, Wanessa Camargo e Rael, estreia em carreira solo apresentando o single duplo “Iluminados” e “Céu” pela gravadora Trama.
Destacamos por aqui a versão para “Iluminados”, do repertório de Ivan Lins, que ganhou uma live session refinada em estúdio. Em sua banda ela conta com Herbert Medeiros nos teclados, Robson Tavares no baixo, Conrado Goys na guitarra e João Marcello Bôscoli, que, além de produzir, adicionou teclados, bateria e percussão.
3) 131 @ Matraca Sessions
O duo 131, composto por Lumanzin e o músico Pedro Bienemann, participou do segundo episódio do projeto Matraca Sessions, a live session da Matraca Records. Paralelamente, a gravação ao vivo em estúdio também ficou disponível a partir do dia 08/10 nas plataformas de streaming.
“A maior diferença entre a sessão e o disco foi a formação da banda. Apenas dois integrantes do que é a banda hoje gravaram no disco, que são o Danilo Moura (percussão) e Bianca Predieri (bateria na faixa “Dito Isso”). Os outros músicos, Thiago Leal (baixo) e Cuca Ferreira (sax) entraram pro time quando começamos a trazer o álbum para o palco.Esse encontro com a banda trouxe novos elementos e sabores para os arranjos já estabelecidos”, explica Lumanzin.
“A Zi toca comigo em algumas bandas e assim, além da amizade, desenvolvemos uma afinidade musical. Convidamos as duas justamente por confiarmos e admirarmos seus trabalhos.Arranjos vocais sempre trazem emoção, levam a música para outro lugar. A soma desses arranjos inéditos escritos por Lumanzin na voz de duas artistas tão potentes conduziram as canções para outro patamar”, explica Pedro Bienemann
“A gente cutuca o artista que lançou um disco via Matraca para que ele mostre a digestão que ocorreu do lançamento do trabalho até o momento da gravação das ‘Matraca Sessions’. A fotografia desse momento é o que é caro pra gente”, comenta Pedro Vinci, sócio da Matraca Records, a respeito da iniciativa
A série de live sessions tem a direção audiovisual de Luan Cardoso da Quixó Produções, com parceria da Tuqui Filmes. A produção musical é da Matraca Records.
4) Paira ao vivo no Cais
O projeto Paira, de Belo Horizonte, lançou no fim de outubro a live session Paira ao vivo no Cais, gravada em outubro de 2024. A gravação foi feita por Felipe d’Angelo, responsável pelo estúdio Cais, com direção e fotografia de Gabriel Lamounier.
“A ideia de gravar essa sessão partiu do desejo de apresentar ao nosso público uma amostra do nosso show, e mostrar a diferença de energia e intensidade que o ao vivo trás.
Também queríamos apresentar um vídeo divertido ao expectador, que vai um pouco além das live sessions que costumamos ver no Youtube, com interlúdios e experimentações audiovisuais que aprofundam a atmosfera do vídeo”, conta André Pádua, guitarrista e vocalista.
5) Oblomov @ Casa Verde Sessions
A banda de rock psicodélico, Oblomov, participou da 3ª temporada do Casa Verde Sessions, uma live session produzida coletivamente pela Casa Verde Estúdio, Moviola Mídia Livre e Produtora Nois. A produção e engenharia de som é assinada por Rafael Vaz com assistência de Marcelo Chiovato e edição de Filipe Conceição.
6) #SV 03 – Ajuliacosta / “Esse novinho vai ser meu homem”
Em live session produzida pelo MOVIMENTO, canal da parceria entre Rock Danger e UnitedMasters, Ajuliacosta, de Mogi das Cruzes (SP), lançou o single “Esse novinho vai ser meu homem”.
“Estamos muito empolgados com o lançamento da Sala Vermelha. Quando Hideki e Natan nos apresentaram o projeto ficamos muito impressionados com a ideia e todo o trabalho empregado para que fosse executada. Acreditamos que seja um esforço de reunir de maneira estética e dinâmica o que melhor existe na cena urbana e uma excelente oportunidade de revelar novos nomes”, diz Gabriel Miranda, gerente de A&R da UnitedMasters.
7) #SV 04 – Sain / “RJ é trincheira”
Quem também participou do Sala Vermelha foi o carioca Sain apresentou por lá o single “RJ é trincheira”.
Qual das Live Sessions | Outubro (2024) você mais gostou?
Quer ver sua live session na lista do próximo mês?
Não deixe de enviar ao longo de Novembro!