Confira os melhores clipes independentes | Fevereiro (2024) em seleção especial feita pelo Hits Perdidos!
As listas de melhores clipes independentes 2024 estão a todo vapor no Hits Perdidos. Você já conhece e acompanha por aqui elas todo mês e damos o pontapé inicial pelo nono ano consecutivo.
Para quem é novo por aqui seja bem-vindo e acompanhe o Hits pelas redes sociais (temos Instagram, Facebook, Spotify…).
2017 foi marcado pelo grande sucesso dos listões de melhores clipes independentes que até deram origem a um estudo super detalhado sobre a produção audiovisual do independente brasileiro.
Em 2018 veio a parceria com o UDIGRUDI da PlayTV onde escolhemos os mais legais para passar na programação aos domingos. O programa encerrou em Agosto de 2020 suas atividades (saiba mais como ajudar para que ele volte clicando aqui).
Fizemos um guia completo de “Como fazer para seu clipe aparecer na TV?“.
Neste mês de Março trarei os melhores que saíram no último mês e que merecem destaque. Claro que o listão continua democrático e no fim você encontrará uma playlist no youtube – e Spotify – com os 57 coletados ao longo do mês.
A produção independente cresce a cada dia que passa e o investimento na divulgação também. Em uma geração em que poucos escutam um disco do começo ao fim, o artifício dos web clipes tem sido uma boa maneira de expor seus trabalhos.
E estes são feitos de todas as formas, com alto ou baixo custo de produção. Com ideias mais certinhas a criativas. No fim das contas, o que interessa é eternizar aquele momento e expor seu trabalho com a estética que mais convém atrelar a imagem da banda.
Em Fevereiro inúmeras bandas começaram a divulgar seus curtas promovendo singles antigos ou que estarão presentes em seus futuros álbuns ou EP’s.
Reunimos 57 clipes lançados neste mês que mostram alguns dos novos talentos da música independente brasileira.
O que impressiona é termos uma média de 1,96 clipes sendo lançados no independente por dia. Na lista temos 57 artistas de 11 estados.
Para anunciar sua primeira música inédita em dois anos, Emicida escolheu uma potente animação para acompanhar. “Acabou, mas tem…”, lançada no raro dia 29/02, teve clipe dirigido pela dupla Pedro Conti e Diego Maia.
Sobre o cruzamento de estilos e referências do estilo, o músico comenta: “O ápice dos gêneros passa. É efêmero. Mas os artistas que têm substância se mantêm. Eu acho que encontrei a linguagem da minha música, tenho me sentido instigado por esse exercício de criação.
A minha música é ancorada na palavra e estudar um instrumento tem servido pra me libertar de umas amarras bobas que eu mesmo criei, fugindo de uns estereótipos e caindo em outros. Essa coisa de neo samba é uma responsa, por isso fui estudar sério. Quero criar algo musical que dê orgulho aos meus ídolos.”
A produção audiovisual brinca com a acidez da letra que se contrapões a tranquilidade da sua melodia, a sincronicidade da animação com a letra é algo interessante, após um navegar aparentemente calmo, o caos se instaura a partir de que Emicida diz “remete a um roteiro medonho”. As cores e o stop motion muito bem roteirizado dão ainda mais magia e luz para o desenrolar semântico da história.
Dando continuidade a divulgação do álbum de estreia, Sopa Primordial, a banda Meyot (leia entrevista) apresenta um vídeo sensível como o entrelaçar de corpos para “No Túnel”. Com direção assinada por Jo Sefarty, os encontros e desencontros ganham a tela para retratar a árdua busca humana por si no outro.
“A princípio, só tínhamos uma certeza: não queríamos que o clipe fosse uma mera tradução imagética literal da música. Quando trabalhamos com outra linguagem, preferimos que os profissionais envolvidos coloquem seus olhares, expandindo o campo interpretativo da canção.
O desafio era encontrar realizadores que tivessem uma sinergia criativa com a banda e a capacidade/disponibilidade para gerir um projeto que demandava certa urgência. Então, por volta de julho do ano passado, tivemos o prazer de conhecer a diretora e roteirista carioca Jo Sefarty, que topou o desafio de roteirizar, dirigir e que ainda conseguiu montar uma equipe maravilhosa que colocou o projeto de pé em poucos meses”, revelam os músicos.
O som deles, que é altamente recomendável para fãs de Radiohead, também parece entrar em sinergia com a complexidade da obra dos ingleses quando o conceito expande para as produções audiovisuais.
“O videoclipe se inspira em uma fantasmagoria da solidão e dos encontros e propõe uma estética que se conecta com uma atmosfera de alucinação. Dois dançarinos entram em busca pelo outro, mas essa busca se desenrola no reflexo de si mesmo.
O encontro real torna-se uma espécie de ilusão noturna, escapando quando quase alcançado nesse mundo contemporâneo atravessado pelo narcisismo. Levando essa ideia adiante, o videoclipe persegue um espelhamento e duplicação, onde as imagens se replicam, os figurinos se assemelham, o toque é fugaz, nada permanece fixo, tudo se multiplica e flui opaco como em um bosque suspendido no tempo onde não há entradas e saídas”, explica a diretora e roterista carioca Jo Sefarty.
O baile também é um elemento presente em na obra e seu ritmo acaba interferindo em diferentes momentos, na segunda parte o espectador se choca com um baile da terceira idade.
“Neste momento, os dançarinos estão em ambiente documental, sujeitos a outras presenças, se movimentam em ritmo desencontrado com o compasso do baile. A alucinação é uma vertigem, vazios e encontros convivem no mesmo salão”, completa a diretora.
O roteiro é o grande destaque do clipe de Letrux (leia entrevista) para “Louva Deusa”. Este que retrata, por metáforas, o rito silencioso, mas bastante incômodo, das desilusões afetivas.
O vídeo tem como protagonista Alice Carvalho que interpreta uma artista plástica que repete os mesmos ciclos interrompidos em looping. Já Letrux, assume o papel de psicanalista anotando as possíveis razões para o comportamento. Entre os atores que completam a trama dos corações partidos estão Andréia Horta, Kika Sena e Pedro Caetano.
Mesmo a protagonista tentando se moldar a relação para se encaixar, a angústia é o que marca a sua jornada. Quem assina a direção é Pedro Henrique França em roteiro em que teve a parceria com a própria Letícia Novaes.
Em uma fase mais leve, a Tuyo está prestes a lançar seu novo disco, mas antes chega com um videoclipe sensorial para “Paisagem”, faixa que tem participação de Luedji Luna.
A sensação que a produção passa é a de estar tão confortável – apenas sentindo o poder do silêncio e a beleza da paisagem – que ser apenas conduzido acaba se tornando por si só um ato de celebração. Como a própria artista evidencia em sua fala, é como se o espectador se sentisse amparado e parte de um todo muito maior que a nossa individualidade. A vida como experiência coletiva.
A reflexão é o ponto de partida para a produção audiovisual conduzida por Laís Dantas. “‘Paisagem’ é sobre comunidade e afeto, e ter um dos nossos era necessário”, comenta Lio
“A composição parte desse campo visual com alegorias que se multiplicam, mas que não podem ser descritas do mesmo jeito por pessoas diferentes. Cada um em cena faz a mesma coisa, mas à sua maneira”, explica Lio.
De Paranavaí (PR) quem aparece por aqui com outra animação é o 43Duo. Escrito, dirigido e animado por Paulo Doi, o material expande a narrativa para composição, criando analogias para a luta contra a solidão. Sensível, ele passa por temas delicados como saúde mental.
Além dos 5 eleitos como melhores do mês de Fevereiro | 2024 nas playlists do Youtube e Spotify vocês poderão encontrar os clipes dos artistas e bandas:
MagrolisMC “ZipLock” (São Paulo / SP), Costa Alves “Fragmentos anexo 1” (São Paulo / SP), AJULIACOSTA, MC Luanna, Duquesa, LAI$ROSA “Set AJC 2” (São Paulo / SP), jovemDex “profeta” (Feira de Santana / BA), Rhenin “Calma”, Kawe “Velocidade” (São Paulo / SP), Yunk Vino “CyberPunk” (Carapicuíba / SP), Ryu, The Runner “3S” ft. Enzo From The Block (Vitória da Conquista / BA), Verdan “Gelo de coco” (Guarulhos / SP), 3030 “Mundo Gira” (Porto Seguro / BA), Marilia Duarte “Mandinga”.
Denis Duarte “Ecoa Bombo”, Querida, Faça As Malas! “Fundo Do Poço” (São Paulo / SP), Dimas “adolescência tardia”, ALV, Gimenez & BLOPA “Mil Bençãos parte 2” (Belém / PA), Rodolfo Cinel “The Right to Be Happy” (São Paulo / SP), Ana Lua e a Funkalização “É Verão” (São Paulo / SP).
Preparamos também uma playlist no Youtube com os 57 videoclipes coletados durante o mês de Fevereiro | 2024. Assim quem quiser ver tudo de uma vez basta apertar o play.
Desta forma chegamos a playlist com os melhores clipes independentes lançados no mês de Fevereiro (2024). Dos 57 vídeos do post 55 músicas estão disponíveis no Spotify e entraram em nossa playlist.
Conta para gente nos comentários deste post qual dos Melhores Clipes Independentes | Fevereiro (2024) você mais gostou!
This post was published on 12 de março de 2024 10:00 am
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