Os Melhores Clipes Independentes | Dezembro (2023)

 Os Melhores Clipes Independentes | Dezembro (2023)

Confira os melhores clipes independentes | Dezembro (2023) em seleção especial feita pelo Hits Perdidos!

Melhores Clipes Independentes 2023

As listas de melhores clipes independentes 2023 estão a todo vapor no Hits Perdidos. Você já conhece e acompanha por aqui elas todo mês e damos o pontapé inicial pelo sétimo ano consecutivo.

Para quem é novo por aqui seja bem-vindo e acompanhe o Hits pelas redes sociais (temos InstagramFacebookSpotify…).

2017 foi marcado pelo grande sucesso dos listões de melhores clipes independentes que até deram origem a um estudo super detalhado sobre a produção audiovisual do independente brasileiro.

Em 2018 veio a parceria com o UDIGRUDI da PlayTV onde escolhemos os mais legais para passar na programação aos domingos. O programa encerrou em Agosto de 2020 suas atividades (saiba mais como ajudar para que ele volte clicando aqui).

Listas de Melhores Videoclipes 2023

Janeiro
Fevereiro
Março
Abril
Maio
Junho
Julho
Agosto
Setembro
Outubro
Novembro

Seu Clipe na TV

Fizemos um guia completo de “Como fazer para seu clipe aparecer na TV?“.

Os Melhores Clipes Independentes | Dezembro (2023)

Neste mês de Janeiro trarei os melhores que saíram no último mês e que merecem destaque. Claro que o listão continua democrático e no fim você encontrará uma playlist no youtube – e Spotify – com os 84 coletados ao longo do mês.

A produção independente cresce a cada dia que passa e o investimento na divulgação também. Em uma geração em que poucos escutam um disco do começo ao fim, o artifício dos web clipes tem sido uma boa maneira de expor seus trabalhos.

E estes são feitos de todas formas, com alto ou baixo custo de produção. Com ideias mais certinhas a criativas. No fim das contas o que interessa é eternizar aquele momento e expor seu trabalho com a estética que mais convém atrelar a imagem da banda.

Os “Scouts” dos clipes independentes lançados em Dezembro

Em Dezembro inúmeras bandas começaram a divulgar seus curtas promovendo singles antigos ou que estarão presentes em seus futuros álbuns ou EP’s.

Reunimos 84 clipes lançados neste mês que mostram alguns dos novos talentos da música independente brasileira.

O que impressiona é termos uma média de 2,70 clipes sendo lançados no independente por dia. Na lista temos 82 artistas de 13 estados.

OS SELECIONADOS TAMBÉM FAZEM PARTE DA PLAYLIST CRIADA ESPECIALMENTE PELO HITS PERDIDOS PARA ETERNIZAR OS VÍDEOS LANÇADOS NESTE MÊS DE DEZEMBRO. ALIÁS NÃO DEIXE DE SEGUIR O PERFIL DO HITS NO SPOTIFY!

1) Matanza Ritual “Morte Súbita” 



No dia 08/12 o Matanza Ritual lançou o videoclipe para “Morte Súbita”, faixa que foi inspirada no termo “banalidade do mal”, criado por Hannah Arendt, que versa sobre como a prática do mal se tornava recorrente, tendo como base a rotina dos soldados nazistas, em que a prática do mal era um mero instrumento de trabalho.

“O que poderia ser mais antigo do que falar sobre violência humana? A verdade é que essa música não fala sobre nenhum fato recente; ou, fala sobre todos os fatos que norteiam a existência do homem: a violência e como ela é normalizada e considerada ferramenta comum de negociação. E como podem todos dormir depois do que acontece? A teoria da ‘banalidade do mal’, de Hannah Arendt versa sobre isso, e a música tenta abordar isso e outras coisas, mas essa é uma conclusão que somente o ouvinte pode tirar”, conta Jimmy London

A performance dos atores, que inclui a do vocalista sendo torturado, é um dos pontos marcantes ao lado da fotografia.

“A gravação desse clipe foi uma experiência a parte. O diretor, Raphael Moraes, conseguiu trazer uma estrutura de grande porte para o nosso projeto. Efeitos especiais, explosões, muita maquiagem, sangue falso e atores excelentes transformando um dos piores pesadelos das pessoas em realidade: o dia em que o violentador se torna violentado”, completa o músico

Rapha Moraes assina o roteiro, metragem e colorização, a produção ficou sob a responsabilidade de Nathalie Caparica, direção de arte e contra regragem por Jenny Berté e assistência de arte/maquiagem por Anna Wyphych.

2) Manu Gavassi “Sexo, Poder e Arte” 



Após lançar o vídeo que abriu a divulgação do seu trabalho, Manu Gavassi disponibilizou alguns videoclipes entre eles o para “Sexo, Poder e Arte” no qual retrata como tema central a hiper sexualização da mulher no meio artístico.

“Isso sempre é confundido com o julgamento de outras mulheres e o medo de falar desse tema acaba calando muitas vozes. Não estou julgando mulheres que falam sobre a própria sexualidade e sim a prisão que é só ter atenção quando isso é abordado. A ideia é questionar o lugar que a mulher ocupa e o que as pessoas querem ver desse corpo feminino na arte. Se sexualizar para nossa geração de artistas mulheres é uma opção ou uma imposição?”, conta Manu

Sobre a composição composta há 2 anos ela continua:  “É um assunto que resolvi abordar depois de muita leitura, conversas, frustrações, não só minhas, mas de mulheres completamente diferentes no entretenimento, amigas que dividiram essa mesma frustração e a incapacidade para se comunicar publicamente sobre isso”

O plot do vídeo mostra um programa de TV, com uma conversa entre a apresentadora Karen (Letícia Colin) e sua convidada Lélia (Pathy Dejesus), tendo como “desconstruído” Paulinho (Victor Lamoglia), e Alejandro Claveaux e João Côrtes, interpretando diretor e produtor da atração.

“Elas foram extremamente queridas com o projeto, se identificaram com o tema, quiseram participar, deram sugestões, foi maravilhoso poder dirigi-las”, relata Manu que assina a direção

“Programa de Proteção à Carreira Artística” e “Pronta para Desagradar”, além desde curta-metragem, tem direção criativa de Manu Gavassi e executiva de Felipe Simas e tem como intenção divulgar sua recém-inaugurada produtora Estúdio Gracinha.

3) Perdido “30+”



Dezembro também foi escolhido com o mês para Perdido lançar o videoclipe para “30+”. A música reflexiva sobre as mudanças comportamentais que se atenuam na faixa etária quando comparado ao vigor dos 20 e poucos, ganhou um videoclipe que mistura analógico em IA roteirizado, dirigido e animado pelo próprio Perdido. Em sua companhia ele teve como câmera Fabiane Sakai, imagens adicionais por Raoni Maddalena e Tiago Archela e foi feito em seu HomesStudio São Longuinho.

4) MC Soffia “Ref Delas” 



Para retratar a autenticidade da mulher, MC Soffia lançou o videoclipe para “Ref Delas” no qual cria sua própria identidade a partir de sua realidade. O vídeo teve direção de Dr1nho e tem como predominância a cor rosa.

“O lançamento do clipe é importante para os meus fãs terem um olhar concreto do álbum “It Girl”. O rosa é uma cor forte, que trago como referência da Nick Minaj, e é possível que a gente faça mais clipes do álbum”, conta Soffia.

5) Antonio Leoni “Titânio” 



Antonio Leoni lançou o videoclipe para “Titânio” no dia 07/12, segundo single do EP Ciclos e Portais.

“Essa música vem de um lado mais vulnerável do amor. Quando se perde a individualidade num relacionamento e a dor de continuar tentando machuca mais que a dor da separação”, conta Antonio

A faixa ganhou um videoclipe em preto e branco dirigido por Lucas Melo.

“Quando eu e o Lucas nos reunimos para pensar no conceito do clipe, eu já tinha pensado em fazer o vídeo em preto e branco e ele trouxe a ideia de fazermos embaixo d´água e eu topei na hora. Cresci numa casa com piscina e, desde pequeno, eu brincava de não respirar debaixo da superfície, o que me ajudou a ter fôlego.

Demoramos a encontrar um lugar que tivesse uma piscina profunda e encontramos a do Clube Fluminense, que tinha 4 metros, e nos permitiria trazer para o clipe a dimensão de que eu estava completamente isolado da superfície.

Gravamos ao longo de uma madrugada, com câmera, som e iluminação subaquáticos. E ainda contei com a ajuda de um bombeiro na superfície e um mergulhador com oxigênio embaixo d´água. Foi uma experiência muito bacana e, no final, ficou um resultado incrível”, conta Antonio.

O vídeo foi produzido pela Lanterna Filmes, com direção de produção de Pedro Vampre, direção de fotografia de V.H Saldanha, direção de arte e figurino de Uli Dile, coordenação de produção de Caio Lemos e assistência de direção de Lucas Monteiro.

OUTROS CLIPES INDEPENDENTES

Além dos 5 eleitos como melhores do mês de Dezembro | 2023 nas playlists do Youtube e Spotify vocês poderão encontrar os clipes dos artistas e bandas:

Samo “Como eu vim parar aqui” (SC), Carol Biazin feat. Marina Sena e Vulgo FK “real valor” (Ivaiporã / PR), Ajuliacosta “Queen” (São Paulo / SP), Luiza Nobel feat Jess no Beat Part. Mateus Fazeno Rock “Bailante A2” (CE).

Melhores Clipes Independentes | Dezembro (2023)| Parte 2

Tasha e Tracie “Arrume-se Comigo” (São Paulo / SP), Kvsh ft. Elan Rubio “Novo Milênio” (Belo Horizonte / MG), Apeles “Ossos Em Chamas” (São Paulo / SP), Manu Gavassi “Pronta pra desagradar” (São Paulo / SP), tttigodadá Joãozinho “Sem Seguro” (Niterói / RJ), Lara “Pela Última Vez” (SP).

Melhores Clipes Independentes | Dezembro (2023)| Parte 3

Candy Killer “I’m Not The Same” (Curitiba / PR), Olivia Yells “Theory Of Ends” (Curitiba / PR), Cali “Acelera” (São Paulo / SP), CLEO “SEU FIM” feat. Johnny Hooker (Rio de Janeiro / RJ), Xamuel “Sozinho” (Viamão / RS), Sant & LP Beatzz “NUNCA MAIS, BB” (Rio de Janeiro / RJ), Felp22 & Lennis Rodriguez “B4NDIDO” (Guarda do Embau / SC), Don L e Luiza de Alexandre “Tudo É Pra Sempre Agora” (Brasília / DF), Duquesa “Primeiro de maio (Gostosas Inteligentes)” (Feira de Santana / BA), Tília e Valesca Popozuda “Aulinha de Quicada” (Rio de Janeiro / RJ).

Melhores Clipes Independentes | Dezembro (2023)| Parte 4

Simone Sas “Cambalhotas” (Rio de Janeiro / RJ), João Lucas “Meu Bem” (São Paulo / SP), Barro e Rachel Reis “Deixa Acender” (Recife / PE), Malía “Vou Atrás” (Rio de Janeiro / RJ), Priscilla “Elemento X” (Itapecerica da Serra / SP), Maria Maud “Achei Que Te Amava” (Rio de Janeiro / RJ), Varanda “Pressa” (Juiz de Fora / MG), Lou Garcia e Jovem Dionisio “se for pra ser” (Salvador / BA), Bryan Behr “Quando isso vai passar?” (SC), Ananda “Há Uns Dias” (São Paulo / SP).

Melhores Clipes Independentes | Dezembro (2023)| Parte 5

Renato Medeiros “Perto” (São Paulo / SP), Nouvella “Our Time” (Florianópolis / SC), Caio Rivera “Pé de Limão” (Bauru / SP), Malu Nomellini “Peculiar” (Palmas / TO), L7NNONVeigh “Foto da Unha” (Rio de Janeiro / RJ), Natan Kurata “nós” (São Paulo / SP), Ro Araujo Renata Chiquetto “Céu Laranja” (Nova Iguaçu / RJ), Bullet Bane “Elevador” (São Paulo / SP), Spark “Invisível” (ft Rafael Porrada – RP) (Feira de Santana / BA), Hungria Hip Hop “Lobo Guará” (Brasília / DF), Brasativa “Sente a Vibe” (São Paulo / SP), Lourandes “PRAÇA 7” (Belo Horizonte / MG), DAI “Coração de Gelo” (Salvador / BA).

Melhores Clipes Independentes | Dezembro (2023)| Parte 6

Antonio Rossa “Veja Bem” (Florianópolis / SC), Lia Helen “Lok@” (São Paulo / SP), Aiace feat. Luedji Luna “Amarelocura” (BA), Nanná Millano feat. Giuliano Eriston “Te Amo Faz Tempo Já, Petrilli “Correndo Atrás” (Jaú / SP), Kawe “2016” (São Paulo / SP), Rodrigo José “Briga no Cabaré” (Americana / SP), Bruna Magalhães “Romã” (PA), Vicka “Como Tinha Que Ser” (Cascavel / PR), Marujos Pataxó “A Força dos Encantados” (BA), Medusa “Andarilha” (SP), Tess feat. Nasi “Eu Ando Pra Frente” (RS), Charm Mone “Dizpara”, Pedro Santos “Babilônia”, André Medeiros Lanches “Vai Lá” (Juiz de Fora / MG), Cleo “Ânsia” (Rio de Janeiro / RJ).

Melhores Clipes Independentes | Dezembro (2023)| Parte 7

The Mönic “Simplifica” (São Paulo / SP), Dongo Dongo “A Missão”, Color for Shane “End” (ABC Paulista), Asfixia Social Joe D.O.A. “Traffic Lights” (São Paulo / SP), Mosquito “Pega-Pega” (RJ), She is Dead “That´s Ok” (Curitiba / PR), Kadesh “Fiz o que pude” feat. Jhow Black (Taboão da Serra / SP), Yunk Vino “Diálogo / Real” (Carapicuíba / SP), ANAJUBokage “Papi” (Prod. NeoBeats) (Porto Alegre / RS), Edson Cordeiro “Tango do Cordeiro [Zeca Baleiro]” (Santo André / SP), Massacration “Metal Warferas” (São Paulo / SP).

Melhores Clipes Independentes | Dezembro (2023)| Parte 8

Hamilton de Holanda Gloria Groove “Samurai” (Rio de Janeiro / RJ), LT “Fé e Gratidão” (Cuiabá / MT), Jamil Pereira “Perigo É Viver Sem Abraço” (Fortaleza / CE), PurplePlanet “Barroco”, Vinces feat. Fraclove e jovembeto “Turista no Prazer” (Piracicaba / SP), Mãolee “Seu momento” (feat. Kweller, Enzo Cello e Pelé Mil Flows) (RJ), Link do Zap “Dói (ft. Nikito)”, Xande “No Tempo de Deus”, MC Ryan SP, Oruam, MC Kako e MC Joãozinho VT “Pior Versão” (SP).


Melhores Clipes Independentes Dezembro (2023)
MC Soffia é destaque na lista de Dezembro (2023)

PLAYLIST NO YOUTUBE (Dezembro) | 2023)

Preparamos também uma playlist no Youtube com os 84 videoclipes coletados durante o mês de Dezembro | 2023. Assim quem quiser ver tudo de uma vez basta apertar o play.



PLAYLIST NO SPOTIFY (Dezembro | 2023)

Desta forma chegamos a playlist com os melhores clipes independentes lançados no mês de Dezembro (2023). Dos 84 vídeos do post, sendo um clipe duplo com 2 músicas no mesmo vídeo, 85 músicas estão disponíveis no Spotify e entraram em nossa playlist.

-> Siga o Perfil do Hits Perdidos no Spotify <-


Clipes Independentes Dezembro (2023) - Capa Perdido



Qual dos melhores clipes independentes | Dezembro (2023) você mais gostou?

Conta para gente nos comentários deste post qual dos Melhores Clipes Independentes | Dezembro (2023) você mais gostou!

error: O conteúdo está protegido!!