Notícias

Após 21 anos Red Hot Chili Peppers volta a Porto Alegre e se apresenta para 50 mil pessoas

No último 16 de novembro, um mês atrás, estava eu em Porto Alegre acompanhando o quinto show da turnê brasileira do Red Hot Chili Peppers. Depois de um dia chuvoso que sinceramente preocupava e muito, principalmente a mim que andava com imunidade um pouco baixa, finalmente deu uma trégua e fez com que as 50 mil pessoas presentes – segundo a organização do evento – pudessem aproveitar o espetáculo. 

Mas não pensem que vou me empolgar muito com o texto. Pra ser sincera nunca fui fã da banda, talvez ela faça parte da minha adolescência por assistir os clipes na MTV, ouvir as músicas no rádio, mas é apenas isso – memórias. Mas como admiradora e amante de música que sou resolvi ver com meus próprios olhos o que tanto os fãs falam sobre Frusciante e companhia e aqui vai um pouco do que presenciei naquela noite.

O Red Hot Chili Peppers, a banda das Jams

Quase pontuais, a banda sobe ao palco com o trio Flea, Frusciante e Chad iniciando o show com uma Jam característica dos shows que é usada para a abertura, ainda sem a presença do vocalista. É mais do que óbvio dizer o quanto os três se entendem e se completam, parece que ali eles se divertem. E convenhamos, eles carregam a banda nas costas.


Flea na Arena do Grêmio. – Foto Por: Mila Borges

Logo após com a chegada de Anthony Kiedis inicia o clássico “Can’t Stop”, enlouquecendo o público presente na Arena do Grêmio. Os fãs mais do que animados entoavam cantos de “oh oh oh” e acompanhavam o guitarrista Frusciante. O palco muito bem montado, o telão dava uma boa iluminação e contraste para o show. Não houve muita interatividade e isso é normal da banda, principalmente do vocalista. Flea arriscou algumas palavras em português e até plantou bananeira quando entrou no palco.  

Entre sucessos da banda, surpresas, tivemos o solo de Frusciante – “Terrapin” de Syd Barret – houveram também covers como, por exemplo, “Havana Affair”, do Ramones, entre outros. 

Os Pontos Altos

Os pontos mais altos do show, sem dúvida, foram os clássicos. “Californication” e “By The Way” foram as músicas que fizeram o público cantar mais alto e ficar empolgado. Havia fãs de todos os tipos, dos mais empolgados – daqueles que pintaram o rosto com as cores do símbolo da banda, dos mais acometidos que ficavam olhando o telão e cantando as canções. Ou aqueles que estavam ali apenas pra ouvir e quem saber curtir, tipo eu. 

John Frusciante realmente era o mais esperado da noite, aclamado pelos fãs, tinha diversos cartazes direcionados a ele e gritos com todos os tipos de pedidos. Confesso que ele é bom no que faz, mas vocês são fanáticos demais pro meu gosto.


Red Hot Chili Peppers na Arena do Grêmio – Foto Por: Mila Borges

Porto Alegre é, infelizmente, uma cidade que vem sendo esquecida na rota de shows internacionais. Ter o Red Hot Chili Peppers depois de tanto tempo – a última vez foi em 2002 no Gigantinho – foi uma grata surpresa. Eu imagino o que passa pela cabeça do portalegrense e sinceramente também fico chateada, mas é muito mais complicado do que simplesmente uma banda não querer vir. São diversos motivos que tiram nossa capital de rota e esse assunto fica pra outro dia. 

Num contexto geral aproveitei o show, entendi muitas coisas que os fãs comentam sobre a banda. Muitas opiniões sobre a mesma eu continuo mantendo e realmente não é o tipo de banda que eu acompanharia. Mas a parte instrumental da mesma é de se admirar, e o carisma do Chad – nosso mais novo Brasileiro – mandando beijos e abraços no fim do show ganhou alguns pontos comigo. 

IRONTOM

Esse texto vai sair de uma forma totalmente diferente. Geralmente falamos brevemente da banda de abertura dentro do texto e só. Quando saiu o anúncio da turnê do Red Hot no Brasil, de curiosa, fui atrás do que seria o IRONTOM. Eu sempre fui curiosa por bandas de abertura, acho até injusto que os fãs menosprezem bandas de abertura. Inclusive a banda de abertura BR da vez foi a 69enfermos. 

Mas voltando ao IRONTOM, assistindo ao show, eles lembram de certa forma até o próprio Red Hot mas na forma de se apresentar, e para por aí. Inclusive o guitarrista da banda, Zach Irons, é filho de Jack Irons – baterista da formação original do Red Hot.


IRONTOM na Arena do Grêmio – Foto Por: Mila Borges

A banda californiana acabou conquistando o público com seu som pós punk e psicodélico, além do carisma e simpatia do vocalista Harry Hayes. Durante a passagem em cada cidade, a banda fazia posts dos shows que fizeram com direito a legendas em português. Uma curiosidade: a banda apresentou uma música inédita nos shows de Brasília e Rio de Janeiro chamada “Don’t Trust the Ice Cream Man”, que ainda não foi lançada. 

A banda foi formada em 2012, e recentemente lançaram o álbum GEL pt. 1, que inclusive é o primeiro álbum que fizeram por conta própria. A banda possui outros dois álbuns de estúdio, partners (2017) e cult following (2020) .

Setlist do Red Hot Chili Peppers em POA

Intro Jam
Can’t Stop
Scar Tissue
Snow ((Hey Oh))
Here Ever After
Terrapin (cover de Syd Barrett )
Havana Affair (cover de Ramones)
Eddie
Parallel Universe
Soul to Squeeze
Me & My Friends
Strip My Mind
Tippa My Tongue
Tell Me Baby
Californication
What Is Soul? (Cover de Funkadelic)
Black Summer
By the Way

Bis: 

Sir Psycho Sexy
They’re Red Hot (Cover de Robert Johnson)
Give It Away 


This post was published on 15 de dezembro de 2023 9:24 am

Mila Borges

Colaboradora no Hits Perdidos, nas horas vagas descobrindo o que há de bom na música Brasil a fora. Fora isso adoro futebol, churrasco. Não gosto de preconceito no geral (música então nem se fala).

Posts Recentes

As Melhores Live Sessions | Dezembro (2024)

As Melhores Live Sessions | Dezembro (2024) O Que São Live Sessions? Live Sessions tem sido um…

15 de janeiro de 2025

terraplana passeia por um parque de diversões no videoclipe para “charlie”

"charlie" chega acompanhada de um videoclipe dirigido pela dupla Gabriel Rolim eDaniel Augusto Após uma…

14 de janeiro de 2025

M-V-F- Awards 2024: Conheça os finalistas e vote agora nas categorias abertas ao público

M-V-F- Awards 2024 reúne 25 categorias, entre nacionais e internacionais, que seguem para votação do…

13 de janeiro de 2025

100 Hits Perdidos de 2024 – Playlist Oficial

Retrospectiva 2024: 100 Hits Perdidos de 2024 A retrospectiva do Hits Perdidos de 2024 chega…

23 de dezembro de 2024

215 Discos Brasileiros que Você Deveria Ter Ouvido em 2024

215 Discos Brasileiros que Você Deveria Ter Ouvido em 2024 Recentemente postamos uma lista com…

20 de dezembro de 2024

55 EPs Nacionais lançados em 2024

55 EPs Nacionais lançados em 2024 Em tempos onde o formato de compartilhamento da música…

19 de dezembro de 2024

This website uses cookies.