Nacional

Luna França une as obras de quatro mulheres em diferentes áreas artísticas no vídeo para “GIRA”

“GIRA” celebra um ano do lançamento do debut solo de Luna França, UM 

Conhecida por integrar diversos projetos artísticos do cenário musical de São Paulo como Papisa, Tiê, André Whoong, Rafael Castro, Bruno Bruni, Paulo Miklos, entre outros, a cantora, compositora e produtora musical Luna França apresentou na em 2022 seu debut solo, UM (Leia a Resenha).

A estreia, inclusive, veio acompanhava de um time composto de peso. Tiê, faz parceria em “Terapia”, canção que encerra o disco. A produção é assinada por Luna e André Whoong, a mixagem por Tó Brandileone e a masterização por Carlinhos Freitas.

O lançamento foi capitaneado pela Boia Fria Produções, contando ao todo com 9 faixas, sendo dois interlúdios, o que cria toda a conexão de narrativa de disco feito para ser apreciado na sequência proposta pela artista. O disco foi gravado no Estúdio Rosa Flamingo por Whoong e no home studio de Luna França.

Agora, para celebrar um ano de UM, é a vez de “GIRA” ganhar um videoclipe que foi exibido previamente durante show realizado no Bar Alto no último domingo (20/08).

Na época do lançamento do disco comentamos sobre a faixa:

“Gira” se permite desde a introdução a ser uma das mais experimentais e tortas do disco. O que deixa ela naturalmente entre os beats, samples, guitarras, batuques, vocais, frequências e frenesi. Entre prazeres, dores, recomeços e paranóias, a canção tem sua  própria órbita e traz até mesmo o cavaquinho para o centro roda no momento em que se aproxima do seu minuto final – como uma espécie de elemento surpresa.


Luna França Foto Por: Caio Mazzili e Thany Sanches

Luna França “GIRA”

Durante a Premiere realizada na casa de shows localizada em Alto de Pinheiros, a artista aproveitou para revelar que já está trabalhando em seu segundo disco como solista. Mas enquanto isso não acontece ela disponibiliza nesta quarta-feira (23/08) o videoclipe para “GIRA”, sétima faixa de UM, no Youtube.

‘“Gira” fala de frenesi, de um estado de dor e prazer. Fala de se liberar, se soltar, se entregar, deixar o corpo se movimentar livremente. A canção orbita em torno de si mesma em um contínuo movimento circular. Sonoramente, o início é denso, com timbres eletrônicos, mais darks até chegar em um momento instrumental com brincadeiras vocais, gritos e palmas para, no final, culminar em uma festa mais suingada, ainda que esquisitinha.”, revela Luna 

Quem assina a direção da produção audiovisual, mais uma vez, é Thany Sanches, parceira de Luna França em toda construção estética do álbum. Ela também assina a direção de “Como” e “Minha Cabeça“. A artista visual e fotógrafa criou as capas dos singles e do álbum e o videoclipe de “Como”.

No vídeo par “GIRA”, Luna França deixa o protagonismo de lado, quem performa é a dançarina Mariana Queiroz, ela até brinca que fez fotos promocionais no pole dance mas que na verdade quem performa é Mariana que faz movimentos giratórios usando um pole dance.

O conceito de representar através da dança é justamente reproduzir o movimento circular da música, com repetições vocais que geram uma sensação quase mântrica, como revela a artista. Até por isso a produção foca na repetição de um único movimento (até que este se transforme em caos – e explosão.

A produção teve como locação o ateliê da artista plástica Paula Scavazzini. Em sua cenografia aparece um conjunto de pinturas suas, desdobramentos da exposição individual do início de 2022. A artista busca a explosão por meio da incessante repetição do ato de pintar vasos de flores.

“… explodindo, por assim dizer, a cada pintura e a cada vez mais, o gesto e as proporções das pinceladas e das telas, alcançando um conjunto de pinturas que começam um possível flerte com o abstrato”, conta Paula.

Sendo assim, o videoclipe de “Gira”, portanto, une as obras de quatro mulheres em diferentes áreas artísticas: música, dança, artes plásticas e audiovisual.



Ficha Técnica do Videoclipe

Performance e coreografia: Mari Queiroz
Direção: Thany Sanches
Produção: Iolanda Sinatra e Luna França
Fotografia: Caio Mazzili, Filipe Franco e Alê Charro
Edição: Filipe Franco e Thany Sanches
Locação: Ateliê Paula Scavazzini
Agradecimentos: Giuliana Eira

Ficha Técnica da Música

Composição: Luna França
Produção musical: Luna França e André Whoong
Voz, coro, samples, synths, baixo synth, programações, ukulele: Luna França
Participação especial e coro: Marcelle
Baixo, teclados, programações: André Whoong
Bateria: Arthur Kunz
Mixagem: Tó Brandileone
Masterização: Carlos Freitas
Gravado em Estúdio Rosa Flamingo por André Whoong e home studio de Luna França
Selo e Editora: Boia Fria Produções
Distribuição: Ditto

This post was published on 23 de agosto de 2023 7:31 pm

Rafael Chioccarello

Editor-Chefe e Fundador do Hits Perdidos.

Posts Recentes

As Melhores Live Sessions | Dezembro (2024)

As Melhores Live Sessions | Dezembro (2024) O Que São Live Sessions? Live Sessions tem sido um…

15 de janeiro de 2025

terraplana passeia por um parque de diversões no videoclipe para “charlie”

"charlie" chega acompanhada de um videoclipe dirigido pela dupla Gabriel Rolim eDaniel Augusto Após uma…

14 de janeiro de 2025

M-V-F- Awards 2024: Conheça os finalistas e vote agora nas categorias abertas ao público

M-V-F- Awards 2024 reúne 25 categorias, entre nacionais e internacionais, que seguem para votação do…

13 de janeiro de 2025

100 Hits Perdidos de 2024 – Playlist Oficial

Retrospectiva 2024: 100 Hits Perdidos de 2024 A retrospectiva do Hits Perdidos de 2024 chega…

23 de dezembro de 2024

215 Discos Brasileiros que Você Deveria Ter Ouvido em 2024

215 Discos Brasileiros que Você Deveria Ter Ouvido em 2024 Recentemente postamos uma lista com…

20 de dezembro de 2024

55 EPs Nacionais lançados em 2024

55 EPs Nacionais lançados em 2024 Em tempos onde o formato de compartilhamento da música…

19 de dezembro de 2024

This website uses cookies.