Furafilas divaga sobre as inúmeras formas de se auto sabotar no single de estreia “Não Consigo Pensar Perto de Você”
Nuno Nunes, a mente por trás do Furafilas – Foto Por: Livia Meinert
Furafilas lançará seu EP de estreia, Parece que Acabou, nas próximas semanas
O nascimento de um projeto artístico nem sempre é algo glamouroso e muitas vezes passa por diversos estágios, um deles é ter a coragem de apresentar sua arte autoral para o mundo. Nuno Nunes, é jornalista no Música Pavê, além de compositor, produtor e guitarrista…passou por todos eles.
Em Joinville (SC), sua cidade natal, já havia se aventurado em tocar em bandas covers até que chegou o dia em que tudo mudou. Não satisfeito apenas por interpretar canções de outros nomes consagrados, ele foi aprender a produzir e começou a rascunhar algumas músicas – em que aos poucos teve coragem de mostrar para os amigos mais próximos. A história completa do nascimento do Furafilas: Nuno conta no vídeo abaixo.
Furafilas “Não Consigo Pensar Perto de Você”
“Não Consigo Pensar Perto de Você” é o primeiro dos 4 lançamentos programados para as próximas semanas, todas as faixas juntas integram o EP de estreia, Parece que Acabou, que contará também 4 produções audiovisuais para acompanhar.
O nascimento da banda começa sem essa pretensão de ser uma banda e sim um respiro para que Nuno pudesse expor mais sobre suas crônicas sobre os pequenos problemas vivenciados no cotidiano.
O próprio artista ressalta que o lado tragicômico é uma forma de rir da própria desgraça. Entre a temáticas as faixas discorrem sobre temas contemporâneos da nossa sociedade como a dificuldade de concentração, procrastinação, falta de foco em uma era de dependência de algoritmos e redes sociais para tudo.
As escolhas do projeto, inclusive, tem toda a estética do faça você mesmo, com canções gravadas em casa com próprio equipamento e um “Q” de improviso. Aos poucos ele convocou outros músicos, e artistas, que deixaram o processo de composição e de produção audiovisual um pouco menos solitário. Transformando uma ideia que começou solo em uma gama coletiva de ideias fruto de um coletivo de artistas do norte de Santa Catarina.
“Ela é uma música longa e joguei alguns dos meus heróis da música brasileira num liquidificador e usei isso para temperar cada parte da música. São nomes como Mutantes, Jorge Ben Jor, Tim Maia e nomes mais recentes como Maglore e Ana Frango Elétrico.”, conta Nuno sobre o primeiro single do Furafilas a ser revelado.
Com 6 minutos de duração “Não Consigo Pensar Perto de Você” agradará quem gostar do pop açucarado de grupos como O Terno, Maglore e tem o adendo de metais e melodias do funk mas sem perder a levada indie rock (e até mesmo surf rock) em seus riffs de guitarra. Fazendo a ponte entre a soul music (de Tim Maia, Jorge Ben Jor), o lado áspero do rock saxão (de 13th Floor Elevators a Arctic Monkeys) e os Beach Boys em Pet Sounds (1966).
O drama moderno sobre a atenção seletiva, autodepreciação e as arapucas do dia a dia acabam entrando na temática da faixa que também brinca com a melodia, texturas e as diversas possibilidades de mixagem.