Amy Winehouse e Terry Hall, em Londres, no Q Awards realizado no the Grosvenor House Hotel, em Outubro de 2009. - Foto Por: Dave Hogan/Getty Images
O Atlântico Negro (Capítulo 5): Amy Winehouse e o The Specials
Atlântico negro é uma série de edições em imagem e vídeo onde DJ Will da Leste conto de maneira livre a relação entre musicalidades africanas e afro diaspóricas e o mundo pop ou underground.
Neste quinto capítulo demonstro a influência da cultura musical diaspórica jamaicana e da moda em Amy Winehouse.
No dia 18 de dezembro de 2022 faleceu Terry Hall integrante do grupo britânico de Ska os The Specials, isso fez-me lembrar de outra artista: Amy Winehouse, falecida em 2011.
Terry Hall foi membro fundador e vocalista de uma das principais bandas de ska da diáspora os The Specials responsáveis por impulsionarem o fenômeno da Two Tone (nome também da gravadora) que envolvia pesquisa de sonoridades jamaicana, gravação de bandas e realização de festas.
A Two Tone foi um movimento sócio musical que unia brancos, negros e demais minorias através de campanhas anti racistas exaltando o multiculturalismo em flyers, bandeiras, botons, camisetas numa época que a extrema direita inglesa crescia.
A influência do The Specials em Amy ocorreu em dois sentidos. O primeiro musical em 2008 ela lançou o EP “Amy Winehouse Ska EP” onde fez versões de artistas como Toots & Maytals (música Monke Man), Skatalites (música You´re Wondering Now) e do próprio The Specials “Hey Little Rich Girl” só segundo álbum da banda “More Specials” (1980).
A outra influência foi a moda. No caso o uso da marca de roupas e tênis “Fred Perry”.
De uso comum entre aficionados pela Two Tone e outras “subculturas” inglesas, sobretudo, aquelas que possuíam relação com a musicalidade afro diaspórica: Northern Soul, Ska, Reggae, Punk Rock, etc.
Ainda vivos Terry e Amy performaram juntos unindo Ska e Soul Music. Amy fez uso da musicalidade da Soul Music elevando-a à novo patamar e contribuiu ao mundo pop popularizando sonoridades como do Ska político dos The Specials.
This post was published on 16 de março de 2023 10:00 am
A dificuldade de organizar, comunicar e fazer circular a agenda de shows na cena musical…
Instalação no Itaú Cultural reúne 168 capas de discos de LPs brasileiros onde música e…
Um mapeamento da nova cena musical independente de São Paulo no pós-pandemia Mapear a cena…
Em Adeus Atlântico, Bemti apresenta um pop autoral que cruza viola caipira, indie pop e…
No sábado (24) aconteceu a 11ª edição do CarnaUOL no Allianz Parque, em São Paulo, em…
Listening parties, super fãs e a urgência do encontro no mercado da música Você provavelmente…
This website uses cookies.