Uncategorized

Jogo brasileiro Vengeful Guardian: Moonrider revive ação frenética oitentista nos consoles e PC

A JoyMasher, estúdio brasileiro independente focado em jogos de temática retrô, lança hoje (12) o quarto título de seu catálogo. Vengeful Guardian: Moonrider, disponível para PC, PS4/PS5 e Switch, é um game de ação em 2D que faz uma homenagem completa aos clássicos dos anos 80.

As referências estão presentes em todos os elementos do título: na jogabilidade desafiadora de gênero beat ‘em up; nos gráficos pixelados da época, na trilha sonora vertiginosa em 16 bits; e até mesmo na direção de design, cuja ambientação cibernética segue uma perspectiva fururista semelhante à da década em que a indústria de jogos emergia.

O protagonista do jogo, Moonrider, é uma espécie de robô-ninja. Suas movimentações e estilo de luta no jogo, desta forma, remetem a franquias históricas dos games, como Shinobi e Ninja Gaiden.

Visuais pixelados e temática futurista típicas dos anos 80

Características de Vengeful Guardian: Moonrider

Vengeful Guardian: Moonrider apresenta oito estágios diferentes e não-lineares. As fases escondem chips modificadores que, uma vez coletados, conferem melhorias específicas para personalizar o estilo de luta do personagem, garantindo vantagens para superar desafios durante esta aventura em side-scrolling.

Embora a campanha não seja muito longa, a duração depende do tempo que o jogador levará para dominar todas as mecânicas, pois Vengeful Guardian: Moonrider apresenta uma dificuldade elevada ao combinar desafios de plataforma com um combate que requer precisão para esquivar de golpes e atacar inimigos.

A narrativa apresenta um universo desolado, regido por um governo autoritário que fabrica supersoldados para manter a ordem do regime totalitário. O protagonista é só mais uma destas ferramentas, mas que se rebela e parte em busca de vingança contra seus criadores.

Vengeful Guardian: Moonrider combina desafios de plataforma com combate preciso

Das mãos de quem sabe

Chegando na sequência de outros jogos retros e já aclamados da JoyMasher — como Oniken (2012), Odallus (2015) e Blazing Chrome (2019) —, Vengeful Guardian: Moonrider conta com um repertório maduro dos desenvolvedores para se estabelecer como um jogo de ação nostalgico e autêntico.

Somado a isto, Vengeful Guardian: Moonrider é distribuído pela The Arcade Crew, publisher também focada em indies retros e que já trabalhou com bons jogos de gênero parecido — como Infernax e Kunai, ambos lançados no ano passado, além do próprio Blazing Chrome.

Cabe destacar que a Arcade Crew é uma divisão da DotEmu, empresa francesa que tem atuado com beat ‘em ups modernos nos últimos anos — como Streets of Rage 4 (2020) e Teenage Mutant Ninja Turtles: Shredder’s Revenge (2022).

Assista abaixo o trailer de Vengeful Guardian: Moonrider.

Leia também:

This post was published on 12 de janeiro de 2023 10:00 am

Gabriel Bonafé

Ainda ouve a trilha do SOTN, aprendeu que cerveja e videogame combinam desde quando jogava KOF nos fliperamas e defende que games indies são mais autênticos. Não zerou todos Final Fantasy, mas tem certeza de que o Barret é muito melhor do que o Cloud.

Posts Recentes

Fazer cena, não vitrine

Um ensaio sobre curadoria musical, festivais e mercado cultural a partir da experiência de Ali…

19 de janeiro de 2026

Relatório Anual da Luminate 2025 expõe o paradoxo da música: nunca se lançou tanto, nunca foi tão difícil importar

Relatório Anual da Luminate 2025 expõe o paradoxo da música: nunca se lançou tanto, nunca…

16 de janeiro de 2026

Novo álbum de Guilherme Arantes reacende debate sobre a crise da indústria fonográfica

Nesta quinta (15), Guilherme Arantes apresenta seu primeiro álbum de inéditas desde A desordem dos…

15 de janeiro de 2026

Os Melhores Clipes Independentes | Dezembro (2025)

Confira os melhores clipes independentes | Dezembro (2025) em seleção especial feita pelo Hits Perdidos!…

15 de janeiro de 2026

Bandcamp proíbe músicas geradas por inteligência artificial em sua plataforma

Bandcamp proíbe músicas geradas por inteligência artificial em sua plataforma Enquanto as grandes gravadoras fecham…

13 de janeiro de 2026

As Melhores Live Sessions | Dezembro (2025)

Melhores Live Sessions | Dezembro (2025) O Que São Live Sessions? As Live Sessions têm sido…

13 de janeiro de 2026

This website uses cookies.