Marcello Gugu celebra a cultura hip hop em “Antes de um Big Bang no Bronx”

 Marcello Gugu celebra a cultura hip hop em “Antes de um Big Bang no Bronx”

Marcello Gugu apresenta seu primeiro single em 3 anos – Foto: Divulgação

Marcello Gugu é MC, educador social, um dos fundadores da Batalha do Santa Cruz, e o vencedor do Prêmio Sabotage, promovido pela Câmara Municipal de São Paulo em 2021, na categoria MC do Ano. Com muitas referências no ponta do lápis e rimas soltas com referências a cultura pop, ele apresenta seu primeiro material desde 2019. O material, inclusive, conta com a colaboração de DJ Duh e dos cantores DCazz e Renan Cavolik.

No campo das referências o novo single vai de Jamiroquai e Silk Sonic, duo formado por Anderson .Paak e Bruno Mars que resgata a sonoridade do R&B, Funk e Soul dos anos 70, levando para o pop uma era de ouro da música. Com groove e beats pulsantes, a tecnologia (QR Code), o cinema (Pennywise, Jim Carrey), os desenhos (Speed Racer, Hanna-Barbera), esportes (Cassius Clay, Gracie, Usain Bolt), o folk, rock (Van Halen, Freddie Mercury), astrologia (Vênus em Escorpião), a literatura (Shakespeare) e grandes nomes da cultura hip (MF Doom, Busta Rhymes, Puff Daddy, Beastie Boys, Chuck D, Anderson .Paak) hop entram em primeiro plano em “Big Bang no Bronx” que contextualiza de forma sutil – e leve – para 2022 a história do estilo tão bem sintetizada na série Hip-Hop Evolution, da Netflix.

“Eu sei que não escrevo de uma maneira simples, cada linha conta uma história”, conta Marcello Gugu 

A ideia segundo o rapper é justamente construir uma narrativa acerca do poder transformador que as ideias têm, algo sintetizado em um dos versos de forma perspicaz (“O Berço do Mundo está numa ideia”). As referências não param por aí, segundo Marcello Gugu o título foi inspirado na festa organizada pelos irmãos DJ Kool Herc e Cindy Campbell em 1973, na icônica Avenida Sedgwick, no bairro do Bronx, em Nova Iorque, e que viria a se tornar o marco zero da cultura hip hop. “Olha aonde chegamos a partir da ideia deles”, celebra Gugu.


Marcello Gugu lança single “Antes de um Big Bang no Bronx” com Renan Cavolik e DJ Duh
Marcello Gugu apresenta seu primeiro single em 3 anos – Foto: Divulgação

Marcello Gugu “Antes de um Big Bang no Bronx”

A produção do som ficou sob a responsabilidade de DJ Duh – que já foi premiado no Grammy Latino  com “AmarElo”, do Emicida – tem as participações especiais dos cantores Renan Cavolik e DCazz (Daniel Cassiano), que contribuem com seus próprios estilos mostrando os diferentes momentos do surgimento de uma ideia.

“Eu quero que a minha música atravesse a vida das pessoas e mostre que a arte prevalece e segue reverberando mesmo quando já não estamos mais aqui”, diz o artista sobre as personalidades mencionadas na música.

“Se nos preocuparmos em celebrar o poder das ideias, também celebramos a inspiração que move e transforma a vida das pessoas”, finaliza Gugu sobre a intenção viva de construir da música

O material teve mixagem realizada por DJ Duh, masterização por Maurício Gargel, foi gravado no Mossil Estúdios em dezembro de 2021. Já a arte da capa do single é de autoria de Leonardo Wogel.


Rafael Chioccarello

Editor-Chefe e Fundador do Hits Perdidos.

Related post

error: O conteúdo está protegido!!