Black Pantera lança curta-metragem no Dia da Consciência Negra

O power tio de hardcore/metal Black Pantera, de Uberaba (MG), é um dos grandes bandas do país e sempre que pode levanta as bandeiras do movimento negro. Na ativa desde 2014 eles chegaram em 2017 a tocar no importantíssimo Download Festival e do icônico Afropunk, ambos na capital francesa.

Em 2018 veio o álbum de estreia, Agressão, e no momento estão preparando seu sucessor. Mas antes disso neste dia 20/11, em comemoração ao Dia da Consciência Negra, eles apresentam o EP Capítulo Negro.

O registro reúne três faixas com a temática do empoderamento, são versões de grandes artistas, entre compositores e intérpretes; Identidade” (Jorge Aragão), “Todo Camburão Tem Um Pouco de Navio Negreiro” (Alexandre Meneses/ Marcelo Lobato/ Marcelo Yuka/ Nelson Meirelles), d’O Rappa e “A Carne” (Marcelo Yuka/ Seu Jorge/ Ulisses Cappelletti), famosa na voz de Elza Soares.

“Identidade”

“Comecei aos 14 anos tocando percussão e Jorge Aragão na época era uma grande referência. Quando surgiu a oportunidade de fazer esse trabalho, fiz questão de incluir essa canção”, conta Rodrigo Pancho

“Todo Camburão Tem Um Pouco de Navio Negreiro”

“Apesar de ser uma música de 1994 ela é atemporal e remete à atualidade, se tornando ainda mais urgente com o aumento da violência racial por parte da polícia, do estado e da sociedade como um todo. É um marco na nossa carreira fazer uma releitura de uma canção como essa”, diz Chaene

“A Carne”

“Alguns anos atrás fomos convidados para tocar num festival no Dia da Consciência Negra e pediram que a gente escolhesse uma música que representasse a data. Escolhemos essa, muito emblemática, adaptamos ao nosso estilo e acabamos incluindo nos shows”, finaliza Charles Gama.


Black PanteraFoto: Divulgação

Black Pantera Capítulo Negro

Todas estão ligadas pelo tema, o racismo e a luta contra o preconceito. Para o lançamento ficar ainda mais impactante eles produziram um curta-metragem de 12 minutos, com direção de Leonardo Ramalho (Pajé Filmes), lançado como um protesto pelo assassinato de George Floyd – ocorrido em junho nos Estados Unidos que motivou o movimento ativista internacional Black Lives Matter.

O diretor anteriormente já trabalhou ao lado do Black Pantera nos vídeos para “Punk Rock Nigga Roll” e “I Can’t Breathe”. Para o filme, o ator Edson Militão participa do 3 atos, cada um tendo como trilha as faixas do EP que está sendo lançado nesta sexta-feira através da Deck.

Intenso, o material mostra como ativismo e hardcore sempre andaram de mão dadas e neste momento não seria diferente. Se as letras já deixam a mensagem clara, os vídeos materializam isso em imagens dos próprios integrantes atuando.

As faixas também já estão disponíveis nas principais plataformas digitais, ouça agora mesmo.


This post was published on 20 de novembro de 2020 12:43 am

Rafael Chioccarello

Editor-Chefe e Fundador do Hits Perdidos.

Posts Recentes

Ente embarca em um sonho lúcido no experimental “Voltarei a Ser Parte de Tudo”

Em nosso radar desde o ano passado, o quarteto carioca Ente apresentou, no começo de…

22 de abril de 2025

Canções inéditas da peça “Avenida Paulista, da Consolação ao Paraíso” viram álbum de vanguarda

Com produção musical de Maria Beraldo, e lançamento pelo selo RISCO, o disco com as…

18 de abril de 2025

Tindersticks faz show impecável em São Paulo e afaga os fãs brasileiros, 30 anos depois

Na estreia da produtora de shows Latina Shows, a banda britânica Tindersticks fez uma apresentação…

17 de abril de 2025

Romaria Discos e Amigues do Vinil apostam no mercado de discos de vinil no Brasil

A paixão por colecionar vinis virou negócio para o carioca Nicholas Lopes (30), fundador da…

17 de abril de 2025

perdido homenageia seu grande amigo em videoclipe para “cachorro pequeno”

"cachorro pequeno" ganha videoclipe produzido pelo próprio perdido No fim de março, Marcelo Perdido, que…

16 de abril de 2025

Terno Rei amadurece e mira em canções no 5° álbum “Nenhuma Estrela”

O Terno Rei tem uma das trajetórias mais heroicas do independente brasileiro. Formado em 2010,…

15 de abril de 2025

This website uses cookies.