O abismo, a morte e os mistérios do inconsciente reverberam no clipe de “LA FLACA” da Viratempo

Prestes a lançar um novo EP a Viratempo lança hoje em Premiere no Hits Perdidos o terceiro single que compõe AUTOCURA, “LA FLACA”. Antes disso vieram os singles “VENTO“, que tem feat com ÀIYÉ, e “SMOKE“, que conta com a participação do trapper SARTØR, ambas contam com clipes.

Para quem ainda não conhece o projeto paulista, o quarteto conta em sua formação com Vallada (Voz e Teclados), Dan Albuquerque (Guitarra), Hygor Miranda (Voz e Baixos) e Max Leblanc (Bateria), e sua sonoridade atualmente agrega gêneros como o trip-hop e o dream pop, muito diferente do EP de estreia do grupo que flertava com o neofolk.

A ideia do novo EP neste 2020 todo fora da curva é apresentar versões alternativas de composições previamente lançadas através de remixes e releituras. Além claro de contar com participações de artistas do Brasil e do mundo.

“AUTOCURA parte de um pedido pela busca existencial individual após o fim de um ciclo. É o ato de procurar a essência dentro da mente e ressignificá-la de algum modo. É passar pela escuridão e saber conviver com ela. Pegar o que já foi feito e trazer à tona mas com um novo significado. É o processo pós-moderno de existência e concepção de ideias, chegando num lugar mental completamente novo.”, revela a Viratempo sobre o EP que será lançado no dia 30/10 via selo FREAK


ViratempoFoto: Reprodução / Youtube

Viratempo “LA FLACA”

A música homenageia a Santa Muerte, divindade mexicana e para quem viu “Turismo Macabro” na Netflix sabe bem de como a entidade é respeitada e cultuada. Ainda mais em datas significativas como o 5 de maio.

“Os versos trazem metáforas e símbolos que fazem referência à ideia da morte e de um fim de um ciclo, juntamente com os desejos reprimidos pelo inconsciente e como muitos atitudes enraizadas continuam sendo insaciáveis pelo inconsciente.

A música traz muito a tona o momento da pandemia que todos nós estamos vivendo, não de forma literal, mas tentando sintetizar um pouco de todas as perdas e mortes que estamos presenciando, em grande escala”, conta Vallada, vocalista da Viratempo.

Aliás o questionamento religioso vai muito além das metáforas escolhidas para representar e questiona até mesmo o ceticismo.

“A letra também pode ser vista como uma conversa entre um agnóstico cansado do seu próprio ceticismo e uma divindade, quase como uma cobrança de presença em um momento tão difícil “, completa o vocalista da banda. 

O Videoclipe

Gravado em Trancoso (BA) e com direção e captação de Eduardo Ohara, que também assina a direção dos outros clipes do EP, o vídeo conta com atuação da ucraniana Elizaveta Uvarova.

O simbolismo, o figurino e a imensidão do horizonte do cenário paradisíaco da região servem como elemento para a narrativa imersiva, ao mesmo tempo que introspectiva, da canção que dialoga sobre espiritualidade, morte e religião.

Os conflitos acabam imergindo ao longo da trama onde a atriz interpreta diversos personagens fazendo um plano entre os universos do consciente, e do inconsciente, e os elementos que permeiam a vida.

Já na parte musical os violinos, e o peso dos beats, dão a sensação de imersão e mostram a coalizão dos diversos universos que fazem parte da nossa complexidade enquanto seres humanos pensantes.


This post was published on 13 de outubro de 2020 9:48 am

Rafael Chioccarello

Editor-Chefe e Fundador do Hits Perdidos.

View Comments

Posts Recentes

Canções inéditas da peça “Avenida Paulista, da Consolação ao Paraíso” viram álbum de vanguarda

Com produção musical de Maria Beraldo, e lançamento pelo selo RISCO, o disco com as…

18 de abril de 2025

Tindersticks faz show impecável em São Paulo e afaga os fãs brasileiros, 30 anos depois

Na estreia da produtora de shows Latina Shows, a banda britânica Tindersticks fez uma apresentação…

17 de abril de 2025

Romaria Discos e Amigues do Vinil apostam no mercado de discos de vinil no Brasil

A paixão por colecionar vinis virou negócio para o carioca Nicholas Lopes (30), fundador da…

17 de abril de 2025

perdido homenageia seu grande amigo em videoclipe para “cachorro pequeno”

"cachorro pequeno" ganha videoclipe produzido pelo próprio perdido No fim de março, Marcelo Perdido, que…

16 de abril de 2025

Terno Rei amadurece e mira em canções no 5° álbum “Nenhuma Estrela”

O Terno Rei tem uma das trajetórias mais heroicas do independente brasileiro. Formado em 2010,…

15 de abril de 2025

Os Melhores Clipes Independentes | Março (2025)

Confira os melhores clipes independentes | Março (2025) em seleção especial feita pelo Hits Perdidos!…

14 de abril de 2025

This website uses cookies.