Alice Caymmi

Em novo disco, “Tão Real”, Rashid relembra seus altos e baixos

O rapper Rashid, depois de trabalhar por quatro meses seu novo álbum realizando a divulgação do registro em partes, finalmente disponibiliza sua terceira parte. Tão Real conta com 18 faixas e uma série de participações especiais.

Entre os nomes o paulistano traz no elenco participações de diversos estilos. Como por exemplo, Duda Beat, Dada Yute, Luccas Carlos, Drik Barbosa, Wesley Camilo, Emicida e Lukinhas, Tuyo e Srta. Paola.

Tão Real assim como Em Construção (2017), também teve uma estratégia de marketing bem orquestrada. Se Em Construção ele lançou por mês uma faixa – com direito a clipe – escrita durante o mês do lançamento e dialogando com seu entorno, desta vez ele decidiu optar por um novo caminho.

Partiu o disco em três partes (que chamou de Temporadas), cada lançamento com 6 faixas inéditas, mas não deixou de pensar na estética do audiovisual – tão presente em nossos dias. Feito Netflix, o Tão Real foi dividido em três temporadas.

Junto às músicas, a cada temporada ele lança episódios de um documentário, podcast e entram conteúdos extras no site oficial do disco, como pôsteres para download. A Season Finale acontece nesta quarta-feira (22/01) com direito a videoclipe para “Pipa Voada”, com Emicida e Lukinhas. Tão Real é o sucessor de Crise (2018).


RashidFoto Por: Kleber Oliveira

Tão Real: Série Original do Rashid (2020)

Após divulgar a |Primeira Temporada| e a |Segunda Temporada| chega a vez da |Terceira Temporada| que culmina na divulgação do álbum na íntegra. O lançamento Sony Music Brasil fecha um ciclo com uma carga bastante pessoal e emotiva.

Suas frustrações como o cancelamento da apresentação no Lollapalooza – que finalmente acontecerá na edição de 2020 – relatos do cotidiano, sonhos e derrotas acabam construindo a verdade de Tão Real. O improviso, colagens, autorreflexão e o cotidiano continuam a serem marcas de seu trabalho que além do Rap traz influência do R&B – e utiliza também de recursos como spoken word.

O disco conta com 18 faixas e 70 minutos de duração, e será lançado nos palcos em breve com direito banda completa e convidados. Antes disso, no sábado, 25 de janeiro, Rashid faz duas apresentações gratuitas no aniversário de São Paulo.



Terceira Temporada

A terceira temporada, ou parte do álbum, conta com as faixas “V-I-S-Ã-O”, “Blindado”, “Pipa Voada (Part. Emicida e Lukinhas)”, “Meu Amigo Tempo (part. Tuyo)”, “Casca” e “Eu (Part. Srta Paola)”.

O sangue nos olhos equaliza em “V-I-S-Ã-O” que conta sobre sua guinada dentro do rap, olhando para o passado mas valorizando a construção de sua caminhada. O cotidiano, a evolução tecnológica, o ódio e as redes sociais entram nas rimas que interagem até mesmo com o futebol europeu. Revisita sua carreira de maneira digna e cita até mesmo Racionais MCs.

Proteção entra em cena em “Blindado”, com beats mais lentos e a rima afiada. A construção e as vitórias ganhando palavras de exaltação. Sem descuido e com força de vontade, os metais com a tristeza de um jazz antigo acabam ecoando no horizonte.

Pipa Voada

“Pipa Voada (Part. Emicida e Lukinhas)”, talvez o single central desta Terceira Temporada, tem uma levada mais pop e até mesmo traz um violão que se divide com os beats. A faixa romântica que exalta as conquistas mostra um lado mais leve do rapper. Com cara de rádio e com direito a rimas de improviso dos convidados.



O vídeo que traz planos abertos e clima de romance, tem a direção é de Gabriel Camacho, com quem Rashid já trabalhou nos clipes de “Bilhete 2.0” e “Pés na Areia (promessas)”.

“Meu Amigo Tempo (part. Tuyo)” é delicada e conta com a participação do grupo curitibano. Tuyo é um dos novos nomes do R&B / Synthpop / Soul que tem mais se destacado no país. A passagem do tempo, seus nuances, inconstâncias e seus luxos acabam transparecendo. Exalta as conquistas, lembra da pressa do dia-a-dia e reflete sobre o medo das viradas do ponteiro.

“Casca” coloca o dedo na ferida fala sobre reflexão interna, tristeza, hipocrisia, política e até mesmo racismo velado do cotidiano. O vazio e as expectativas alheias anulando por sua vez quem é de verdade. Uma canção precisa para nossos tempos onde “ficar bem na fita” muitas vezes é valorizado mais do que deveria. Riffs de guitarras ruidosos acabam também somando na ambiência entre beats e as rimas.

Quem tem a missão de encerrar a Temporada 3 – e o disco – é “Eu (Part. Srta Paola)” que traz um piano e um tom forte confessional. Entre o Soul e o R&B, Rashid, confessa seus receios, fraquezas e expectativas. Do desespero a consagração.

Ouça Rashid: Tão Real (2020)



Tracklist:

1. “Conceito (de rua)” – produção Renan Samam, scratches DJ Mista Brown
2. “Não Pode” – participação Luccas Carlos – produção Skeeter
3. “Todo Dia” – participação Dada Yute – produção Skeeter
4. “A Busca” – produção Rashid
5. “Tão Real” – produção DJ Duh, scratches DJ Mista Brown
6. “Superpoder” – participação Lellê – produção DJ Duh
7. “SSNS” – produção Grou
8. “Bem Loko” – participação Rincon Sapiência – produção Rashid e Julio Mossil
9. “Apavôru” – produção Nave
10. “Sobrou Silêncio” – participação Duda Beat – produção Dogz
11. “Carrossel” – produção TALHØ
12. “Um Mundo de Cada Vez” – participação Drik Barbosa e Wesley Camilo – produção Luiz Café e Stau
13. “V-I-S-Ã-O” – produção Rashid
14. “Blindado” – produção LR Beats
15. “Pipa Voada” – participação Emicida e Lukinhas – produção Dogz
16. “Meu Amigo Tempo” – participação Tuyo – produção Julio Mossil
17. “Casca” – produção Mestre Xim
18. “Eu” – participação Srta. Paola – produção Rashid


RashidFoto Por: Moysah

Serviço shows:

Rashid no Aniversário de São Paulo

Sábado, 25 de janeiro
Grande Cortejo Modernista | início às 14h; show Rashid e Karol Conka às 15h
Centro Cultural da Juventude – Av. Dep. Emílio Carlos, 3641 – Vila dos Andrades | Show Rashid às 21h | gratuito

This post was published on 22 de janeiro de 2020 10:36 am

Rafael Chioccarello

Editor-Chefe e Fundador do Hits Perdidos.

View Comments

Posts Recentes

Pluma e Boogarins misturam frequências em “Querer Nunca Fez Planos”

"Querer Nunca Fez Planos" evidencia a convergência sonora entre Boogarins e Pluma A tônica de…

27 de maio de 2022

Joe Silhueta grita pela liberdade em “Sobressaltos”

"Sobressaltos" é o segundo single do novo álbum da banda brasiliense Depois de disponibilizar "Tropicalipse"…

26 de maio de 2022

Giuliano Lagonegro vai as profundezas com seu samba-pop em “Naufrágio das Ilusões”

Giuliano Lagonegro lança Naufrágio das Ilusões, seu disco de estreia Natural de São Paulo, Giuliano…

26 de maio de 2022

Queremos! Festival 2022 reúne rap, pop, MPB e muito mais dia 28/05, no Rio de Janeiro

Queremos! Festival 2022 acontece neste fim de semana na Marina da Glória Para os fãs…

25 de maio de 2022

Tom Misch vem a capital gaúcha pela 1ª vez e encanta o público porto-alegrense

Uma das noites mais frias da semana mas nada que afastasse o porto-alegrense de prestigiar…

25 de maio de 2022

“Moonage Daydream”, assista ao trailer do novo filme sobre David Bowie

Moonage Daydream é o primeiro filme a ser apoiado pelo espólio de David Bowie David…

24 de maio de 2022

This website uses cookies.