[Premiere] Pata faz “cara feia” para as Good Vibes em videoclipe para “Downer”

Seria a felicidade uma utopia? Na era das redes sociais onde muitos fazem posts apenas mostrando o lado doce da vida – e omitindo os dias agridoces – a Pata de Belo Horizonte (MG) debocha do estilo de vida perfeito, e bem humorado, em seu novo single.

Traz logos as trevas, o mau humor, a repulsa e o desdém mostrando, por sua vez, um tom pessimista sobre nossa existência. Rebelde, a interlocutora não vê sentido na felicidade e a questiona como um produto. Contestando a pressão social por uma felicidade plástica e pré-fabricada.

O power trio riot girl mineiro lançará em junho o álbum de nome reto e direto: Shit & Blood (Efusiva). O registro virá graças ao fãs, afinal de contas foi através de uma campanha no Catarse que foi possível arrecadar fundos para o trabalho.

Na linha de frente elas contam com Lúcia Vulcano (Vocais e Guitarras), Luís Friche (Baixo) e Beatriz Moura (Bateria). O álbum de estréia virá com 10 canções, entre elas “Downer” que hoje tem seu videoclipe lançado em Premiere no Hits Perdidos.


Pata
A Pata é uma das novas bandas do cenário de punk rock mineiro. – Foto: Divulgação

Premiere: Pata “Downer” (15/04/2019)

“O processo de gravação como um todo foi muito divertido e aprendemos muito sobre nós como um grupo. Acredito que saímos mais maduros e cientes do que queremos enquanto banda”, conta Lúcia Vulcano.

O tom agridoce, fúria e a rebeldia juvenil ganham traços na trama como elas mesmo relatam: “A narrativa gira em torno de uma criança mau humorada andando por um parque destruindo algumas coisas e estragando momentos felizes de outros personagens.”

O coletivo Tesoraria Produções assina a produção, filmagem, edição, direção de arte e geral.

“A Tesoraria surgiu em setembro de 2018 entre mulheres e nosso caminho foi trilhado a partir de muitas trocas e resistências, tendo como principal interesse o registro da comunidade feminista e LGBT+.

Atualmente, nosso coletivo é composto por quatro mulheres lésbicas: Isabela Furtado, Mari Botelho, Nat Bandeira e Ferpa. Diante da atual conjuntura, reconhecemos que registrar é visibilizar, mas é também uma maneira de manter nossa memória viva através da produção audiovisual.”, contam as integrantes da Tesoraria

O momento das gravações foi um caso à parte, e o terreno hostil da locação foi um obstáculo, digamos assim, olfativo.

“Confesso que a ideia do lixão foi um pouco demais até para mim, mas percebi isso só na hora da gravação, que estava fedendo muito e cheio de barata. No saldo final foi bem divertido gravar.

A Lira (criança atriz do clipe), é uma fofa e comprou a ideia da bagunça. Chamamos alguns amigos adultos para contracenar com ela e consideramos o resultado desta experiência 10/10”, relata Vulcano.

Sobre a experiência a equipe da Tesoraria relembra:

“Foi um presente realizar o clipe de “Downer” da Pata, que além de ser uma banda que tem tudo a ver com nosso trabalho, é musicalmente incrível. O mais marcante nessa história foi como esse projeto firmou ainda mais os laços de amizade que nós da Tesoraria temos com a banda.

Onde pudemos desenvolver nosso trabalho de maneira divertida e calorosa, podendo arriscar com toques de efusividade e sarcasmo, traços notáveis na identidade da Pata.”, finaliza o coletivo de resistência



Formada em 2017, a banda já tem no currículo seu EP de estréia que carrega a energia das Riot Girls dos anos 90. Com muita intensidade, bom humor, deboche, velocidade, irreverência e punk rock.

Ouça: Pata “Downer” @ Spotify


Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google photo

You are commenting using your Google account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s