Dramón divaga sobre a ansiedade em novo lançamento

A ansiedade é um dos maiores problemas de nossos tempos. Entre seus sintomas psicológicos estão a constante tensão ou nervosismo, medo, problemas de concentração, descontrole emocional, paranoia, dificuldades para dormir, irritabilidade e agitação.

Mas também existem os físicos como a dor no peito, aumento de frequência cardíaca, respiração ofegante, sensação de fraqueza, cansaço, boca seca, pés e mãos frios ou suados, tensão nos músculos, dor de barriga entre outros.

Tudo isso pode evoluir para crises de pânico que fazem com que o nervosismo fique incontrolável, a sensação de que vai morrer também se eleva. As tonturas e vertigens podem se tornar comuns assim como os problemas gastrointestinais.

Ninguém deveria ter que passar por isso ou sentir toda essa dor que parece que vem como uma mão invisível e tira toda a alegria da vida. Mas infelizmente é mais comum do que gostaríamos e milhares de pessoas passam por problemas do tipo.

Os Refúgios de Dramón

Alguns buscam refúgio como foi o caso de Renan Vasconcelos da banda Avec Silenzi. O músico e designer, esgotado da agitação e tensão da capital carioca se refugiou em Búzios para controlar sua inquietação.

“Búzios foi um lugar extremamente acolhedor nesses 6 anos e meio que vivi lá. Cumpriu muito bem seu papel de refúgio. Encontrei um pouco de paz para pôr ordem na cabeça, e consegui deixar para trás determinadas angústias que sentia no Rio. O nome do primeiro EP é Ansiedade Morte, uma referência à lembrança do porque fui parar lá em Búzios”, reflete Renan.

Deste retiro ele produziu material suficiente para dois EPs que serão lançados pelo selo independente Sinewave. Para sua empreitada solo e confessional ele nomeia o projeto como Dramón.

O lançamento do primeiro EP, Ansiedade Morte, também marca a mudança do músico para São Paulo (SP) onde nesta sexta-feira realiza seu show de lançamento no bairro boêmio da Vila Madalena.

As referências de seu novo projeto assim como seu trabalho na Avec Silenzi permeiam o experimentalismo. Ele adiciona ainda elementos de eletrônica e ambient com direito a ruídos e epifanias.


Renan Vasconcelos. – Foto Por: Leonardo Miranda

Sobre o Projeto

Em Dramón Renan é o responsável pelas guitarras, drum machines e synths. Ansiedade Morte conta com a participação de Marcelo Malni (Zander, Malni), que assume os baixos. Apesar do nome do EP ser forte e sentimental ele nos conta que o período na cidade litorânea foi fundamental para sua cura e é muito grato por isso.

“A gestação desse primeiro EP e parte do segundo foi misturada com meus últimos passeios e relações com a cidade. E eu queria fechar esse primeiro ciclo de trabalho lá, para me despedir em paz e agradecer por tudo que vivi”, conta o músico

Dramón – Ansiedade Morte (10/08/2018)

Nesta sexta-feira o Dramón lança seu EP de estreia, Ansiedade Morte, em Premiere no Hits Perdidos. Rápido e com tensão no ar seria uma boa maneira de introduzir o EP. Afinal de contas o registro tem um pouco menos de 17 minutos de duração e conta com seis canções.


[bandcamp width=415 height=719 album=4055884990 size=large bgcol=ffffff linkcol=0687f5]


O clima de tensão paira no ar em “Caiçara” que usa do artifício do ambiente para criar uma progressão de notas que causa estranhamento por suas distorções, beats que se assemelham a batida lenta do coração e tom ameno.

“Gestos que Matam” chega com beats mais pulsantes e traz elementos industriais para a panela. A drum machine ganha destaque e as guitarras são mais cirúrgicas e distorcidas.

A tensão vai em choque em “Gestos que Salvam” que assim como seu nome tem ares mais otimistas e suas ondas trabalham em fluxos mais energéticos feito a fonte da vida. Me lembrando o lado introspectivo dos discos mais experimentais do Nine Inch Nails como Ghosts I-IV.

“h.(arp)” tem um clima de passagem e nos deixa atentos. Serve como uma canção de transição e evoca a levada mais matemática e fria dos alemães do Kraftwerk. Nela vive a angústia, os sintomas de impotência e de se deixar levar pela corrente.

Os Loops e Reverbs

“Meúna” fica ainda mais tensa e com elementos que deixam ela ainda mais energética. Com mais recursos ela parece ligar a sirene com batidas progressivas que realmente passam a sensação de descontrole, ansiedade e impaciência. Cheia de loops ela poderia até ilustrar alguma fase final de jogo de videogame.

“Pequenas Mortes” tem o espírito de luto e fim de ciclo. Ela é mais fluída e deixa tudo pavimentado para um novo recomeço. Feito uma explosão estrelar e o nascimento de uma nova galáxia. Leve, pulsante e cheia de esperança apesar de tudo. Afinal de contas, todo o fim é a oportunidade para um novo recomeço.

O Debut de Dramón



Transpiração, tensão e redenção. São três palavras que definem o espírito de reconstrução e alívio que o primeiro EP do Dramón nos passa. Renan transforma suas dores em arte e mostra como somos inconstantes e em constante transformação.

O registro por horas é frio, nublado, tenso, pulsante porém também nos passa a ideia de expurgação. Com muita experimentação ele irá agradar a quem aprecie distorções, ruídos e caos sonoro.

This post was published on 10 de agosto de 2018 11:59 am

Rafael Chioccarello

Editor-Chefe e Fundador do Hits Perdidos.

View Comments

Posts Recentes

Canções inéditas da peça “Avenida Paulista, da Consolação ao Paraíso” viram álbum de vanguarda

Com produção musical de Maria Beraldo, e lançamento pelo selo RISCO, o disco com as…

18 de abril de 2025

Tindersticks faz show impecável em São Paulo e afaga os fãs brasileiros, 30 anos depois

Na estreia da produtora de shows Latina Shows, a banda britânica Tindersticks fez uma apresentação…

17 de abril de 2025

Romaria Discos e Amigues do Vinil apostam no mercado de discos de vinil no Brasil

A paixão por colecionar vinis virou negócio para o carioca Nicholas Lopes (30), fundador da…

17 de abril de 2025

perdido homenageia seu grande amigo em videoclipe para “cachorro pequeno”

"cachorro pequeno" ganha videoclipe produzido pelo próprio perdido No fim de março, Marcelo Perdido, que…

16 de abril de 2025

Terno Rei amadurece e mira em canções no 5° álbum “Nenhuma Estrela”

O Terno Rei tem uma das trajetórias mais heroicas do independente brasileiro. Formado em 2010,…

15 de abril de 2025

Os Melhores Clipes Independentes | Março (2025)

Confira os melhores clipes independentes | Março (2025) em seleção especial feita pelo Hits Perdidos!…

14 de abril de 2025

This website uses cookies.