O Grande Ogro tem novidades: um novo webclipe lançado nos últimos dias. Aliás, no último mês de maio falamos um pouco sobre o último lançamento do grupo: a Nashville Sessions.

O Grande Ogro na ocupação humanoides na casa da cultura de São Miguel Paulista/Zona Leste – SP  no último dia 13.

Mas antes de apresentarmos o novo vídeo vamos falar sobre seu espírito. A banda que tem orgulho de ser discípula do mestre Ian MacKaye em seu som mostra que na atitude e no discurso mantém as diretrizes afiadas.

Como todos sabem o som do grupo é totalmente instrumental mas quem diz que por trás das ondas sonoras não existe lugar para a poesia e para a luta direta?

Nos últimas semanas ocorreram as ocupações as escolas estaduais em detrimento a novas diretrizes de políticas públicas do governo estadual na qual em sua essência basicamente tinham a premissa de: fechar diversas unidades.

O povo não se calou e protestou ocupando quase 100 escolas ao redor do estado como mecanismo de protesto perante a situação. A ocupação teve vários atos solidários como pessoas dando aulas gratuítas as comunidades, outras conseguindo suprimentos, outras cozinhando, outras buscando melhorias para as escolas abandonadas e quase sucateadas pela gestão entre outras ações.

O meio artístico ativista e independente também não se calou, e várias exposições, manifestações culturais e shows foram realizadas por artistas e bandas.

No último dia 13/12 o pessoal da O Grande Ogro super tocado com os ideias desta manifestação em prol dos direitos do cidadão fizeram um show na ocupação humanoides na casa de cultura Antônio Marcos de São Miguel Paulista na zona leste de São Paulo.

Assim eles levaram cultura para a Periferia, e atitudes como essa tem que ser reconhecidas e louvadas sempre.

Muito bem contextualizado com discurso alinhado na luta do dia-a-dia de quem vive na periferia, o clipe “Fujam Para As Colinas”: foi feito com imagens captadas durante as gravações do EP Nashville Sessions, somadas a imagens de shows e eventos como atos da ocupação das escolas em São Paulo.

Através do discurso poético do texto “Armas silenciosas para guerras tranquilas” de Behold a pale do escritor Milton William Cooper. O escritor norte americano Noam Chomsky fez uma lista contendo 10 estratégias de manipulação através da mídia sendo duas delas citadas pelo O Grande Ogro.

“Se houver guerra declarada ao “terror” Fujam para às colinas!
O elemento primordial do controle social é a estratégia da distração que consiste em desviar a atenção do público dos problemas importantes e das mudanças decididas pelas elites políticas e econômicas, mediante a técnica do dilúvio ou inundações de contínuas distrações e de informações insignificantes. A estratégia da distração é igualmente indispensável para impedir ao público de interessar-se pelos conhecimentos essenciais, na área da ciência, da economia, da psicologia, da neurobiologia e da cibernética. “Manter a atenção do público distraída, longe dos verdadeiros problemas sociais, cativada por temas sem importância real. Manter o público ocupado, ocupado, ocupado, sem nenhum tempo para pensar; de volta à granja como os outros animais.

Este método também é chamado “problema-reação-solução”. Cria-se um problema, uma “situação” prevista para causar certa reação no público, a fim de que este seja o mandante das medidas que se deseja fazer aceitar. Por exemplo: deixar que se desenvolva ou se intensifique a violência urbana, ou organizar atentados sangrentos, a fim de que o público seja o mandante de leis de segurança e políticas em prejuízo da liberdade. Ou também: criar uma crise econômica para fazer aceitar como um mal necessário o retrocesso dos direitos sociais e o desmantelamento dos serviços públicos.” Noam Chomsky

Para quem não sabe um dos integrantes  Wu-Tang Clan, Killarmy, em homenagem a prosa também tem seu primeiro disco solo com esse nome.

O discurso mais uma vez se alinha, visto o acobertamento da mídia para questões que não interessam a grandes corporações. Estas empresas que por sua vez – também – financiam campanhas de políticos em troca de influência e aprovação de medidas que as beneficiam. Tudo isso em efeito dominó, onde a hierarquia predomina.

Assim a população que mais precisa de melhorias em setores como educação, saúde, saneamento básico, entre outras coisas. Se vê de mãos atadas e sem ter para onde fugir.

Os problemas do cidadão comum e principalmente da periferia ficam sempre a margem da sociedade, a mercê de iniciativas isoladas de pessoas com as melhores intenções. Abra o olho e reflita: enquanto foge para as colinas ao som de O Grande Ogro.

Site Oficial
Facebook
Soundcloud
Bandcamp

This post was published on 18 de dezembro de 2015 9:45 pm

Rafael Chioccarello

Editor-Chefe e Fundador do Hits Perdidos.

View Comments

Posts Recentes

As Melhores Live Sessions | Dezembro (2024)

As Melhores Live Sessions | Dezembro (2024) O Que São Live Sessions? Live Sessions tem sido um…

15 de janeiro de 2025

terraplana passeia por um parque de diversões no videoclipe para “charlie”

"charlie" chega acompanhada de um videoclipe dirigido pela dupla Gabriel Rolim eDaniel Augusto Após uma…

14 de janeiro de 2025

M-V-F- Awards 2024: Conheça os finalistas e vote agora nas categorias abertas ao público

M-V-F- Awards 2024 reúne 25 categorias, entre nacionais e internacionais, que seguem para votação do…

13 de janeiro de 2025

100 Hits Perdidos de 2024 – Playlist Oficial

Retrospectiva 2024: 100 Hits Perdidos de 2024 A retrospectiva do Hits Perdidos de 2024 chega…

23 de dezembro de 2024

215 Discos Brasileiros que Você Deveria Ter Ouvido em 2024

215 Discos Brasileiros que Você Deveria Ter Ouvido em 2024 Recentemente postamos uma lista com…

20 de dezembro de 2024

55 EPs Nacionais lançados em 2024

55 EPs Nacionais lançados em 2024 Em tempos onde o formato de compartilhamento da música…

19 de dezembro de 2024

This website uses cookies.