Kitten ♥ Forever: Feminismo, Amizade e Punk Rock

Em 2006 três amigas de Minneapolis decidiram celebrar a amizade e montar uma banda. A ideia pareceria comum se não fosse cheia de poréns que fazem da Kitten Forever uma banda no mínimo diferente e interessante.

O primeiro destaque é a luta 24/7 contra o patriarcado através de letras irônicas, divertidas e porque não dizer: estranhamente dançantes. Afinal, as meninas parecem se divertir fazendo um som cru e sujo que consagrou bandas como Bikini Kill e Babes In Toyland.

kk

Inclusive cheguei ao conhecimento deste grupo através de um recente show delas com o lendário Babes In Toyland. Apesar do nome “fofo” as garotas mostram as garras a cada canção.

Mas o outro diferencial do Kitten Forever se dá por parte delas se NEGAREM (Isso mesmo NEGAREM) a tocar guitarra. Sendo assim, o grupo é composto por: Corrie Harrigan (Bateria), Laura Larson (Baixo) e Liz Elton (Vocalista).

Laura Larson (Baixista) sobre a banda não possuir guitarras.

“Guitarras parecem muito técnicas, soam como um instrumento meio “OLHA-O-QUE-EU-CONSIGO-FAZER” Laura Larson (Baixista) sobre a banda não possuir guitarras.

Através disso a banda consegue demonstrar como EGO NÃO TEM ESPAÇO tanto na banda quanto na amizade das três. O sentimento de amizade, lealdade e dar as mãos para lutar por um mundo mais democrático e equalitário é a marca registada do grupo.

Aliás Corrie Harrigan (baterista), afirma: “Eu sei que eu não sou tão boa baixista como a Laura é, mas nós nunca tivemos problemas com as nossas habilidades.”

Amigas dos tempos da escola, cada uma tinha uma banda, com o tempo a ideia de fazerem algum projeto junto foi ganhando forma. Elas afirmam que mesmo começando como algo para se divertirem o que mantém elas na ativa a 9 anos é: a fácil convivência e o espírito.

O resultado no som da banda é a soma de um som pesado aka. caótico na bateria, com vocais pops rasgados e linhas de baixo sujo – e no talo – diga-se de passagem.

Mas a polêmica maior fica por conta dos fãs e produtores tentando colocar o dedo no som das meninas e elas levam isso como uma tremenda ofensa:

“Muitas pessoas vem nos perguntar se precisamos de um guitarrista, e se podem entrar na banda…Eu nem consigo imaginar um guitarrista nessa banda mais. Isso nos arruinaria” Corrie Harrigan (Bateria)

O último disco de estúdio do Trio, Pressure (2013), rendeu uma trilogia de vídeos super divertidos: Famous Friends, Double Disco e Rat Queen. Todos eles com a temática disco, 80’s onde elas parecem se divertir do começo ao fim.

Mas o lado divertido das meninas não para apenas em clipes e nas letras irônicas – retratando temas sérios como a liberdade de escolha e o poder sobre o próprio corpo – elas usam e abusam de fazer versões de músicas esteriotipadas como: de menininha.

 

 

Quem pensa que as meninas não tem lançado nada se engana. No começo do ano elas lançaram o single “Nightmare”, este que parece mais cru e rasgado, cheio de linhas de baixo típicas do surf rock e a bateria é frenética.

 

Aliás VALE A PENA conferir a lista de artistas que levantam a bandeira da causa feminista que Corrie Harrigan fez questão de citar para o blog feminista Girls Germs.

Artistas como Grimes, Nicki Minaj, Perfect Pussy, Pussy Riot, Mannequin Pussy e Indigo Girls não ficaram de fora.

Screen Shot 2015-11-24 at 2.58.52 PM

Site Oficial
Bandcamp
Facebook
Tumblr

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s