Afghan Whigs e o passeio pelos anos 90

Na semana marcada por vários protestos na capital paulista e greves no transporte público, estava agendada para a noite desta quinta-feira (22.05), o show do Afghan Whigs.

Que por pouco não foi Afghan ”Rains”. Trocadilho infame mas que diz muito sobre como estava a cidade nesta noite chuvosa e caótica. Durante o caminho, era fácil deparar-se com vários faróis apagados e uma chuva intermitente.

Com show quase colado no Sub Pop Festival  e a banda pertencendo a mesma lendária gravadora fica difícil não fazer paralelos entre os dois eventos.

E o público fez bonito, mesmo abaixo de forte chuva compareceu em peso. Algo que no Sub Pop Festival durante boa parte do evento fez falta.

O clima nostálgico dos anos 90 era de fácil percepção. Se o show do Obits no Sub Pop Festival foi um passeio na história do punk rock norte-americano, este show foi um passeio na cena de rock alternativo dos anos 90.

Em alguns momentos o som flertava com o grunge, em outros com o rock altenativo, sem deixar o metal de lado e sem esquecer da música erudita. Nostalgia que não volta mas que durante 105 minutos deixou todo mundo com aquele sentimento.

O show não deve nada para mega-shows de estádio, doa a quem doer ouvir estas palavras mas em muitos momentos é do mesmo nível ou superior a concertos de gigantes do rock atual como: Queens Of The Stone Age e Foo Fighters.

A banda parece que não parou de tocar. O Afghan Whigs que fez uma pausa em 2001, voltou para poucos shows em 2006 e retornou em definitivo em 2011. No último mês de abril, o grupo  lançou o disco ”Do To The Beast”, este que foi bem recebido pela crítica e pelos fãs.


photo2


A Banda composta por 6 músicos parece multiplicar-se no palco. Rick Nelson inclusive é multi-instrumentista e durante o show é possível vê-lo tocar: violino, teclado, violoncello e até mesmo chocalho. Super entrosada a banda é impecável e não comete erros. Parecem se divertir no palco fazendo uma série de duelo de guitarras.

Como disse anteriormente o show é um passeio pelo rock dos anos 90. Em muitos momentos rola um clima intimista, em outros o som é sujo e pesado. Nesse meio tempo acontecem diversas baladas que marcaram época e que ficaram perdidos no tempo.



Não fica difícil imaginar até o ”sério” Mark Lanegan pulando do meu lado e vibrando sem parar. O vocalista, Greg Dulli, uma hora assume o posto de show man, toca tambor revezando com a guitarra em uma canção e em outra toca teclado no tom de piano enquanto executa uma balada melancólica.

Mas como disse mesmo tendo esses momentos intimistas, teve pancadaria e agitação. O clima é tão transitório que em algumas músicas você percebe cavalgadas alá Metallica e em outras som rasgado e crú na melhor característica do Mudhoney.

Além de claro ter seus momentos ”semi-ópera rock”. O show surte como o efeito de calmantes após uma bebedeira seguida de pancadaria.


photo1 (1)


Mas o auge do show foi quando rolou a trinca catártica da sequência: ”Heaven On Their Minds”, ”Somethin’ Hot” e ”My Enemy”. A histeria foi generalizada e o Audio clube ficou pequeno. Durante a canção ”Somethin’Hot”, Dulli leva a mão a sua cintura e dá uma tímida ”rebolada” que causa risos na público.

Com o show se aproximando do fim, a banda fechou com a melancólica ”Faded”, agradeceu o público e se despediu.


Foto tirada pela banda no fim do show
Foto tirada pela banda no fim do show

É difícil não sair transtornado deste evento apoteótico. Fica difícil saber se acabou, onde está e principalmente conseguir descrever o que acabou de presenciar.

Setlist:

  1. Parked Outside
  2. Matamoros
  3. Fountain And Fairfax
  4. The Lottery
  5. Debonair
  6. We Two Parted/Dead Boy
  7. Turn On The Water
  8. Uptown Again
  9. Algiers
  10. Royal Cream
  11. I Am Fire/Tusk
  12. Gentleman
  13. It Kills
  14. Going To Town
  15. Join The Baptist
  16. Heaven On My Minds
  17. Somethin’Hot
  18. My Enemy
  19. Bulletproof
  20. Summer’s Kiss
  21. Faded
Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s