Soulslikes pixelados e RPGs distópicos marcam os jogos indies de setembro

 Soulslikes pixelados e RPGs distópicos marcam os jogos indies de setembro

No Place for Bravery, vencedor do prêmio de Melhor Jogo Brasileiro no BIG Festival 2022

Entre os jogos indies de setembro deste ano, dois títulos com elementos soulslike e visual em pixel art se destacam: No Place for Bravery’, lançado no dia 22 para PC e Switch, e ‘Moonscars‘, que chegou no dia 27 para PC, Play 4 e 5, Switch, Xbox One e Series.

O primeiro, vencedor do prêmio de melhor jogo brasileiro do BIG Festival 2022, foi desenvolvido pela Glitch Factory e distribuído pela Ysbryd Games, com gráficos 2D em temática low-fantasy, além de texturas pintadas à mão. Trata-se de um RPG de ação com visão de cima, no qual os combates combinam ritmo acelerado e mecânica de aparagem.

Apesar de ser um experiente guerreiro, Thorn, protagonista de No Place for Bravery, apresenta fragilidades que, somadas à jogabilidade punitiva a erros, faz o jogador enfrentar uma série de derrotas até triunfar. O personagem é atormentado por pesadelos e perambula pelo mundo devastado de Dewr em busca de sua filha perdida, aventura que reserva bastante violência.

A narrativa é repleta de dilemas morais, cuja mensagem foca em figuras parentais e as consequências das escolhas que elas fazem. Esta trama é baseada em experiências pessoais dos desenvolvedores, que buscam transmitir sentimentos reais e profundos por meio do jogo.

Moonscars-jogos-indies-de-setembro
Moonscars é um metroidvania com elementos soulslike e visual em pixel art

Também em 2D, Moonscars traz grandes diferenças por ser jogado em câmera lateral, em estilo plataforma, e abordar por temas góticos e de fantasia sombria. Além de seus elementos soulslike, o título também é um metroidvania, com diversas combinações de mecânicas para desbloquear o acesso a novos locais, propondo uma progressão não-linear pelo mapa.

Desenvolvido pela Black Mermaid e Humble Games, o jogo é protagonizado pela solitária guerreira de argila Grey Irma, que busca encontrar seu escultor e desvendar o mistério de sua existência. 

Durante esta aventura, o jogador deve tirar proveito das derrotas como forma de moldar a personagem, aprimorando habilidades e refinando sua capacidade de combate, o qual mescla mecânicas de aparagem, armas especiais únicas, feitiçarias e exploração estratégica de armadilhas espalhadas pelo cenário.


RPGs Táticos distópicos

Circus-electrique

Circus Electrique (6/9) é um RPG que combina combate tático por turnos e gerenciamento de um circo. Com visual steampunk ambientado na era vitoriana, o jogo traz bastante foco à história, na qual os londrinos se transformaram em assassinos maníacos e somente os artistas do Circus Electrique podem salvá-los.

  • Desenvolvedora: Zen Studios
  • Distribuidora: Saber Interactive
  • Plataformas: PC, Play 4 e 5, Switch, Xbox One e Series

Sunday Gold (13/9) é uma aventura com mecânica de point and click, ambientado em uma Londres distópica. O título traz um trio de criminosos que caçam e expõem segredos obscuros de uma megacorporação e do bilionário por trás dela. Com combates em turno e elementos de RPG, o jogo mescla ação e quebra-cabeças para entregar uma narrativa sombria e cinematográfica, com visual 2D inspirado em quadrinhos. 

  • Desenvolvedora: BKOM Studios
  • Distribuidora: Team17 Digital
  • Plataformas: PC

Jack Move (20/9) se passa em um mundo cyberpunk ilustrado em pixel art. A protagonista, Noa Solaris, é uma hacker que busca resgatar seu pai, sequestrado por uma megacorporação. Contando com a ajuda de amigos e parentes da personagem, o jogador precisa personalizar o software de Cyber Deck da Noa para equilibrar ataque, defesa e encantamentos para cada combate, além atualizar o hardware da hacker para melhorar seus atributos e habilidades.

  • Desenvolvedora: So Romantic
  • Distribuidora: HypeTrain Digital
  • Plataformas: PC, Play 4, Switch e Xbox One

Aventuras atmosféricas do mês

serial-cleaners-jogos-indies-de-setembro

Wayward Strand (15/9) é protagonizado pela jovem Casey Beaumaris. Visitando um hospital aéreo durante suas férias, ela deve aprender sobre a história dos pacientes deste local e tentar ajudar como puder. Neste título, o tempo se passa constantemente para todos personagens, então o jogador precisa escolher com quem irá interagir, e consequentemente qual história irá acompanhar.

  • Desenvolvedora: ghost pattern
  • Distribuidora: ghost pattern
  • Plataformas: PC, Play 4 e 5, Switch e Xbox One e Series

Serial Cleaners (22/9) oferece uma experiência bastante diferente: limpar cenas de crimes para a máfia. Em visão isométrica, o jogador controla até quatro faxineiros, cada um com um estilo próprio, para literalmente passar o pano nos rastros e evidências de crimes, por meio de uma jogabilidade furtiva com quebra-cabeças de ambiente que requerem estratégia.

  • Desenvolvedora: Draw Distance
  • Distribuidora: 505 Games
  • Plataformas: PC, Play 4 e 5, Switch e Xbox One e Series

Beacon Pines (22/8) é uma aventura focada em decisões do jogador. Ambientado dentro de um livro colorido e arrepiante, o jogador controla tanto o leitor quanto a personagem Luka, da crônica. Enquanto investiga eventos estranhos do universo literário e interage com outros personagens, é possível coletar palavras que preenchem espaços vazios do livro, mudando a perspectiva da história que o próprio jogador conta. 

  • Desenvolvedora: Hiding Spot
  • Distribuidora: Fellow Traveller
  • Plataformas: PC, Switch e Xbox One

Mais RPGs e outro indie brasileiro para conferir

Airoheart-jogos-indies-de-setembro

Potion Permit (22/9) é um RPG com elementos de gerenciamento sob a temática da alquimia, com visual em 2D e visão de cima. No título, os moradores de Moonbury precisam de cura e seu personagem é o melhor químico da redondeza. Utilizando ferramentas variáveis na companhia de um cachorro, o jogador precisa diagnosticar sintomas, reunir ingredientes, preparar poções e curar doenças diversas. 

  • Desenvolvedora: MassHive Media
  • Distribuidora: PQube
  • Plataformas: PC, Play 4 e 5, Switch e Xbox One e Series

Road Defense: Outsiders é o segundo título brasileiro na seleção de setembro do Hits. Lançado em acesso antecipado no dia 23, trata-se de um shooter roguelike no qual você coleta dinheiro ao proteger motoristas que atravessam estradas de uma terra sem lei. Com a grana em mãos, o jogador pode investir em novas armas e aprimorar torres de defesa para continuar sentando o dedo em hordas de criminosos que ousam destruir os automóveis de seus clientes. Com um estilo gráfico bastante esverdeado, o título remete a ambientes pós-apocalípticos e entrega uma experiência frenética de tiro.

  • Desenvolvedora: Minicactus Games
  • Distribuidora: Minicactus Games
  • Plataformas: PC

Airoheart (30/9) é outro RPG de ação e aventura com visão de cima. Com visual pixelado Inspirado em clássicos do gênero, o título traz masmorras para explorar com combate em tempo real, quebra-cabeças para resolver e elementos de roguelike. Nesta jornada épica, o jogador deve salvar o mundo do mal e testar a força do seu coração em um enredo que trilha pela traição, tragédia e redenção.

  • Desenvolvedora: Pixel Heart Studio
  • Distribuidora: SOEDESCO
  • Plataformas: PC, Play 4 e 5, Switch e Xbox One e Series
error: O conteúdo está protegido!!