Na sexta-feira (27) os catarinenses do Exclusive Os Cabides apresentaram seu novo single, “Coisas Estranhas”. Como o próprio nome diz, traz consigo uma série de referências bastante inusitadas por trás da faixa e nada melhor do que chamar eles para comentar um pouco mais sobre esse universo bastante peculiar.
Formado por Antônio dos Anjos (voz e percussão), Eduardo Possa (guitarra), Jean Lucas (baixo), Carolina Werutsky (bateria) e João Pretto (vocal, guitarra), o quinteto já lançou dois discos, Roubaram Tudo (2020) e o EP Para Endoidar o Cabeção (2019) chamando a atenção pela vitalidade, e energia, das suas apresentações ao vivo.
“Um surf rock conturbado, mistura de Syd Barrett e Os Mutantes, e até um lance meio moderninho post punk.”, é como a banda define o resultado do instrumental da faixa que antecipa o segundo álbum
Já sobre a letra, eles não escondem a narrativa que quiseram passar: “O som é basicamente sobre ficar noiado antes de dormir achando que todos os casacos pendurados na porta do armário são bichos feios e espíritos do mal, é sobre a imaginação e a ansiedade de alguém que tem dificuldades para dormir”.
Para ilustrar toda essa parábola do sono, entre pesadelos e ansiedade, eles adicionaram gritos agudos, presentes em filmes de terror, de Victoria Pretto, irmão do vocalista.
A arte surgiu a partir de uma foto do arquivo pessoal de Laura Brunato, que assina a capa junto com a banda e com Victoria Pretto, responsável pela edição da imagem.
A provável origem da foto é um evento promovido pelo grupo RBS (atual NSC), à época do lançamento da campanha “O Amor é a Melhor Herança”, que trazia personagens como o Bicho-Papão (personagem da capa), a Mula Sem Cabeça, o Diabo, a Bruxa, o Boi da Cara Preta e seus filhotes, e que abordava a violência e os maus tratos às crianças.
“Desde o início da criação do álbum já falávamos sobre essa foto ter que ser a capa, pois ela simboliza bem a estranheza, simpatia e a alegria que as nossas músicas carregam”, comenta o grupo.
Quem comenta sobre as referências por trás de “Coisas Estranhas” é o vocalista e guitarrista do Exclusive Os Cabides, João Pretto.
“Acho que na época que fiz a música eu escutava muito o álbum Hi, How Are You (1983), do artista, e eu poderia dizer que o som tem a ver com o álbum todo, o tema de coisas estranhas é bem caótico e medroso. Acho que o senso de loucura não se iguala, mas chega em algum ponto que se encontra.”
“Quando a gente foi estruturar a música para tocar de fato com a banda, tentei fazer a intro de uma forma energética na guitarra, pensando nessa música do Fontaines. Por mais que sinceramente eu acho que tenha ficado nada a ver com o que eu queria, ficou legal.”
“Na verdade, eu estava escutando bastantes coisas dos anos 60 que soavam ligeiramente genéricas e surf rockzentas, mas esse som do Beach Boys já me acompanha faz tempo, então pode-se dizer que é uma referência para a música.”
“Eu assistia muito Scooby Doo quando era criança então acredito que houveram sinapses silenciosas que me fizeram escrever “Coisas Estranhas”. Digo isso por ela ter uma onda de entrada de desenho, e se tem uma intro que eu gosto muito é essa do Scooby Doo.”
Arranjo: Exclusive os Cabides
Composição: João Paulo Pretto
Vozes: João Paulo Pretto & Antônio dos Anjos
Baixo: Jean Vicentini
Bateria: Carolina Werutsky
Guitarra Base: João Paulo Pretto
Guitarra Solo: Eduardo Possa
Teclas: Ana Nasario
Produção musical, captação, mixagem e masterização: Paulo Costa Franco (ouié estúdio)
Direção Criativa e Arte da Capa: Exclusive os Cabides, Victoria Pretto & Laura Brunato
This post was published on 1 de julho de 2024 9:00 am
Novidade em dose dupla! É o que o Terno Rei entrega para os fãs nesta…
"hear a whisper", parceria com a Winter, é o segundo single do novo álbum a…
Há espaços que transcendem a ideia de apenas paredes e um palco. A Associação Cultural…
Imagina só: numa noite de muita sorte, você tem um date com uma das maiores…
Sting é daqueles artistas que tem uma história com o Brasil. A turnê da América…
Confira os melhores clipes independentes | Janeiro (2025) em seleção especial feita pelo Hits Perdidos!…
This website uses cookies.