Exclusive Os Cabides revela com exclusividade 4 referências inusitadas em “Coisas Estranhas”
Na sexta-feira (27) os catarinenses do Exclusive Os Cabides apresentaram seu novo single, “Coisas Estranhas”. Como o próprio nome diz, traz consigo uma série de referências bastante inusitadas por trás da faixa e nada melhor do que chamar eles para comentar um pouco mais sobre esse universo bastante peculiar.
Formado por Antônio dos Anjos (voz e percussão), Eduardo Possa (guitarra), Jean Lucas (baixo), Carolina Werutsky (bateria) e João Pretto (vocal, guitarra), o quinteto já lançou dois discos, Roubaram Tudo (2020) e o EP Para Endoidar o Cabeção (2019) chamando a atenção pela vitalidade, e energia, das suas apresentações ao vivo.
“Um surf rock conturbado, mistura de Syd Barrett e Os Mutantes, e até um lance meio moderninho post punk.”, é como a banda define o resultado do instrumental da faixa que antecipa o segundo álbum
Já sobre a letra, eles não escondem a narrativa que quiseram passar: “O som é basicamente sobre ficar noiado antes de dormir achando que todos os casacos pendurados na porta do armário são bichos feios e espíritos do mal, é sobre a imaginação e a ansiedade de alguém que tem dificuldades para dormir”.
Para ilustrar toda essa parábola do sono, entre pesadelos e ansiedade, eles adicionaram gritos agudos, presentes em filmes de terror, de Victoria Pretto, irmão do vocalista.
A Arte da Capa
A arte surgiu a partir de uma foto do arquivo pessoal de Laura Brunato, que assina a capa junto com a banda e com Victoria Pretto, responsável pela edição da imagem.
A provável origem da foto é um evento promovido pelo grupo RBS (atual NSC), à época do lançamento da campanha “O Amor é a Melhor Herança”, que trazia personagens como o Bicho-Papão (personagem da capa), a Mula Sem Cabeça, o Diabo, a Bruxa, o Boi da Cara Preta e seus filhotes, e que abordava a violência e os maus tratos às crianças.
“Desde o início da criação do álbum já falávamos sobre essa foto ter que ser a capa, pois ela simboliza bem a estranheza, simpatia e a alegria que as nossas músicas carregam”, comenta o grupo.
Referências por trás de “Coisas Estranhas”
Quem comenta sobre as referências por trás de “Coisas Estranhas” é o vocalista e guitarrista do Exclusive Os Cabides, João Pretto.
Daniel Johnston “Walking the cow”
“Acho que na época que fiz a música eu escutava muito o álbum Hi, How Are You (1983), do artista, e eu poderia dizer que o som tem a ver com o álbum todo, o tema de coisas estranhas é bem caótico e medroso. Acho que o senso de loucura não se iguala, mas chega em algum ponto que se encontra.”
Fontaines D.C. “Boys In The Better Land”
“Quando a gente foi estruturar a música para tocar de fato com a banda, tentei fazer a intro de uma forma energética na guitarra, pensando nessa música do Fontaines. Por mais que sinceramente eu acho que tenha ficado nada a ver com o que eu queria, ficou legal.”
Beach Boys “Let’s Go Surfing”
“Na verdade, eu estava escutando bastantes coisas dos anos 60 que soavam ligeiramente genéricas e surf rockzentas, mas esse som do Beach Boys já me acompanha faz tempo, então pode-se dizer que é uma referência para a música.”
Simple Plan “Scooby Doo”
“Eu assistia muito Scooby Doo quando era criança então acredito que houveram sinapses silenciosas que me fizeram escrever “Coisas Estranhas”. Digo isso por ela ter uma onda de entrada de desenho, e se tem uma intro que eu gosto muito é essa do Scooby Doo.”
Exclusive Os Cabides “Coisas Estranhas”
Ficha Técnica “Coisas Estranhas”
Arranjo: Exclusive os Cabides
Composição: João Paulo Pretto
Vozes: João Paulo Pretto & Antônio dos Anjos
Baixo: Jean Vicentini
Bateria: Carolina Werutsky
Guitarra Base: João Paulo Pretto
Guitarra Solo: Eduardo Possa
Teclas: Ana Nasario
Produção musical, captação, mixagem e masterização: Paulo Costa Franco (ouié estúdio)
Direção Criativa e Arte da Capa: Exclusive os Cabides, Victoria Pretto & Laura Brunato