Nacional

Tulipa Ruiz e Brisa Flow encerram a oitava edição do Women’s Music Event

Tulipa Ruiz encerrou a 8ª edição do festival que tem como ponto de partida o protagonismo feminino na música 

Neste domingo (23) aconteceu o encerramento da oitava edição do WME, o Women’s Music Event, evento voltado ao protagonismo feminino no mundo da música do Brasil. Realizado neste ano entre os dias 20 e 23 de junho, o line up de atividades incluiu mesas, oficinas diversas, pitchs, e claro, apresentações.

Fundado pela jornalista e DJ Claudia Assef e por Monique Dardenne, gestora de carreiras e curadora musical, a conferência teve como tema do ano o Joy Of Missing Out (JOMO). Já os assuntos abordados nas rodas de conversas foram desde meteorologia em eventos musicais, saturação dos festivais, saúde mental, e as pausas nas carreiras.

“Estamos trazendo outras coisinhas para o WME 2024 como tudo o que sempre levamos para a Biblioteca Mário de Andrade, shows gratuitos na Praça Dom José Gaspar e toda a rede que formamos nesses oito anos. Mas também teremos inovações na sutileza como jogo de tarô musical, brunch em uma das sacadas mais gostosas da cidade e o Olho no Olho, novo painel que simboliza o que mais queremos valorizar”, contou Monique Dardenne ao anunciar a edição de 2024.

Tivemos a oportunidade de marcar presença no show de encerramento da conferência. O evento aconteceu na noite do domingo na Casa Natural Musical, tendo no line up as artistas Brisa Flow, Tulipa Ruiz e Thais Macedo.


Brisa Flow em show com na Casa Natura Musical encerrando o WME. – Foto Por: Rafael Chioccarello

Brisa Flow na Casa Natura Musical

Filha de artesãos chilenos, rapper mineira, de Sabará (MG), teve o primeiro contato com o hip hop aos 13 anos e mantém suas origens a cada novo lançamento. Em seu repertório, Brisa Flow canta sobre o amor, exalta suas origens indígenas, com seu setlist focado em canções do terceiro álbum Janequeo, lançado em 2022, e do seu segundo disco Selvagem Como o Vento (2018). Ambos em que os fãs mais fiéis, presentes na Casa Natura Musical, carregavam consigo seus versos na ponta da língua.

A força do rap e da resistência dos povos originários ganham versos de empoderamento com direito a apresentação que capricha nos mínimos detalhes – entre vestimentas e instrumentos confeccionados a mão.

Estando em um evento da importância, e magnitude, do WME, a artista aproveitou o microfone em suas mãos para denunciar uma série de realidades presentes em se cotidiano.

Como, por exemplo, o fato de não acreditarem quando ela comenta que é possível ser mãe e cantar rap. Em diálogo franco perante o público, composto na maioria por mulheres, salienta que nada é mais poderoso que a troca de energia de um show com mulheres.

A artista aproveita já próximo do encerramento da sua apresentação para descer do palco para dançar e reverenciar cada uma das mulheres que se conectaram com a sua arte.

Uma atitude simples, mas que contribui com o passar do cajado. Simbolizando com sua poesia que aquele lugar é também delas.


Tulipa Ruiz no WME. – Foto Por: Rafael Chioccarello

A vez de Tulipa Ruiz brilhar

Antes de Tulipa Ruiz adentrar o palco da Casa Natura Musical, Claudia Assef entra e fala um pouco sobre uma conversa longa que ela teve com a santista nos últimos dias, exaltando seu lugar dentro do mercado da música e sua trajetória, tanto como jornalista, como enquanto artista. Logo após, a paulista entra em cena com direito a defumar o local para trazer boas energias logo em sua primeira música.

Era o momento dos irmãos Ruiz, em show minimalista em voz e violão, magnetizarem os presentes tanto com a potência de seus vocais, como para as ricas composições que os levaram a quatro indicações no Grammy Latino. Aliás, o repertório passa por todos os seus discos lançados até o momento, sendo o último Habilidades Extraordinárias (2022).

Tulipa Ruiz aponta para o violão e diz em tempos de inteligência artificial, essa é a minha tecnologia de ponta antes de cantar música em homenagem a Elza Soares, “Banho”. Emenda com “Proporcional” com canto livre e improviso. A partir daí seu repertório é um arsenal de hits, “É”, por exemplo, é bastante celebrada pelo público presente.

“Tenho verbalizado a Elza e acho que ouvir e cantar quem a gente ama é muito importante. Viva Gal, Viva Rita Lee. O Brasil valoriza muito as interpretes, mas precisa reconhecer mais as suas compositoras”, crava Tulipa Ruiz durante a apresentação


Tulipa Ruiz. – Foto Por: Rafael Chioccarello (Hits Perdidos) de

Na sequência, “Da Maior Importância” é praticamente emendada com outro hit “Dois Cafés”. O show acústico ganha poder entre a combinação de Gustavo Ruiz e Tulipa, mostrando toda a versatilidade de seus vocais, ao rústico, mas efetivo violão que chama todos para dançar.

Ela chama a atenção para os homens na plateia e incentiva a chamar os brothers para virem mais. Para que apresentem para os contratantes e fazer a roda do mercado da música com mais mulheres girar.

Questiona se ouviram o disco novo antes de apresentar “Habilidades Extraordinárias” faixa que dá nome ao material lançado em setembro de 2022. Após finalizar, indaga se querem mais novidade e canta “Estardalhaço” a plenos pulmões. Esta com público respondendo bem ao refrão que diz “um vacilo, pode crer, faz um estardalhaço, sol, você merece o sol, o sol, o sol”. Muda em seu último verso para “a gente merece o sol” – arrancando sorrisos, e aplausos, do público.

Fala sobre seu show ser rock antes de tocar “Pólen”, do álbum TU (2017), faixa que discorre sobre querer ser mais sã no amor. Após isso, vai direto para o fundo do palco e no escuro começa a cantarolar os primeiros versos de “Víbora”. Ao se aproximar do pé do palco, diz que está vendo todo mundo conversando e brinca que sua Vênus é em víbora.

Ao se referir aos merchs revela que além de cantora também é tecelã e confecciona alguns. Sabendo da importância e simbolismo daquele momento, diz vida longa ao protagonismo feminino.

“A nossa música é maior que a indústria, que a gente se fortaleça. Entre a gente, com a gente, que a gente trabalhe com a gente e viva isso. Viva o acaso! Viva a mulher!”, comenta Tulipa Ruiz

Conforme seu show vai se aproximando mais do fim, a sequência de hits para cantar junto vai tomando conta do recinto, entre elas canta “Prumo”.

Já na parte final a dupla toca uma das suas músicas mais emblemáticas do repertório, “Efêmera”, e Tulipa até brinca simulando os sopros com a boca – já que neste show neste formato o sopro ficou de fora.

Para encerrar, “Só Sei Dançar com Você” é executada com direito a Tulipa descer do palco e ir cantando com os fãs olhando olhos nos olhos enquanto cruza toda a pista. Encerrando o show de forma bela e reverenciando os presentes… estes que fez questão de exaltar a todo momento ao longo da apresentação.


Tulipa Ruiz encerrando seu show na Casa Natura Musical. – Foto Por: Rafael Chioccarello (Hits Perdidos)

This post was published on 24 de junho de 2024 12:04 am

Rafael Chioccarello

Editor-Chefe e Fundador do Hits Perdidos.

Posts Recentes

Canções inéditas da peça “Avenida Paulista, da Consolação ao Paraíso” viram álbum de vanguarda

Com produção musical de Maria Beraldo, e lançamento pelo selo RISCO, o disco com as…

18 de abril de 2025

Tindersticks faz show impecável em São Paulo e afaga os fãs brasileiros, 30 anos depois

Na estreia da produtora de shows Latina Shows, a banda britânica Tindersticks fez uma apresentação…

17 de abril de 2025

Romaria Discos e Amigues do Vinil apostam no mercado de discos de vinil no Brasil

A paixão por colecionar vinis virou negócio para o carioca Nicholas Lopes (30), fundador da…

17 de abril de 2025

perdido homenageia seu grande amigo em videoclipe para “cachorro pequeno”

"cachorro pequeno" ganha videoclipe produzido pelo próprio perdido No fim de março, Marcelo Perdido, que…

16 de abril de 2025

Terno Rei amadurece e mira em canções no 5° álbum “Nenhuma Estrela”

O Terno Rei tem uma das trajetórias mais heroicas do independente brasileiro. Formado em 2010,…

15 de abril de 2025

Os Melhores Clipes Independentes | Março (2025)

Confira os melhores clipes independentes | Março (2025) em seleção especial feita pelo Hits Perdidos!…

14 de abril de 2025

This website uses cookies.