O clipe de “Música” revela os bastidores das gravações de Onirikum
No dia 20/10, Julico, vocalista e guitarrista do The Baggios, lançou seu segundo álbum solo, Onirikum (Toca Discos). O músico natural de São Cristóvão (SE) produziu 80% do seu trabalho no seu home studio, em Aracaju (SE). O material foi concebido com instrumentos como guitarra, violão, baixo, metais, percussão e parte dos teclados, todos executados pelo músico.
Já a pré-produção com Ravy Bezerra, na bateria, no começo de 2023.
“Trouxe ele para conhecer minhas música, colocar as ideias em cimas das minhas ideias de beats, mas é um disco construído em 3 anos. Eram mais de 30 músicas e listei 13 para o tracklist final”, revela o músico.
“Representa para mim um estado de espírito onde acesso aos devaneios e sentimentos mais profundos. Os sonhos são como janelas que nosso subconsciente acessa e revela mensagens, imagens, ideias, sons e os mais variados desejos e sensações. Nesse universo me inspirei para compor esse álbum, mergulhando nas minhas memórias límpidas e turvas traduzindo através do som e da escrita meus sentimentos sobre temas que me angustiam, me deixa feliz, me alivia ou simplesmente me move”.
A capa, por sua vez, foi produzida por Julico com ajuda a IA, mostrando como o material reflete o seu tempo.
“Tive uma autonomia de poder criar meu universo com minhas referências na arte visual. Assim, pude trazer mais detalhes com essa nova ferramenta, inspirada no surrealismo, brincando com distorções de formas.
Tem, por exemplo, um cachorro como um dos elementos principais na capa. “O cachorro representa um ser maior pela sua pureza e honestidade. Ele nasce, cresce e morre assim, puro. Por isso pensei em deixá-lo em destaque na imagem, no meio do caos urbano e da confusão do dia a dia. Como um guerreiro, uma referência”, conta Julico
Quando o assunto são referências artísticas o músico cita artistas como Jorge Ben, Tim Maia, Joyce, Marku Ribas, Milton Nascimento, João Donato, Antonio Carlos e Jocafi, Marcos Valle, Cassiano, Sá, Rodrix e Guarabyra.
Nesta quarta-feira (29/11) em Premiere no Hits Perdidos o músico lança o videoclipe para “Música”. A produção audiovisual, assim como todo o processo, foi no modo “faça você mesmo”, o próprio artista assumindo as filmagens e edição do vídeo gravado em seu próprio home studio. O registro é composto por cenas dos bastidores das gravações.
“A imagem acentua as notas, os arranjos. É uma oportunidade de ver qual violão foi usado em determinado momento, qual guitarra faz aquela nota, por exemplo”, conta Julico que dirige a produção
No vídeo, o músico sergipano tem ao seu lado Winnie Souza nos vocais, Leo Airplane nas teclas, Ravy Bezerra na bateria, Andre Lima no trompete, Mario Augusto no saxofone e Jeovane Lima no trombone.
A respeito da estética do vídeo conter predominantemente as cores azul e laranja, Julico revela que vem das tonalidades que aparecem nas produções de discos e vídeos de seus ídolos, como John Coltrane e outros músicos da década de 1960.
Entre as influências diretas da composição estão o soul, o funk e o samba rock de artistas como Jorge Ben e Tim Maia. A psicodelia da faixa dá asas para sua letra que demonstra uma relação de gratidão, amor e cumplicidade com a música. Desde a cura até como isso o ajuda a traçar os seus caminhos. As teclas e guitarras deixam seu caldeirão encorpado para que as ondas atravessem o coração do ouvinte. Os arranjos de metais, por sua vez, reverenciam as músicas que tanto o inspiram a seguir em frente.
This post was published on 29 de novembro de 2023 8:00 am
As Melhores Live Sessions | Dezembro (2024) O Que São Live Sessions? Live Sessions tem sido um…
"charlie" chega acompanhada de um videoclipe dirigido pela dupla Gabriel Rolim eDaniel Augusto Após uma…
M-V-F- Awards 2024 reúne 25 categorias, entre nacionais e internacionais, que seguem para votação do…
Retrospectiva 2024: 100 Hits Perdidos de 2024 A retrospectiva do Hits Perdidos de 2024 chega…
215 Discos Brasileiros que Você Deveria Ter Ouvido em 2024 Recentemente postamos uma lista com…
55 EPs Nacionais lançados em 2024 Em tempos onde o formato de compartilhamento da música…
This website uses cookies.