Nacional

DJane Fonda lança EP de versões com algo a mais em “the return of DJane Fonda”

the return of DJane Fonda conta com 4 versões e um single autoral que antecipa nova era

Feito um projeto que veio de uma brincadeira com amigos, DJane Fonda surgiu em meio a ausência das pistas de dança mas que tem tudo para embalar elas quem sabe quando as festas (seguras) voltarem a fazer parte da nossa realidade. Bárbara Eugênia conta que veio de uma brincadeira de discotecar em uma festa de amigos onde veio a vontade de explorar as frequências da música eletrônica saudosista. Lá em 2021 comentamos pela primeira sobre o projeto que tinha até mesmo versão para “The Best” da saudosa Tina Turner.

Agora ela chega com um EP contendo quatro versões e uma canção autoral na qual ela frisa “apontar para novos caminhos (tanto no eletrônico como no “popular”).”

Atualmente residindo em Lisboa o material reúne uma versão de um clássico da música portuguesa “Ana Maria”, originalmente interpretada pelo Trio Odemira (ouça a versão original), em parceria com Benjamim, cantor da capital tuga. Ainda no campo de versões ela interpreta “Through the fires”, faixa de Angel Olsen presente no disco Big Time lançado em 2022 na qual relata ter chorado; “Hopelessly devoted to you” um clássico do filme musical Grease, parceria com o produtor André Henrique. Também se faz presente “AMORAMORAMOR”, a única autoral do material e uma versão de Abba, para “S.O.S” (revelada na última semana), na qual ela relata ter pirado muito durante o seu desenvolvimento.


Bárbara Eugênia aka. DJane FondaFoto Por: Daryan Dornelles

DJane Fonda the return of DJane Fonda

Na versão para “Through the Fires” da Angel Olsen o trabalho foi de captar sua essência triste mas re-imaginar como ela funcionaria numa pista em luz baixa. Ela ganha ainda mais tensão, programações, synth, teclados e uma roupagem oitentista. O trabalho de vocais para criar ambiências também é interessante e brinca com seu universo onírico.

O exercício de “Ana Maria” é ainda mais ousado pois ela deixou ela numa frequência que não tira o ar de balada romântica (de “sofrência”) deixando um tanto de verniz em cima. Ao longo do seu desenvolvimento, o dueto faz um jogo de vocais interessante como se o The Human League re-interpretasse a canção. Os teclados criam camadas e evidenciam como a canção na verdade tem uma natureza dark até mesmo assustadora.

“Hopelessly Devoted To You”, da saudosa Olivia Newton-John, presente na trilha sonora de Grease, ganha uma versão recheada com sintetizadores em uma espécie de viagem com destino ao futuro para dar mais contornos ainda mais dramáticos para uma canção de amor.

Uma ode ao Amor

“AMORAMORAMOR” escrita assim tudo junto e em alta frequência chega com texturas imersivas que te transportam para o amanhecer dentro do mato com sintetizadores pulsantes que criam imagens para quem escuta. A única canção autoral da mostra traz consigo espiritualidade e conexão…feito um mantra em looping. Com natureza relaxante, ao seu decorrer a faixa vai adicionando elementos que nos levam diretamente para uma sessão de meditação. Tudo isso para tentar traduzir as sensações que esse sentimento nos causa quando nos atravessa.

Quem fecha o curto EP é “S.O.S”, originalmente composta pelo Abba. Ela procurou trazer diferentes texturas e melodias eletrônicas que captassem o peso da composição deixando ela com ares nostálgicos de um amor em pedaços. Ganhando até contornos do dub. Seu encerramento tem um brilho cósmico marcante que se esvai no horizonte feito o efeito do estralar do chicote de “Whip It” (do Devo).

Ficha Técnica

1. Through the fires
Bárbara Eugênia – voz, programações, synth, teclados
Taciana Barros – guitarra
Zeli – baixo

2. Ana Maria feat. Benjamim
Bárbara Eugênia – voz, programações, synths, teclados
Benjamim – voz
Artur Kunz – bateria

3. Hopelessly devoted to you
Barbara Eugenia – voz, synth
André Henrique – programações, guitarra, synth, baixo

4. AMORAMORAMOR
Bárbara Eugênia – voz, programações, synths

5. SOS
Bárbara Eugênia – voz, synth
Renato Cortez – baixo
Clayton Martin – programações

Produzido por Bárbara Eugênia
* faixa 3 co-produzida com André Henrique
Mix Renato Cortez
Master Felipe Tichauer

This post was published on 4 de agosto de 2023 9:00 am

Rafael Chioccarello

Editor-Chefe e Fundador do Hits Perdidos.

Posts Recentes

Crumb destaca a beleza da introspecção em meio a curvas psicodélicas no aniversário do Cine Joia

Da última vez que pude assistir Lila Ramani (guitarra e vocal), Bri Aronow (sintetizadores, teclados…

25 de novembro de 2024

The Vaccines lota o Cine Joia em retorno ao Brasil embalado pela nostalgia

The Vaccines é daquelas bandas que dispensa qualquer tipo de apresentação. Mas também daquelas que…

22 de novembro de 2024

Joyce Manor revela segredos e curiosidades antes de embarcar para a primeira turnê no Brasil

Demorou, é bem verdade mas finalmente o Joyce Manor vem ao Brasil pela primeira vez.…

13 de novembro de 2024

Balaclava Fest tem show virtuoso do Dinosaur Jr. e cada vez mais “brasileiro” do BADBADNOTGOOD

Programado para o fim de semana dos dia 9 e 10 de novembro, o Balaclava…

12 de novembro de 2024

Supervão passa a limpo o passado mirando o futuro em “Amores e Vícios da Geração Nostalgia”

Supervão evoca a geração nostalgia para uma pistinha indie 30+ Às vezes a gente esquece…

8 de novembro de 2024

Christine Valença coloca tempero nordestino no clássico folk “John Riley”

A artista carioca repaginou "John Riley", canção de amor do século XVII Após lançar seu…

7 de novembro de 2024

This website uses cookies.