the return of DJane Fonda conta com 4 versões e um single autoral que antecipa nova era
Feito um projeto que veio de uma brincadeira com amigos, DJane Fonda surgiu em meio a ausência das pistas de dança mas que tem tudo para embalar elas quem sabe quando as festas (seguras) voltarem a fazer parte da nossa realidade. Bárbara Eugênia conta que veio de uma brincadeira de discotecar em uma festa de amigos onde veio a vontade de explorar as frequências da música eletrônica saudosista. Lá em 2021 comentamos pela primeira sobre o projeto que tinha até mesmo versão para “The Best” da saudosa Tina Turner.
Agora ela chega com um EP contendo quatro versões e uma canção autoral na qual ela frisa “apontar para novos caminhos (tanto no eletrônico como no “popular”).”
Atualmente residindo em Lisboa o material reúne uma versão de um clássico da música portuguesa “Ana Maria”, originalmente interpretada pelo Trio Odemira (ouça a versão original), em parceria com Benjamim, cantor da capital tuga. Ainda no campo de versões ela interpreta “Through the fires”, faixa de Angel Olsen presente no disco Big Time lançado em 2022 na qual relata ter chorado; “Hopelessly devoted to you” um clássico do filme musical Grease, parceria com o produtor André Henrique. Também se faz presente “AMORAMORAMOR”, a única autoral do material e uma versão de Abba, para “S.O.S” (revelada na última semana), na qual ela relata ter pirado muito durante o seu desenvolvimento.
Na versão para “Through the Fires” da Angel Olsen o trabalho foi de captar sua essência triste mas re-imaginar como ela funcionaria numa pista em luz baixa. Ela ganha ainda mais tensão, programações, synth, teclados e uma roupagem oitentista. O trabalho de vocais para criar ambiências também é interessante e brinca com seu universo onírico.
O exercício de “Ana Maria” é ainda mais ousado pois ela deixou ela numa frequência que não tira o ar de balada romântica (de “sofrência”) deixando um tanto de verniz em cima. Ao longo do seu desenvolvimento, o dueto faz um jogo de vocais interessante como se o The Human League re-interpretasse a canção. Os teclados criam camadas e evidenciam como a canção na verdade tem uma natureza dark até mesmo assustadora.
“Hopelessly Devoted To You”, da saudosa Olivia Newton-John, presente na trilha sonora de Grease, ganha uma versão recheada com sintetizadores em uma espécie de viagem com destino ao futuro para dar mais contornos ainda mais dramáticos para uma canção de amor.
“AMORAMORAMOR” escrita assim tudo junto e em alta frequência chega com texturas imersivas que te transportam para o amanhecer dentro do mato com sintetizadores pulsantes que criam imagens para quem escuta. A única canção autoral da mostra traz consigo espiritualidade e conexão…feito um mantra em looping. Com natureza relaxante, ao seu decorrer a faixa vai adicionando elementos que nos levam diretamente para uma sessão de meditação. Tudo isso para tentar traduzir as sensações que esse sentimento nos causa quando nos atravessa.
Quem fecha o curto EP é “S.O.S”, originalmente composta pelo Abba. Ela procurou trazer diferentes texturas e melodias eletrônicas que captassem o peso da composição deixando ela com ares nostálgicos de um amor em pedaços. Ganhando até contornos do dub. Seu encerramento tem um brilho cósmico marcante que se esvai no horizonte feito o efeito do estralar do chicote de “Whip It” (do Devo).
1. Through the fires
Bárbara Eugênia – voz, programações, synth, teclados
Taciana Barros – guitarra
Zeli – baixo
2. Ana Maria feat. Benjamim
Bárbara Eugênia – voz, programações, synths, teclados
Benjamim – voz
Artur Kunz – bateria
3. Hopelessly devoted to you
Barbara Eugenia – voz, synth
André Henrique – programações, guitarra, synth, baixo
4. AMORAMORAMOR
Bárbara Eugênia – voz, programações, synths
5. SOS
Bárbara Eugênia – voz, synth
Renato Cortez – baixo
Clayton Martin – programações
Produzido por Bárbara Eugênia
* faixa 3 co-produzida com André Henrique
Mix Renato Cortez
Master Felipe Tichauer
This post was published on 4 de agosto de 2023 9:00 am
Da última vez que pude assistir Lila Ramani (guitarra e vocal), Bri Aronow (sintetizadores, teclados…
The Vaccines é daquelas bandas que dispensa qualquer tipo de apresentação. Mas também daquelas que…
Demorou, é bem verdade mas finalmente o Joyce Manor vem ao Brasil pela primeira vez.…
Programado para o fim de semana dos dia 9 e 10 de novembro, o Balaclava…
Supervão evoca a geração nostalgia para uma pistinha indie 30+ Às vezes a gente esquece…
A artista carioca repaginou "John Riley", canção de amor do século XVII Após lançar seu…
This website uses cookies.