Furafilas lançará seu EP de estreia, Parece que Acabou, nas próximas semanas
O nascimento de um projeto artístico nem sempre é algo glamouroso e muitas vezes passa por diversos estágios, um deles é ter a coragem de apresentar sua arte autoral para o mundo. Nuno Nunes, é jornalista no Música Pavê, além de compositor, produtor e guitarrista…passou por todos eles.
Em Joinville (SC), sua cidade natal, já havia se aventurado em tocar em bandas covers até que chegou o dia em que tudo mudou. Não satisfeito apenas por interpretar canções de outros nomes consagrados, ele foi aprender a produzir e começou a rascunhar algumas músicas – em que aos poucos teve coragem de mostrar para os amigos mais próximos. A história completa do nascimento do Furafilas: Nuno conta no vídeo abaixo.
“Não Consigo Pensar Perto de Você” é o primeiro dos 4 lançamentos programados para as próximas semanas, todas as faixas juntas integram o EP de estreia, Parece que Acabou, que contará também 4 produções audiovisuais para acompanhar.
O nascimento da banda começa sem essa pretensão de ser uma banda e sim um respiro para que Nuno pudesse expor mais sobre suas crônicas sobre os pequenos problemas vivenciados no cotidiano.
O próprio artista ressalta que o lado tragicômico é uma forma de rir da própria desgraça. Entre a temáticas as faixas discorrem sobre temas contemporâneos da nossa sociedade como a dificuldade de concentração, procrastinação, falta de foco em uma era de dependência de algoritmos e redes sociais para tudo.
As escolhas do projeto, inclusive, tem toda a estética do faça você mesmo, com canções gravadas em casa com próprio equipamento e um “Q” de improviso. Aos poucos ele convocou outros músicos, e artistas, que deixaram o processo de composição e de produção audiovisual um pouco menos solitário. Transformando uma ideia que começou solo em uma gama coletiva de ideias fruto de um coletivo de artistas do norte de Santa Catarina.
“Ela é uma música longa e joguei alguns dos meus heróis da música brasileira num liquidificador e usei isso para temperar cada parte da música. São nomes como Mutantes, Jorge Ben Jor, Tim Maia e nomes mais recentes como Maglore e Ana Frango Elétrico.”, conta Nuno sobre o primeiro single do Furafilas a ser revelado.
Com 6 minutos de duração “Não Consigo Pensar Perto de Você” agradará quem gostar do pop açucarado de grupos como O Terno, Maglore e tem o adendo de metais e melodias do funk mas sem perder a levada indie rock (e até mesmo surf rock) em seus riffs de guitarra. Fazendo a ponte entre a soul music (de Tim Maia, Jorge Ben Jor), o lado áspero do rock saxão (de 13th Floor Elevators a Arctic Monkeys) e os Beach Boys em Pet Sounds (1966).
O drama moderno sobre a atenção seletiva, autodepreciação e as arapucas do dia a dia acabam entrando na temática da faixa que também brinca com a melodia, texturas e as diversas possibilidades de mixagem.
This post was published on 13 de abril de 2023 7:29 pm
Programado para os dias 13, 14 e 15 de dezembro, a segunda edição do Festival…
No fim de outubro, uma das grandes revelações do ano do cenário musical paulistano, a…
Há pouco menos de três meses foi lançado um debut muito significativo aqui em Belo…
Da última vez que pude assistir Lila Ramani (guitarra e vocal), Bri Aronow (sintetizadores, teclados…
The Vaccines é daquelas bandas que dispensa qualquer tipo de apresentação. Mas também daquelas que…
Demorou, é bem verdade mas finalmente o Joyce Manor vem ao Brasil pela primeira vez.…
This website uses cookies.