Nacional

Com críticas a distopia brasileira, Planet Hemp lança single e clipe com Criolo

Explosão, confusão, crítica social afiada e linha de frente. A volta do Planet Hemp não poderia carregar elementos que nos mostrem um pouco mais do DNA ativista, contra o sistema vigente e repudiando a onda de retrocesso político e social recorrentes nos últimos anos no país. No meio disso a “Distopia” em que vivemos é o que centralizará a narrativa do primeiro disco do supergrupo carioca que vai do rock’n’roll ao rap, do funk ao dub sem pedir passagem.

O momento é propício, afinal, estamos a apenas 12 dias do primeiro turno das eleições que irá definir os representantes dos principais cargos eletivos do país e o clima é justamente o defender a democracia. Esta que em diversas vezes foi posta a prova mediante a crises institucionais, morais e muitas vezes de caráter humano. Com o espírito de convocação ao poder popular de reação e mobilização, “Distopia” abre os caminhos para o primeiro disco de inéditas do Planet Hemp em 22 anos. O material sairá pela gravadora Som Livre.

“O Planet Hemp sempre foi um movimento de contestação. As nossas letras, que um dia já nos levaram pra prisão, são o reflexo do que a gente pensa sobre esse sistema, sobre o ideal coletivo e a nossa forma de expressar através da música o nosso manifesto. Vai muito além de um discurso político, é um discurso musical muito mais profundo sobre liberdade de pensamento”, diz o grupo sobre o cunho político da canção e sua identidade 


Planet Hemp e Criolo nos bastidores do videoclipe para “Distopia” – Foto Por: Bel Gandolfo

Planet Hemp feat. Criolo “Distopia”

“Distopia” é uma canção que traz guitarras altas e pujantes, rimas firmes de Marcelo D2 e Bnegão que se sentem bem a vontade em dividir o protagonismo, e a participação de Criolo acaba sendo bastante emblemática por si só. Visto que o rapper paulistano fez linha de frente contra o governo e as atitudes escracháveis durante seus lançamentos, seja através de um clipe sobre a distopia social e a vanguarda do atraso, como protestando ativamente em períodos sensíveis da pandemia.

Vale lembrar que ele perdeu a irmã vítima da COVID-19 e acabou imortalizando sua luta em “Cleane“; e em “Boca de Lobo” ele já havia criticado com veemência as atitudes do governo e suas políticas públicas.

O vídeo para “Distopia” tem inclusive direção assinada por Marcelo D2 e foi produzido pela sua produtora Pupila Dilatada. Nele o quinteto formado atualmente por Marcelo D2, BNegão, Formigão, Pedro Garcia e Nobru ao lado de Criolo, aparece em takes que alternam cenários urbanos de protestos e batidas policiais, além da natureza.

Claro que a “família tradicional brasileira” não ia passar impune em meio a um clima hostil. Pois mesmo com tamanhos absurdos, e escândalos de corrupção, a postura de defender o inominável lembra tempos nebulosos da história da política brasileira. Entre hipocrisia, balas e livros religiosos, a cena central na qual Bnegão aparece ao lado diz muito sobre o negacionismo e ostracismo que entrou nas casas dizimando lares – e afastando parentes. Se o clima é de guerra, o Planet Hemp não foge a luta.

“Gravado em quatro dias pelo Rio de Janeiro e dividido em doze cenas, o clipe de “Distopia” é um grande trailer do que vem por aí no audiovisual de todo o disco”, declara Marcelo D2. 


This post was published on 20 de setembro de 2022 9:12 pm

Rafael Chioccarello

Editor-Chefe e Fundador do Hits Perdidos.

Posts Recentes

Canções inéditas da peça “Avenida Paulista, da Consolação ao Paraíso” viram álbum de vanguarda

Com produção musical de Maria Beraldo, e lançamento pelo selo RISCO, o disco com as…

18 de abril de 2025

Tindersticks faz show impecável em São Paulo e afaga os fãs brasileiros, 30 anos depois

Na estreia da produtora de shows Latina Shows, a banda britânica Tindersticks fez uma apresentação…

17 de abril de 2025

Romaria Discos e Amigues do Vinil apostam no mercado de discos de vinil no Brasil

A paixão por colecionar vinis virou negócio para o carioca Nicholas Lopes (30), fundador da…

17 de abril de 2025

perdido homenageia seu grande amigo em videoclipe para “cachorro pequeno”

"cachorro pequeno" ganha videoclipe produzido pelo próprio perdido No fim de março, Marcelo Perdido, que…

16 de abril de 2025

Terno Rei amadurece e mira em canções no 5° álbum “Nenhuma Estrela”

O Terno Rei tem uma das trajetórias mais heroicas do independente brasileiro. Formado em 2010,…

15 de abril de 2025

Os Melhores Clipes Independentes | Março (2025)

Confira os melhores clipes independentes | Março (2025) em seleção especial feita pelo Hits Perdidos!…

14 de abril de 2025

This website uses cookies.