saudade e Bibi Caetano evocam o poder da mente em “interação mente-matéria”
Após lançar o disco jardim entre os ouvidos (2020), Saulo von Seehausen, mais conhecido como saudade, e ex-integrante da Hover, está às vésperas de lançar seu novo disco, bem vindo, amanhecer, que chega nas plataformas digitais em junho. Antes disso ele já apresentou a faixa título do disco e hoje em Premiere no Hits Perdidos o músico apresenta “interação mente-matéria”.
A faixa em parceria com a artista Bibi Caetano, que já foi indicada ao Grammy, deixa um pouco de lado o indie pop e o folk tristonho de Sufjan Stevens da estreia. O que se mantém são as referências a MPB, da bossa nova passando pelo ao movimento da tropicália e o psicodelismo brasileiro, estes presentes no primeiro disco. Sendo cada vez mais antropofágico em reverenciar a música feita no país.
Desta vez ele navega, ao menos neste primeiro single a ser revelado, na direção da MPB e do funk, que carinhosamente remete a fase racional de Tim Maia, mostrando o arsenal de referências e potencial ainda mais pop do novo trabalho do músico.
saudade e Bibi Caetano “interação mente-matéria”
A composição foi feita em parceria entre Saulo, Bibi e Felipe Vassão e segundo os músicos surge a história de um casal que decide tentar controlar as ondas do mar com a força do pensamento após o uso de psicotrópicos em uma praia. Dessa viagem metafísica, eles aprofundam por um conceito científico. O uso das metáforas encaixa e dá asas a imaginação de uma faixa que sugere a possibilidade de poder mudar o mundo através da força dos pensamentos.
Tudo isso foi inspirado no conceito da psicocinesia – de forma resumida, a capacidade de mover objetos com o poder da mente, instaurado ainda nos anos 30 como parte dos estudos de saúde mental; tema tão recorrente durante o período de isolamento social.
“É uma metáfora interessante para a nossa capacidade de mudar as coisas ao nosso redor quando a gente realmente se concentra para isso”, conta saudade
“É um lugar tropical e praiano, com um tema muito brasileiro, mas com arranjos mais polidos e contemporâneos. A parceria com a Bibi ajudou muito a chegar nesse resultado porque é onde nós dois nos conectamos”, comenta saudade sobre a construção junto a banda
Com grooves e metais que dão corpo a psicodelia involuntária, saudade mostra versatilidade em um vocal pop apurado indo de encontro com os timbres leves de Bibi Caetano. A transição da faixa com direito a efeitos dá o tom esperançoso por um mundo mais solar e menos repleto de preocupações com as mazelas do dia-a-dia.
Além do baterista Bruno Bade (Brunoutz), o baixista Leandro Bronze e o guitarrista Renan Vasconcellos (Dramón) que compõe a banda base; no estúdio dão corpo para os arranjos de “Interação mente-matéria”Felipe Vassão(guitarra, programações e sintetizadores), Felipe Duriez (guitarra), Pedro Serapicos(violão), Jorge Amorim (percussão) e os saxofones de Breno Morais e Marcel Enderle.
Ficha técnica
Direção Artística: saudade
Produção Musical: saudade, Felipe Vassão & Pedro Serapicos
Arranjos: saudade, Leandro Bronze, Bruno Bade, Renan Vasconcelos
Direção Vocal: saudade, Pedro Serapicos
Edições Vocais: Pedro Serapicos
Edição: Matheus Souza
vozes: saudade e Bibi Caetano
violões: saudade e Pedro Serapicos
guitarras: Renan Vasconcelos, saudade, Pedro Serapicos, Felipe Duriez e Felipe Vassão
baixos: Leandro Bronze
baterias: Bruno Bade
percussão: Jorge Amorim
sax alto: Breno Morais e Marcel Enderle
sax barítono: Breno Morais
sintetizadores e programações: Felipe Vassão
engenharia de som: Vinicius Junqueira, Paulo Maganinho e Pedro Serapicos
assistência de engenharia de som: Jr. Ayres e Arthur Ayres
mixagem e masterização: João Milliet
Letra
eu quero ver você
caminhando pela areia
e sorrir pro futuro
mesmo se nada mudar
eu quero ver você
sorrindo com a ideia
de mudar esse mundo
de mente e matéria