Categories: Notícias

TikTok e ECAD fecham contrato para pagamento dos direitos autorais

Não é de hoje a polêmica da arrecadação dos direitos autorais por parte do TikTok. A rede social famosa pelas dancinhas (e também responsável por viralizar o trabalho de novos talentos), segundo artigo publicado em 2019 no portal Jusbrasil, possuia alguns acordos antigos de licença com as majors Warner, Universal e Sony, no exterior. Porém, no Brasil não existia nenhum acordo com o ECAD, nem licença com nenhuma gravadora, ou produtora, tão pouco editorias ou distribuidoras digitais, assim, até o momento os titulares não tem recebido nada de direitos autorais.



O Acordo entre TikTok e ECAD

Nesta quarta-feira (28/07) o TikTok e ECAD anunciam um contrato para o pagamento de direitos autorais no Brasil, garantindo uma nova fonte de receita para compositores, editoras musicais e artistas.

Este acordo inclui ainda o pagamento retroativo pelo uso de músicas na plataforma, estabelecendo uma parceria para o futuro.

“Essa primeira parceria entre o ECAD e o TikTok é mais um importante passo para a indústria da música no Brasil e para os autores e artistas no nosso país. Este acordo não poderia chegar num momento mais oportuno para compositores e artistas, que agora precisam mais do que nunca dessa renda digital. O ECAD vem trabalhando duro para fechar acordos importantes como esse”, comenta Isabel Amorim, superintendente executiva do ECAD.

“Estamos entusiasmados com essa parceria firmada entre o TikTok e o ECAD no Brasil. Com esta cooperação, vamos estimular o crescimento de novas fontes de receita para autores e editores utilizando o dinamismo da nossa plataforma.

Estamos animados para oferecer esse fantástico conteúdo musical para nossos creators incríveis”, reforça José María Escriña, diretor de Licenciamento Musical e Parcerias do TikTok para a América Latina.

Para entender um pouco mais sobre como é feita a distribuição dos repasses, trazemos um infográfico feito pelo G1 abaixo.


This post was published on 28 de julho de 2021 2:51 pm

Rafael Chioccarello

Editor-Chefe e Fundador do Hits Perdidos.

Posts Recentes

Terno Rei revela o single duplo “Nada Igual / “Viver de Amor” com diferentes inspirações

Novidade em dose dupla! É o que o Terno Rei entrega para os fãs nesta…

20 de fevereiro de 2025

terraplana vê a memória se esvair em “hear a whisper”, parceria com Winter

"hear a whisper", parceria com a Winter, é o segundo single do novo álbum a…

18 de fevereiro de 2025

Festival Cecília Viva 2025: Entre a Resistência e o Recomeço

Há espaços que transcendem a ideia de apenas paredes e um palco. A Associação Cultural…

18 de fevereiro de 2025

Uma noite (inesquecível) com Marina Lima

Imagina só: numa noite de muita sorte, você tem um date com uma das maiores…

17 de fevereiro de 2025

Sting canta sucessos do The Police e da carreira solo no Parque Ibirapuera

Sting é daqueles artistas que tem uma história com o Brasil. A turnê da América…

17 de fevereiro de 2025

Os Melhores Clipes Independentes | Janeiro (2025)

Confira os melhores clipes independentes | Janeiro (2025) em seleção especial feita pelo Hits Perdidos!…

13 de fevereiro de 2025

This website uses cookies.