Categories: Nacional

Poeta e multiartista Zeferina lança remix com Tássia Reis do single “São Jorge Guerreiro”

A cantora e escritora paulistana Zeferina lança essa sexta-feira o remix  com clipe da canção “São Jorge Guerreiro”.

Com um feat junto a rapper-jazzista brasileira Tássia Reis, produção musical de Caio Zan e parceria do selo YB Music, a composição é inspirada nos valores ancestrais que fundamentam a religiosidade afro-brasileira fazendo menção direta e especial ao orixá Ogum que no catolicismo e sincretismo brasileiro é representado por São Jorge.

A música traz em seus versos a reza interna que todo brasileiro possui, celebrando São Jorge e como ele inspira força pela sua história de resistência e luta; a canção evoca esse pedido que seus devotos fazer por força, perseverança e resiliência atribuídos ao povo brasileiro. É realmente uma canção pra inspirar fé e nas batidas percussivas junto ao grave bem mixado (tipico do trap e muito presente nas músicas atualmente) nos tira da cadeira e em poucos segundos já estamos cantando o refrão.


Zeferina e Tássia ReisFoto: Divulgação

Zeferina feat. Tássia Reis “São Jorge”

O lançamento do remix para “São Jorge Guerreiro”, que já teve uma versão anterior mais crua e orgânica, vem completamente repaginada, mostrando o momento mais maduro da artista Zeferina que segue fazendo sua campanha de financiamento coletivo para publicar seu primeiro livro de poesia.

Se antes a faixa fazia referência às rodas de samba, no remix, por conta da pandemia, desta vez o foco é nos timbres e sons mais eletrônicos e tratados para além do limite orgânico, uma conexão urbana com o trap, hip hop, mas mantendo ainda a energia ancestral do tambor marcando as batidas do coração e do rito que vem da Bahia de todos os santos misturado ao samba reggae, o Bahia Bass, com uma estética contemporânea e transmitindo essa força da fé ancestral e da manutenção das manifestações artísticas afro-brasileiras.

A composição é inspirada nos valores ancestrais que fundamentam a religiosidade afro-brasileira, faz menção direta e especial ao orixá Ogum, que no catolicismo é representado por São Jorge, um dos mais populares santos do mundo.

“Esta música retrata a fé que é evocada para superação de situações adversas da vida. A arte é cura e transcende através da música. A diversidade e a inovação são expansões nas travessias da nossa diáspora”, explica a artista.



Sobre Zeferina

Atua na música profissionalmente desde 2006

A cantora, compositora e poeta, Zeferina iniciou sua carreira nos saraus e rodas de samba da zona sul de São Paulo em 2006. Mais conhecida como cantora – Zeferina tem dois singles lançados pela ybmusic, “Mistério de Nanã” e “São Jorge Guerreiro”, com produção de Maurício Tagliari

Passando pelo Samba da Vela como compositora e pelo Samba de Todos os Tempos como pastora. Cantando ao lado de grandes nomes do mercado musical. Atualmente segue em carreira solo em parceria com o selo da YB Music e direção musical de Maurício Tagliari. Integrante da ala de cantoras do Bloco Afro Ilú Obá de Min entre outros trabalhos desta mesma temática, destaca-se como backing vocal de Thiago El Niño. Ela canta sua ancestralidade e em cada letra e arranjo musical busca traduzir seu vínculo com as forças da natureza, que nos ronda e nos proporciona a vida. Em caminhos de superação constante, sua trajetória é marcada pela renovação. A cada mudança, suas asas crescem. Tem cada dia como um novo recomeço e as dores de ontem alimentam os sonhos de amanhã. É mulher preta como Resistência e Existência, RE-EXISTÊNCIA. É LivreGBT. Sua liberdade lhe dá o poder de SER a seu favor.

Zeferina estreou na literatura na antologia Sarau Preto no Branco, em 2014. Compõe mais seis antologias publicadas: Sambas EscritosSarau Verso em VersosPilar: Futuro presente – Uma antologia para TulaSarau das PretasEscritas Femininas em Primeira Pessoa e Salve Kebrada Favelas e Aldeias. Duas canções suas podem ser escutadas nas plataformas digitais: Mistério de Nanã e São Jorge Guerreiro. Também é uma das vozes do grupo Ilú Obá De Min e do grupo Obanajé.

Tássia Reis

Tássia Reis é uma rapper, cantora e compositora brasileira. Uma das primeiras rappers mulheres da nova música brasileira, Reis iniciou a carreira com o EP “Tássia Reis” em 2014. Em seguida, veio o álbum de estreia “Outra Esfera” em 2016. Com os dois materiais lançados, vieram os sucessos nacionais “No Seu Radinho” e “Se Avexe Não”. Em 2019, lançou seu segundo álbum, “Próspera”. O álbum foi aclamado pela crítica especializada e considerado um dos melhores discos do ano pela APCA. Os principais temas de suas músicas são a vida, o auto conhecimento, o amor e a quebra de padrões.

Caio Zan

Caio Zan, nascido em Araras, interior de São Paulo. Formado em Produção Fonográfica, começa a trajetória como músico, compositor e instrumentista, depois desenvolvendo os caminhos como produtor musical. Trabalhou alguns anos na produtora Play It Again, onde era produtor de trilhas sonoras e finalizador da casa. Além disso, produziu artistas independentes como Felipe Custódio (SP), Obanajé (SP), Reynaldo Bessa (Ceará), Mestre Maxuel (BA), entre outros, e mais recentemente começa a agregar a linguagem da música brasileira com pesquisas de sonoridades eletrônicas. Isso resulta nos dois primeiros remixes produzidos por ele, um para o grupo de Samba de Coco Fulo Do Barro de Arcoverde (PE) e outro para a artista Zeferina (SP).

This post was published on 23 de abril de 2021 12:42 am

Cris Rangel

Poeta, arte educadora e multiartista. Produtora cultural há 21 anos, indignada e sincericida por natureza. Gosta de abraços demorados e é aficcionada por música e toda arte que subverte ao óbvio. Ama brincar, rir de si mesma, inventar coisas e fazer planos mirabolantes para os amigos que admira. Tem mania de dividir conhecimento sobre o setor fonográfico e novidades. Diretora Criativa da Lyra das Artes. A&R do selo Lyra Noise. TDAH polivalente. A verdadeira Lôca do Play.

Posts Recentes

Ente embarca em um sonho lúcido no experimental “Voltarei a Ser Parte de Tudo”

Em nosso radar desde o ano passado, o quarteto carioca Ente apresentou, no começo de…

22 de abril de 2025

Canções inéditas da peça “Avenida Paulista, da Consolação ao Paraíso” viram álbum de vanguarda

Com produção musical de Maria Beraldo, e lançamento pelo selo RISCO, o disco com as…

18 de abril de 2025

Tindersticks faz show impecável em São Paulo e afaga os fãs brasileiros, 30 anos depois

Na estreia da produtora de shows Latina Shows, a banda britânica Tindersticks fez uma apresentação…

17 de abril de 2025

Romaria Discos e Amigues do Vinil apostam no mercado de discos de vinil no Brasil

A paixão por colecionar vinis virou negócio para o carioca Nicholas Lopes (30), fundador da…

17 de abril de 2025

perdido homenageia seu grande amigo em videoclipe para “cachorro pequeno”

"cachorro pequeno" ganha videoclipe produzido pelo próprio perdido No fim de março, Marcelo Perdido, que…

16 de abril de 2025

Terno Rei amadurece e mira em canções no 5° álbum “Nenhuma Estrela”

O Terno Rei tem uma das trajetórias mais heroicas do independente brasileiro. Formado em 2010,…

15 de abril de 2025

This website uses cookies.