O rapper Rashid, depois de trabalhar por quatro meses seu novo álbum realizando a divulgação do registro em partes, finalmente disponibiliza sua terceira parte. Tão Real conta com 18 faixas e uma série de participações especiais.
Entre os nomes o paulistano traz no elenco participações de diversos estilos. Como por exemplo, Duda Beat, Dada Yute, Luccas Carlos, Drik Barbosa, Wesley Camilo, Emicida e Lukinhas, Tuyo e Srta. Paola.
Tão Real assim como Em Construção (2017), também teve uma estratégia de marketing bem orquestrada. Se Em Construção ele lançou por mês uma faixa – com direito a clipe – escrita durante o mês do lançamento e dialogando com seu entorno, desta vez ele decidiu optar por um novo caminho.
Partiu o disco em três partes (que chamou de Temporadas), cada lançamento com 6 faixas inéditas, mas não deixou de pensar na estética do audiovisual – tão presente em nossos dias. Feito Netflix, o Tão Real foi dividido em três temporadas.
Junto às músicas, a cada temporada ele lança episódios de um documentário, podcast e entram conteúdos extras no site oficial do disco, como pôsteres para download. A Season Finale acontece nesta quarta-feira (22/01) com direito a videoclipe para “Pipa Voada”, com Emicida e Lukinhas. Tão Real é o sucessor de Crise (2018).
Após divulgar a |Primeira Temporada| e a |Segunda Temporada| chega a vez da |Terceira Temporada| que culmina na divulgação do álbum na íntegra. O lançamento Sony Music Brasil fecha um ciclo com uma carga bastante pessoal e emotiva.
Suas frustrações como o cancelamento da apresentação no Lollapalooza – que finalmente acontecerá na edição de 2020 – relatos do cotidiano, sonhos e derrotas acabam construindo a verdade de Tão Real. O improviso, colagens, autorreflexão e o cotidiano continuam a serem marcas de seu trabalho que além do Rap traz influência do R&B – e utiliza também de recursos como spoken word.
O disco conta com 18 faixas e 70 minutos de duração, e será lançado nos palcos em breve com direito banda completa e convidados. Antes disso, no sábado, 25 de janeiro, Rashid faz duas apresentações gratuitas no aniversário de São Paulo.
A terceira temporada, ou parte do álbum, conta com as faixas “V-I-S-Ã-O”, “Blindado”, “Pipa Voada (Part. Emicida e Lukinhas)”, “Meu Amigo Tempo (part. Tuyo)”, “Casca” e “Eu (Part. Srta Paola)”.
O sangue nos olhos equaliza em “V-I-S-Ã-O” que conta sobre sua guinada dentro do rap, olhando para o passado mas valorizando a construção de sua caminhada. O cotidiano, a evolução tecnológica, o ódio e as redes sociais entram nas rimas que interagem até mesmo com o futebol europeu. Revisita sua carreira de maneira digna e cita até mesmo Racionais MCs.
Proteção entra em cena em “Blindado”, com beats mais lentos e a rima afiada. A construção e as vitórias ganhando palavras de exaltação. Sem descuido e com força de vontade, os metais com a tristeza de um jazz antigo acabam ecoando no horizonte.
“Pipa Voada (Part. Emicida e Lukinhas)”, talvez o single central desta Terceira Temporada, tem uma levada mais pop e até mesmo traz um violão que se divide com os beats. A faixa romântica que exalta as conquistas mostra um lado mais leve do rapper. Com cara de rádio e com direito a rimas de improviso dos convidados.
O vídeo que traz planos abertos e clima de romance, tem a direção é de Gabriel Camacho, com quem Rashid já trabalhou nos clipes de “Bilhete 2.0” e “Pés na Areia (promessas)”.
“Meu Amigo Tempo (part. Tuyo)” é delicada e conta com a participação do grupo curitibano. Tuyo é um dos novos nomes do R&B / Synthpop / Soul que tem mais se destacado no país. A passagem do tempo, seus nuances, inconstâncias e seus luxos acabam transparecendo. Exalta as conquistas, lembra da pressa do dia-a-dia e reflete sobre o medo das viradas do ponteiro.
“Casca” coloca o dedo na ferida fala sobre reflexão interna, tristeza, hipocrisia, política e até mesmo racismo velado do cotidiano. O vazio e as expectativas alheias anulando por sua vez quem é de verdade. Uma canção precisa para nossos tempos onde “ficar bem na fita” muitas vezes é valorizado mais do que deveria. Riffs de guitarras ruidosos acabam também somando na ambiência entre beats e as rimas.
Quem tem a missão de encerrar a Temporada 3 – e o disco – é “Eu (Part. Srta Paola)” que traz um piano e um tom forte confessional. Entre o Soul e o R&B, Rashid, confessa seus receios, fraquezas e expectativas. Do desespero a consagração.
1. “Conceito (de rua)” – produção Renan Samam, scratches DJ Mista Brown
2. “Não Pode” – participação Luccas Carlos – produção Skeeter
3. “Todo Dia” – participação Dada Yute – produção Skeeter
4. “A Busca” – produção Rashid
5. “Tão Real” – produção DJ Duh, scratches DJ Mista Brown
6. “Superpoder” – participação Lellê – produção DJ Duh
7. “SSNS” – produção Grou
8. “Bem Loko” – participação Rincon Sapiência – produção Rashid e Julio Mossil
9. “Apavôru” – produção Nave
10. “Sobrou Silêncio” – participação Duda Beat – produção Dogz
11. “Carrossel” – produção TALHØ
12. “Um Mundo de Cada Vez” – participação Drik Barbosa e Wesley Camilo – produção Luiz Café e Stau
13. “V-I-S-Ã-O” – produção Rashid
14. “Blindado” – produção LR Beats
15. “Pipa Voada” – participação Emicida e Lukinhas – produção Dogz
16. “Meu Amigo Tempo” – participação Tuyo – produção Julio Mossil
17. “Casca” – produção Mestre Xim
18. “Eu” – participação Srta. Paola – produção Rashid
Sábado, 25 de janeiro
Grande Cortejo Modernista | início às 14h; show Rashid e Karol Conka às 15h
Centro Cultural da Juventude – Av. Dep. Emílio Carlos, 3641 – Vila dos Andrades | Show Rashid às 21h | gratuito
This post was published on 22 de janeiro de 2020 10:36 am
As Melhores Live Sessions | Dezembro (2024) O Que São Live Sessions? Live Sessions tem sido um…
"charlie" chega acompanhada de um videoclipe dirigido pela dupla Gabriel Rolim eDaniel Augusto Após uma…
M-V-F- Awards 2024 reúne 25 categorias, entre nacionais e internacionais, que seguem para votação do…
Retrospectiva 2024: 100 Hits Perdidos de 2024 A retrospectiva do Hits Perdidos de 2024 chega…
215 Discos Brasileiros que Você Deveria Ter Ouvido em 2024 Recentemente postamos uma lista com…
55 EPs Nacionais lançados em 2024 Em tempos onde o formato de compartilhamento da música…
This website uses cookies.
View Comments