[Premiere] O acaso e a melancolia entram em cena no novo vídeo de ILYA

O primeiro álbum da ILYA, Doces Náufragos, trouxe um ar de frescor, melancolia e navega por densos oceanos de sentimentos.

Não é à toa que o disco produzido por Daniel Groove, Claudio Mendes e da própria Ilya e co-produção por Klaus Sena, e lançado no ano passado através do selo Índigo Azul, tem circulado bem pelo país. Ao lado da Soledad, ILYA é definitivamente uma das grandes promessas cearenses.

Trajetória

A artista formada em Moda e em Teatro, com pós-graduação em Desenho e Pintura em Tela também é reconhecida por seus trabalhos como figurinista para espetáculos de teatro/dança e atua na cena musical autoral desde 2014, com a banda Tripulantes da Sabiabarca.

Sua trajetória como compositora se iniciou em 2016 através da dupla de e-music Mantra Coité na qual colaborou. Ela que também faz parte dos artistas compõe a aceleradora de projetos Porto Dragão (CE).

Sonoridade &
Referências

Mesmo flertando com o pop e a MPB, seu trabalho é bastante abrangente e flerta com o rock, a psicodelia e o quentura das ondas tropicais. Plural seu som vai do coco até o maracatu num piscar de olhos, o que empolga a quem escuta o seu debut.

Em entrevista para o Diário do Nordeste, na época do lançamento do disco ela cita Getúlio Abelha e Lorena Nunes como nomes que tem despontado no estado e vale a pena ficar de olho!


Captura de Tela 2019-07-10 às 17.00.30
ILYA. – Foto Por: Germano de Sousa

Cruzando Continentes

Após seu lançamento a artista tem circulado pelo país e além dos limites. Em São Paulo, ela se apresentou na Sala Itaú Cultural, e em Paris, na sala New Morning, dividindo palco com a Bixiga 70.

Nova Iorque

No fim do mês, no dia 24/07, a artista se apresentará no Brasil Summerfest, que acontece em Nova Iorque ao lado de Sessa, um dos fundadores do Garotas Suecas que também toca na banda de Yonatan Gat, e recentemente lançou também seu debut. O festival ainda reunirá artistas de renome como Alceu Valença, Tulipa Ruiz, Duda Beat, Luedji Luna, entre outros.

Barcelona

Recentemente quem entrou em cena em mais uma de suas travessias pelo mundo foi a cosmopolita e culturalmente riquíssima, Barcelona. Cidade que serviu de cenário para seu novo clipe que hoje está sendo lançado em Premiere no Hits Perdidos.

A melancolia do outono espanhol aliada a carga sentimental das composições de ILYA nos presenteou com este plástico, delicado e metafórico videoclipe para “Á Vontade”. Uma das faixas mais intensas de Doces Náufragos ganhou uma produção audiovisual dirigida por Germano de Sousa.

O encontro entre a artista e o diretor aconteceu por acaso na capital catalã e “Após um café os dois já tinham ideias, entusiasmo e material necessário para a gravação do clipe”.

Tudo feito de maneira rápida também pelo fato que ILYA se despediria da cidade logo no dia seguinte.

“Gravamos tudo em uma noite chuvosa, que captou perfeitamente a melancolia que a música transmite”, pontua ILYA.

Além do cineasta e da artista, o vídeo reúne ainda uma designer de joias e duas bailarinas. O outono característico da região, o clima de chuva e os espelhos d’água contribuem para o cenário e clima melancólico da peça audiovisual.

“À medida que caminhávamos, íamos pensando nas possibilidades de linguagem. E aconteceu naturalmente. Foi uma noite linda, as meninas estavam em uma harmonia incrível”, conta a artista sobre o processo de criação

A solitude e a libertação são marcas da composição que além dos acordes de Rian Batista ainda contou com a participação do guitarrista Vitor Colares.

“Essa tristeza, meio tropical, era bem o que eu queria para ‘à Vontade’. Essa é uma das minhas músicas preferidas do disco, tenho muito orgulho dessa composição e, agora, desse registro audiovisual, super sensível ”, finaliza ILYA.



As sombras, as águas, as lentes e a edição dão toda a plasticidade que a música transmite através de seu tom confessional. A solitude, o desapego e a força d’alma ganham forma através de um roteiro que consegue ser metaforicamente rico e simples ao mesmo tempo.

A dança protagonizada por Xoxe Conde e María de Vicente e a calmaria entram como elementos para mostrar toda carga emocional envolvida na canção, e nos transmitem, por sua vez, a sensação de sofrimento, expansão e libertação de uma alma que clama por clemência – e o fim dos dias tristes.

Ouça o Disco



Serviço

Brazil Summerfest – ILYA + SESSA
Dia: 24/07/19
Horário: 19h
Local: National Sawdust (80 N 6th St, Brooklyn, NY 11249, EUA)
Ingresso: 15$ (dólares)
Evento no Facebook

Tickets e mais informações:
Site Oficial do Festival
Infos sobre o evento

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google photo

You are commenting using your Google account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s