Alaska lança novo videoclipe. Pera, quem é ALASKA?

Banda Alaska: Nicolas Csiky (bateria), André Raeder (guitarra), Wallace Schmidt (baixo), André Ribeiro (vocais/guitarra) e Vitor Dechem (teclados, guitarra e voz)

A Alaska pode ser considerada uma daquelas bandas novas perfeccionistas (ou preguiçosas). Vou explicar. Mesmo tendo se juntado em 2010 a banda só foi gravar seu primeiro EP ”Euforia” no ano passado. Claro que isso é devido a uma série de motivos. Dentre eles: o grupo ter passado por uma série de formações.

ALASKA ensaiando para o EP ”Euforia”. Na foto o baixista Wallace e o tecladista Vitor.

Segundo palavras do próprio vocalista, André Ribeiro: ”Não gostamos nada do resultado”. Sempre com bom humor, os caras sempre arranjam uma maneira irreverente e própria de divulgar seus shows e lançamentos (vide foto acima).

Aliás o EP ”Euforia” (2013) e o clipe da faixa título foram gravados no Estúdio O Alce, que não é um estúdio qualquer (diga-se de passagem). O estúdio foi montado na casa do Wallace Smith (baixista), e quem pensa que eles levam a banda na brincadeira, erra numa tacada só. A ambientação do estúdio não tem nada de brincadeira de criança e não deve em nada pra muito estúdio que a gente tá cansado de ver pessoal pagando o olho da cara por uma hora de ensaio (vai vendo!).

O resultado do trabalho foi muito além do esperado pela banda e eles saíram em vários sites bacanas como o Pulsa Nova Música e até chegaram a  aparecer em alguns programas de TV (segundo o vocal, porque o ”Raider é bonito”).

A faixa título do álbum chegou a entrar na coletânea do Anchor Mixtapes ”Rock Falido: Uma Coletânea de Rock Independente Nacional”. Pouco tempo depois surgiu a oportunidade de gravar no projeto Converse Rubber Tracks que aconteceu no último mês de julho em São Paulo.

Oportunidade para bandas de Belo Horizonte e Recife. Está aberta uma nova etapa brasileira do projeto. Inscreva sua banda aqui: http://www.converseallstar.com.br/rubbertracks

Gravação da música ”Vista” para o Rubber Tracks

Nele a banda pode gravar uma faixa totalmente na faixa no Family Mob Studius, estúdio que pertence ao Jean Dolabella (Ex-Sepultura).

A Débora Cassolatto (Ouvindo Antes de Morrer, Música de Menina) chegou a cobrir a gravação deles e bateu um papo super descontraído.  Este que você pode conferir na íntegra aqui.

O resultado é a faixa ”Vista” que acaba de ser lançada hoje (29.10.2014) e que ganhou clipe:

Segundo eles foi fácil gravar, visto que a música já estava ”pronta”, com arranjos definidos. O instrumental da música foi gravada ao vivo (raw), na mesma sala em apenas três takes.

Perguntei como foi a experiência de gravar com gente tão importante como Jean e o Kabelo. Eles afirmaram que no começo ficaram nervosos mas que como o pessoal do estúdio era ”gente boa”, aos poucos foram se acalmando e a coisa ”rolou” (humm).

A partir do take finalizado, eles partiram para fazer a masterização. O escolhido para ter a tarefa foi o Leo Ramos da banda Supercombo (outra que entrou na coletânea ”Rock Falido”) que realizou o trabalho no Gritaria Mix & Master. O resultado segundo eles ficou bem ”grave” e eles tem planos futuros de repetir a façanha.

Clipe ”Vista”

A ideia do clipe começou com André Ribeiro e Guilherme Garofalo (praticamente sexto membro da banda e diretor do clipe), eles rapidamente fizeram o roteiro. Depois Guilherme se reuniu com Vitor e assim foram aprimorando a ideia.

Daí eles viram que não era brincadeira de gente pequena e decidiram convocar uma produtora de filme para resolver problemas como: locação de equipamentos, logística e coisas do tipo.

BULSHIT!

Eles como toda banda independente viram (mais rapidamente que o roteiro, rs) que não teriam $$$ para essa viagem na maionese, caíram na real e decidiram: fazer na raça!

Guilherme, Vitor e Nick correram atrás de tudo para que o clipe ficasse o mais próximo possível do que eles tinham idealizado como resultado final.

Era coisa pra caralho, bicho. Mas deu tudo certo no fim. Mais que certo na real. (Ribeiro, André)

A banda viajou até um sítio em Caçapava, SP durante um final de semana (que eles lamentam por ter perdido o show da banda norte-americana Touché Amoré). Desde a quinta-feira tudo estava montado para que a captação acontecesse da melhor maneira. A gravação durou o final de semana todo, terminando apenas no fim da noite de domingo (ver a cara de acabado do Nick (baterista) na foto acima.

A gente usou uma FS700 (acho que é isso) pra filmar as cenas em slow motion. (o gui já tinha decidido fazer slow motion antes de ter o roteiro, e como sempre ficou do caralho).
Enfim, estávamos em 13 pessoas (acho) pra garantir que tudo desse certo. (muito obrigado pra caralho porra pra todas elas) – (risos).
Principalmente o ator (a Gretchen) que topou fazer TUDO. (a Gretchen é primo do vitor, aliás).

O bicho pulou em DUAS piscinas GELADAS. VÁRIAS VEZES MANO (risos). Ele é foda.

Bate-Bola jogo rápido com a banda Alaska:

HITS PERDIDOS: Como foi a gravação do EP ”Euforia” (2013)?

ALASKA (André Ribeiro): a gravação do ep foi muito bichada. Todos os envolvidos (nós també) eram muito inexperientes. Então o resultado não ficou nem perto do que a gente queria. Mas tudo bem, a gente aprendeu bastante. (eu não lembro mais as influencias do ep, de verdade. Eu particularmente estava ouvindo bastante Four Year Strong).

HITS PERDIDOS: Quais bandas nacionais vocês recomendariam pro pessoal dar uma chance?

ALASKA (André Ribeiro): bandas nacionais: 1) Supercombo. 2) Scalene, que são brothers de mais. 3) The 900, pessoas incríveis e músicos mais incríveis ainda, 4) Hover, banda fodida do rio de janeiro.

HITS PERDIDOS: Quais os planos pro futuro da banda?

ALASKA (André Ribeiro): Planejamos lançar mais uma música nova até dezembro (AINDA NÃO SABEMOS). Mas a certeza é: começo do ano que vem entramos em estúdio pra gravar o disco e aí tocar em tudo que é lugar. (risos).

O André R. ainda junto com o Guilherme (praticamente sexto membro da Alaska), Vitor, Wallace e o Renato Zerlotti formam (ou formavam, a banda está em um hiato indefinido), o projeto paralelo Quinta Que Vem.

Fica a dica pra quem conhecer um pouco desse trabalho, este que deixa o rock um pouco de lado e mira um pouco mais na mpb. Vale o play!

Bônus:

O baixista Wallace, além de gente boa ainda brinca de fazer tutorial de bateria as vezes. Saca só:

Site Oficial: http://www.alaskamusic.com.br/
Facebook: https://www.facebook.com/bandaalaska
Twitter: https://twitter.com/bandaAlaska
Soundcloud: https://soundcloud.com/bandaalaska
Contato: bandaalaska@gmail.com

This post was published on 30 de outubro de 2014 12:00 pm

Rafael Chioccarello

Editor-Chefe e Fundador do Hits Perdidos.

View Comments

Posts Recentes

Ente embarca em um sonho lúcido no experimental “Voltarei a Ser Parte de Tudo”

Em nosso radar desde o ano passado, o quarteto carioca Ente apresentou, no começo de…

22 de abril de 2025

Canções inéditas da peça “Avenida Paulista, da Consolação ao Paraíso” viram álbum de vanguarda

Com produção musical de Maria Beraldo, e lançamento pelo selo RISCO, o disco com as…

18 de abril de 2025

Tindersticks faz show impecável em São Paulo e afaga os fãs brasileiros, 30 anos depois

Na estreia da produtora de shows Latina Shows, a banda britânica Tindersticks fez uma apresentação…

17 de abril de 2025

Romaria Discos e Amigues do Vinil apostam no mercado de discos de vinil no Brasil

A paixão por colecionar vinis virou negócio para o carioca Nicholas Lopes (30), fundador da…

17 de abril de 2025

perdido homenageia seu grande amigo em videoclipe para “cachorro pequeno”

"cachorro pequeno" ganha videoclipe produzido pelo próprio perdido No fim de março, Marcelo Perdido, que…

16 de abril de 2025

Terno Rei amadurece e mira em canções no 5° álbum “Nenhuma Estrela”

O Terno Rei tem uma das trajetórias mais heroicas do independente brasileiro. Formado em 2010,…

15 de abril de 2025

This website uses cookies.