Veteranos do rock alternativo, Matthew Caws (Nada Surf) e Juliana Hatfield lançam disco em parceria


Bandas paralelas sempre geram uma grande expectativa nos fãs. No ano em que o consagrado disco ‘Give Up’ do The Postal Service (grupo de Ben Gibbard do Death Cab For a Cutie e amigos) completa 10 anos, outro companheiro de cena, Matthew Caws, anuncia um novo projeto batizado de Minor Alps.

O multi-instrumentista nova iorquino que lidera o Nada Surf há 20 anos, decidiu juntar forças em sua nova banda com uma amiga de longa data: Juliana Hatfield. Ela tem passagens por grupos como Blake Babies, Some Girls, The Juliana Hatfield Tree além de uma consistente carreira solo.

Matthew e Juliana já fizeram algumas parcerias ao longo dos anos. Ele participou da faixa ‘Such A Beautiful’ do último álbum solo da cantora lançado em 2008, além dela ter participado de um B-side do Nada Surf no mesmo ano intitulado ‘I Wanna Take You Home’. O bom entrosamento fez com que a ideia de um projeto conjunto amadurecesse, até que neste ano o Minor Alps finalmente virou realidade.

O nome inspirado na infância de Matt – ele foi criado na França antes de fixar-se em Nova Iorque, faz referência a um trecho de uma paisagem dos Alpes que o músico contemplava. Por ser bem mais baixo que sua cordilheira, o local era ironicamente quase sempre esquecido ganhando dele o apelido que batiza a nova banda.

Sobre a razão do paralelo entre esse projeto e o The Postal Service lembrado lá em cima no texto, ele se revela em dois distintos fatores: os recursos musicais e o caráter existencialista dos dois discos. Ambos fazem uso de vocais pop, arranjos de guitarra e elementos de música eletrônica como base.

A diferença fica por parte do talento de Matthew, no qual toca todos os instrumentos do disco em suas 11 faixas e o perfeito casamento entre as vozes. A sintonia é tanta que numa audição mais dispersa do álbum fica difícil distinguir qual dos dois esta cantando, ele ou Juliana Hatfield.

Talvez o que tenha dado a tônica do duo foi exatamente o momento de reflexão sobre a vida de dois músicos veteranos, algo que mostra a química e predestinação desse encontro.

O lançamento mundial do disco de estreia da dupla, ‘Get There’, está marcado para o dia 29 de outubro via Barsuk Records e no Brasil pela Inker Agência Cultural. Eles já têm uma tour de lançamento marcada para o mês de novembro que deve passar por pontuais capitais americanas.



Colaboração feita para a Madmag publicada no dia 16/08/2013.

This post was published on 13 de maio de 2014 5:01 pm

Rafael Chioccarello

Editor-Chefe e Fundador do Hits Perdidos.

Share
Published by
Rafael Chioccarello

Posts Recentes

A experiência de ver e ouvir: capas de discos como arte brasileira

Instalação no Itaú Cultural reúne 168 capas de discos de LPs brasileiros onde música e…

29 de janeiro de 2026

Mapear para existir: um retrato da nova cena musical independente de São Paulo

Um mapeamento da nova cena musical independente de São Paulo no pós-pandemia Mapear a cena…

27 de janeiro de 2026

Entre oceanos e referências, Bemti encontra sua forma de fazer pop em “Adeus Atlântico”

Em Adeus Atlântico, Bemti apresenta um pop autoral que cruza viola caipira, indie pop e…

27 de janeiro de 2026

CarnaUOL 2026 em fotos: Kesha, Pabllo Vittar e João Gomes no Allianz Parque

No sábado (24) aconteceu a 11ª edição do CarnaUOL no Allianz Parque, em São Paulo, em…

27 de janeiro de 2026

Listening parties, super fãs e a urgência do encontro no mercado da música

Listening parties, super fãs e a urgência do encontro no mercado da música Você provavelmente…

26 de janeiro de 2026

Frank Turner revisita sua história no punk rock antes da estreia no Brasil em 2026

Daquelas vindas que os fãs brasileiros esperaram por muito tempo, o inglês Frank Turner finalmente…

26 de janeiro de 2026

This website uses cookies.